Buscar

Questão 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
A conceituação acerca de movimentos sociais é bastante dinâmica e plural, abarcando diferentes concepções. Sobre esta perspectiva e de acordo com os estudos sobre os movimentos sociais, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas os interesses comuns de um grupo caracterizam elemento suficiente para identificá-lo como movimento social.
	
	B
	Os modos de ação coletiva (como protestos, rebeliões, etc) são, sempre, caracterizados como um movimento social.
	
	C
	Não há a discussão de classe quando se fala em movimento social; um dos exemplos disso é a corrente de interpretação dos movimentos sociais marxista.
	
	D
	O movimento refere-se à esfera onde ocorre a ação coletiva.
Você acertou!
R.: Está correto, de acordo com o tema 03 da aula 01 da rota de aprendizagem.
Questão 2/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Sobre o aporte teórico marxista, de análise dos movimentos sociais, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	A análise da realidade social, com base na contradição capital x trabalho ocupa lugar de pouca relevância na perspectiva marxista.
	
	B
	A corrente marxista analisa os movimentos sociais com base no paradigma da produção e reprodução das relações sociais pela contradição capital-trabalho.
Você acertou!
R.: Conforme conteúdo disponibilizado no material de aprendizagem, a corrente de análise dos movimentos sociais de cunho marxista os analise com fundamento nas contradições provenientes da relação capital x trabalho.
	
	C
	Os movimentos sociais, na perspectiva marxista, além da concepção da categoria trabalho, analisa os movimentos por meio da mobilização de recursos.
	
	D
	As identidades coletivas são o foco de referência dos movimentos sociais, em especial no que diz respeito à análise da corrente marxista.
Questão 3/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Analise a afirmação abaixo:
“O século XIX presencia a eclosão de inúmeras revoluções proletárias na Europa, e tal ímpeto classista revolucionário chega ao Brasil com os imigrantes na virada do século XIX para o XX.”
 
De acordo com esta realidade, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Não há organizações classistas de trabalhadores no Brasil, devido à cultura de submissão e apatia do povo brasileiro, cultura essa construída historicamente.
	
	B
	Colônias anarquistas, organizações operárias urbanas, ligas camponesas são alguns exemplos de organizações classistas de trabalhadores no Brasil no século XVIII.
	
	C
	O ímpeto classista revolucionário nunca chegou, efetivamente, ao Brasil.
	
	D
	Apesar da criação de discursos contrários a essa ideia, os trabalhadores do Brasil sempre se organizaram para reivindicar seus direitos, mesmo nos períodos de repressão intensa e brutal por parte dos governos.
R.: Está correto, conforme roteiro de estudos da Aula 01.
Questão 4/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Sobre as reflexões sobre Movimentos Sociais, analise as assertivas abaixo:
 I Os movimentos sociais são fenômenos históricos decorrentes de lutas sociais.
II Os movimentos sociais não auxiliam, de forma geral, na análise das mudanças e transformações estruturais e conjunturais de nossa sociedade.
III Para Touraine, os movimentos sociais são o coração, o pulsar da sociedade.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III.
Você acertou!
R.: Correto conforme a 1ª Rota de Estudos da disciplina.
	
	B
	I.
	
	C
	III.
	
	D
	I, II.
Questão 5/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Nos séculos XVIII e XIX ocorre a Revolução Industrial europeia; com uma forma de revolução que concentrou o capital na burguesia. Sendo assim, analise as assertivas abaixo e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A burguesia, classe emergente liberal, é uma classe que não tem relação com o comércio.
	
	B
	Os trabalhadores, neste período, estavam submetidos a moradias superlotadas, escuras e insalubres, jornadas de trabalho até 16hs diárias, etc.
Você acertou!
R.: De acordo com o livro da autora Cintia Muller (subitem 1.1), os trabalhadores encontravam-se em péssimas condições de trabalho.
	
	C
	Apesar das humilhantes condições de trabalho, não houve nenhum tipo de reação por parte dos trabalhadores.
	
