Buscar

TRABALHO KAIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Água: Um bem necessário gerando conflitos
1.Introdução:
O intuito deste trabalho é apresentar a preocupante escassez de água potável no planeta, a forma em que esse rico recurso é usado diariamente de forma errônea, destacando como poderíamos usufruir de um modo mais econômico. O Brasil possui a vantagem de dispor de abundantes recursos hídricos. Porém, possui também a tendência desvantajosa de desperdiçá-los.
Metodologia
2. Recurso Limitado
A água corresponde a um imenso recurso natural do qual as sociedades humanas necessitam para sobreviver. Em várias partes do mundo, o acesso à água é limitado, mas por motivos diferentes: enquanto em alguns países existe uma abundância desse recurso, em outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições sub-humanas. A escassez da água no futuro poderá aumentar os riscos de conflitos no mundo, afirmam especialistas, a Guerra para usufruir dessa riqueza é uma consequência futura definida.
De toda a água existente em nosso planeta, cerca de 97,5% é salgada e apenas 2,5% é de água doce. Desses 2,5%, podemos estimar que a reserva de água doce do nosso planeta encontra-se distribuída da seguinte maneira: 
- 68,9% encontram-se congeladas nas calotas polares e nos cumes das altas montanhas;
- 29,9% localizam-se no subsolo, como em aquíferos;
- 0,9% em outros reservatórios, como nuvens, vapor d’água, etc;
- 0,3%, apenas, estão disponíveis em rios e lagos.
É justamente desse pequeno percentual, encontrado em rios e lagos, que toda a população mundial depende para sobreviver.
3.Utilização/Obtenção
4.Conflitos no Mundo
Com a perspectiva de aumento populacional, aquecimento global e maior consumo, torna-se comum se falar em “ Guerras pelo poder do Água ”, esses conflitos já aconteceram em alguns países, como por exemplo, Oriente Médio, Sudão, Bolívia e tendem a se repetir. Hoje, segundo estatísticas da ONU, 1,4 mil milhões de pessoas vivem em zonas onde a procura de água excede a capacidade de recarga. Cerca de 900 milhões não têm acesso à quantidade de água mínima para as necessidades básicas e 27% da população urbana não está ligada a redes de abastecimento. Até 2025, o consumo de água pode subir 50% nos países em desenvolvimento e 18% nos desenvolvidos. Nessa altura, 1,8 mil milhões de pessoas viverão em regiões com escassez absoluta de água. 
	Segundo Gérard Payen, consultor do secretário-geral da ONU e Presidente da Aquafed, os conflitos normalmente ocorrem dentro de um mesmo país, já que a população tem necessidades diferentes em relação à utilização da água (para a agricultura ou o consumo, por exemplo) e isso gera disputas. Países onde suas fronteiras são divididas por rios também são alvos dessas disputas, por conta desse compartilhamento hídrico, como por exemplo, o Egito e o Sudão.
	Entramos assim em uma questão política e socioeconômica muito delicada, Guerras são travadas por um recurso básico, onde deveria ser compartilhado igualmente por todos, se seu uso fosse moderado e igualitário. Podemos destacar historicamente, quando o assunto é invasões e guerras, o ano de 1967, quando Israel invadiu a Síria, que abriga em seu território a colina de Golã, onde está a nascente do rio Jordão. Esse rio é praticamente a única fonte de água para Israel e Jordânia.

Outros materiais