Buscar

1ª prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais indicadores básicos medem o grau de participação do governo na economia w que considerações devem ser feitas em relação?
O grau de participação do governo é através dos indicadores carga tributária e da relação dos gastos públicos ou despesa em relação ao PIB (%). através de uma análise primária tem-se que:
Quando a tributação é maior que os gastos do governo, ocorre superávit. O governo deve diminuir a tributação ou aumentar os seus gastos ou ambas as medidas para alcançar o equilíbrio.
 Ao contrário quando os gastos do governo são maiores que a tributação ocorre um déficit. O 
 governo irá intervir aumentando a tributação ou diminuindo os gastos para alcançar o 
 equilíbrio. Se o governo não alcançar o equilíbrio dessa forma, terá que recorrer as outras 
 formas de financiamento como emissão de moedas, títulos e empréstimos no caso do déficit
 
A divisibilidade do produto gera a existência de free-riders, justifique a interferência do governo.
Não. Existe um grupo de bens e serviços que fazem parte das necessidades dos indivíduos na sociedade , cuja característica principal é a impossibilidade de individualizar os benefícios por eles gerados. Uma vez oferecidos a sociedade, esses bens geram benefícios extensivos a todos e para os quais n existe a possibilidade de excluir os indivíduos do uso dos benefícios gerados.
No caso desses bens, ocorre a presença de free riders, que são indivíduos que se beneficiam dos serviços, mas que não revelam suas preferencias.
Em função das características desses bens, n existe a possibilidade do financiamento dos seus custos via preço. O governo irá oferecer esses bens e serviços financiados pela tributação.
Exemplos: defesa nacional, segurança publica, corpo de bombeiros, etc.
Através de resultados primários superavitários, o governo demonstra que suas contas públicas estão ajustadas. Comente. 
O resultado primário consiste a situação momentânea do governo. Estes resultados se dá através da diferença entre carga tributária e gastos públicos, com exceção dos juros e amortização da dívida advindos dos períodos anteriores). Com isso, países que apresentam resultados primários, podem não demonstrar contas ajustadas pois n são levados em consideração os juros e as dividas.
Tomando como referencia os aspectos discutidos em sala de aula, descreva sobre 2 situações que justificam a interferência do governo na economia.
Sob a ótica teórica e também real, as justificativas para a intervenção e ou participação do governo na economia são extraídos das falhas de mercado apresentadas pelo modelo de equilíbrio geral.
O modelo de eq. Geral pressupõe que através do mecanismo de mercado, os indivíduos seriam capazes de verem todas as suas demandas atendidas.
Pressupõe-se um sistema de livre mercado, no qual os indivíduos teriam suas demandas prontamente atendidas pelo setor produtivo. Como o sistema n funciona na forma suposta, tem-se as falhas de mercado que serão reduzidas ou eliminadas por intermédio da participação do governo.
 A interferência do governo se dá através de várias formas:
INDIVISIBILIDADE DO PRODUTO E OU BENS PUROS 
BENS SOCIAIS OU QUASE PÚBLICOS (parte desse bens é oferecida à sociedade pelo setor privado. Custos da oferta desses bens são financiados pela venda dos produtos/serviços no mercado, via preço. Esta situação gera o principio da exclusão, isto é, quem n pagar o preço estabelecido n tem acesso ao beneficio gerado pelo bem ou serviço. Dado o caráter social desses bens, a sociedade teria no governo a possibilidade de minimizar esse efeito e criar condições para que toda a sociedade passe a ter acesso aos benefícios que ele gera.
EXTERNALIDADES (elas ocorrem quando a ação de um indivíduo ou de uma atividade gera efeitos sobre os outros indivíduos ou outras atividades. Quando os efeitos externos acontecem, em tese, a situação do ótimo de Pareto n seria satisfeita. Do ponto de vista do equilíbrio geral, a mensuração dos benefícios é determinada pela igualdade entre os custos marginais. Os casos de externalidade diminuem os efeitos positivos da oferta do bem, diminuindo o bem estar que ele gera. A atuação do governo se faz necessária como alternativa de combate aos efeitos externos negativos gerados pela atividade. As ações do governo se materializam através de leis, controles, punições, etc.
CUSTO DECRESCENTE E O MODELO IMPERFEITO (O alto nível tecnológico trabalhando através do fator especialização e divisibilidade produz economia de escala na produção da maioria da firmas. Estas economias são caracterizadas por um custo de produção decrescente como consequência da produção em escala. O desenvolvimento tecnológico induziu o aparecimento d economia de escala, trazendo com consequência a concentração da produção num numero reduzido de empresas que passam a ter domínio quase que total do mercado. Tal situação quebra um dos pressupostos básicos da concorrência perfeita e do modelo de eq. Geral que é a perfeita concorrência no mercado. A atuação do governo se justifica uma vez que ele dispõe de mecanismos que possa ajustar o nível de produção requerido pela sociedade.
RISCOS E CARACTERISTICAS DA OFERTA (a falta do perfeito conhecimento de mercado, por parte da empresa poderá levar a situações nas quais os bens necessários e desejados pela sociedade n sejam a ela oferecidos pelo setor privado. Nesse caso a alternativa é recorrer ao governo para que a oferta desse bens seja realizada.

Outros materiais