Buscar

GESTÃO DE PROCESSOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-O QUE VOCÊ ENTENDE POR PROCESSOS DEFINA USANDO SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS?
Um processo de negócio, processo organizacional ou método de negócio é um conjunto de atividades ou tarefas estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou produto específico (fornece uma meta particular) para seus clientes ou para um cliente particular.
Processos de negócio são, portanto, atividades previamente estabelecidas cujo objectivo é determinar como o trabalho será realizado em uma organização. Em outros termos, constituem um conjunto de ações relacionadas entre si de forma lógica e coerente a fim de promover um output favorável à empresa (qualidade total e satisfação do cliente), tanto a nível interno como externo. Uma estrutura de processos de negócio mal concebida pode pôr em risco a eficiência e a eficácia da organização através dos produtos e serviços gerados e disponibilizados.
Dada a similaridade das suas composições, "Função de Negócio" e "Processo de Negócio" são conceitos que frequentemente suscitam dúvidas entre as pessoas interessadas em formar um melhor entendimento a respeito dos elementos de uma Arquitetura de Negócios. Ambos são "coisas que a empresa faz", entretanto, os processos são transfuncionais (ou horizontais), já que perpassam diversas barreiras funcionais dentro da organização (ex.: adquirir bem, alienar bem, contratar funcionário), enquanto que as funções, que em conjunto descrevem a missão da empresa, são verticais (ex.: contabilidade, vendas, logística).
2- QUAL O PAPEL DA GESTÃO DE PROCESSOS EM UMA ORGANIZAÇÃO? COMO ESTA PODE SER DESENVOLVIDA?
Possuir visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma organização; pois, assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreenderem seu papel como membros de uma equipe na execução de suas tarefas inerentes aos seus cargos dentro das áreas organizacionais em que atuam.
A visão sistêmica é em grande parte responsável pelo sucesso do modelo "cliente x fornecedor interno", um dos pilares da filosofia da Qualidade Total, haja vista que os relacionamentos interpessoais dentro das organizações são pautados pela interface dos processos nos quais as pessoas atuam. Então, entender bem qual é seu real papel na estrutura e no processo em que atua é fundamental para que as pessoas também percebam quais são os papéis dos seus colegas de trabalho e com este entendimento bem claro e bem acentuado, contribuam voluntária e sistematicamente para o sucesso de todos na organização.
Particularmente aos gestores, possuir visão sistêmica, no nosso entender, é vital.
3-O QUE SIGNIFICA A VISÃO POR PROCESSOS OU VISÃO HORIZONTAL? MINIMO 03 VANTAGENS DESTA?
																																																																																																																																																																																	AUMENTO DA
EFICIÊNCIA DOS
PROCESSO
DO SISLOG
EFICIÊNCIA
EFICÁCIA
NOS PRODUTO
DO SISLOG
MELHOR
DESEMPENHO
DO PESSOAL
Visão horizontal
 A abordagem por processos leva a uma visão prioritariamente horizontal da organização
A abordagem por processos 
 Implica em se buscar uma forma de melhor desempenhar o trabalho pela sinergia dos diversos processos que geram os produtos e serviço que atendem a missão da organização.
 São nos processos que estão as melhores oportunidade de melhoria do desempenho da organização.
																	É a aplicação de conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Esse tecnólogo analisa e avalia o mercado e define as estratégias de gerenciamento e a administração dos recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Com formação generalista, atua em todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Sua formação lhe permite, ainda, trabalhar como empreendedor, abrir e administrar o próprio negócio.

Outros materiais