	D
	Não há antagonismo entre a classe burguesa e a classe proletária, conforme afirma Muller (2013).
Questão 1/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Sobre os conceitos de Estado e sociedade civil, alguns pensadores compreendem tais conceitos de forma diferenciada. Analise as assertivas abaixo:
I para Hobbes, a passagem do estado de natureza a sociedade civil ou política, mediante o contrato social, para conservar o direito natural à propriedade. ü
II para Locke, a propriedade já existe em seu estado natural e, sendo uma instituição anterior à sociedade civil ou política, é um direito natural do indivíduo, a partir do seu trabalho. ü
III para Rousseau, é a instituição da propriedade privada que origina a emergência das "grandes desigualdades" de acesso à riqueza, rivalidade de interesses e a concorrência as quais tornam o egoísmo a motivação básica da vida social.
 
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	a) I, II
	
	B
	b)II
	
	C
	c)II, III
	
	D
	d)I, II, III.
Você acertou!
R,: Está correto de acordo com o conteúdo estudado no material para impressão da Aula 02.
Questão 2/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Sobre a compreensão de sociedade civil para Hegel, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	A sociedade civil e o Estado político constituem parte do mesmo conceito.
	
	B
	As relações econômicas compõe, exclusivamente, o âmbito estatal.
	
	C
	Para Hegel, a sociedade civil é inexistente.
	
	D
	Hegel é o primeiro a definir sociedade civil como algo distinto e separado do Estado político, entendendo a sociedade civil como um sistema de necessidades em que se desenvolvem as relações e atividades econômicas.
Você acertou!
Está correto de acordo com o conteúdo estudado no material para impressão da Aula 02.
Questão 3/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Sobre as greves surgidas no início do século XX:
 I. Reivindicação pelo aumento das horas de serviço
II. Reivindicação pela melhoria nos salários 
III. Reivindicação nas condições de trabalho;
 
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III.
Você acertou!
Correto de acordo com o conteúdo disponibilizado
	
	B
	I e II.
	
	C
	I, II e III.
	
	D
	I e III.
Questão 4/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
A análise do trabalho do assistente social junto à classe trabalhadora, permite reflexões e especificidades relevantes. Deste modo, nas décadas de 1970 e 1980, a dimensão do trabalho do assistente social era permeada por:
Nota: 20.0
	
	A
	A atuação profissional, junto de movimentos sociais, fossem eles urbanos e/ou rurais, era um trabalho de educação pacífica, não legitimando, assim, as reivindicações de tais movimentos.
	
	B
	Não há trabalho a ser considerado relevante por parte do Serviço Social neste período, tendo em vista de que não se trata de um momento político –econômico para o país.
	
	C
	A perspectiva do trabalho do assistente social, neste período, era de mobilização social e organização, com vias a superar a condição de subalternidade vivenciada pelos /nos movimentos.
Você acertou!
De acordo com o texto intitulado O trabalho do assistente social nas organizações da classe trabalhadora, é importante analisar o perfil do trabalho profissional construído àquela época citada. Verificar texto: “O trabalho do assistente social nas organizações da classe trabalhadora”, de Franci Gomes Cardoso e Josefa Batista Lopes, disponível na Rota de Aprendizagem.
 
	
	D
	Não há que se falar em projetos emancipatórios neste período, pois a profissão não dispõe de características de questionamento, mobilização social ou críticas em seubojo de formação.
Questão 5/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Sobre o conceito de Classe Trabalhadora:
I.Definida por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista de 1848
II. Surge justamente no meio de um grande processo de lutas urbanas;
III. A ideia de classe trabalhadora abrange apenas o proletariado.
 Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III.
	
	B
	I e III.
	
	C
	I, II e III.
	
	D
	I e II.
Você acertou!
Correto de acordo com o conteúdo disponibilizado.
Questão 1/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Sobre os movimentos sociais, em especial na sociedade brasileira, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Os movimentos sociais, em que pese lutarem contra processos de injustiça e não garantia de direitos, não utilizam em seu repertório estratégico de litar elementos como protestos, marchas, entre outros.
	
	B
	Na sociedade brasileira, sempre entendida enquanto sociedade apática e avessa a lutas sociais, não existem movimentos sociais atuantes ou que fizeram parte do histórico de constituição da sociedade brasileira.
	
	C
	O movimento feminista, movimento negro e movimento estudantil, são exemplos de movimentos sociais bastante atuantes e importantes na sociedade brasileira, os quais lutam por direitos e reivindicações sociais importantes.
Você acertou!
Basta ver a história da sociedade brasileira, lutas sociais e a presença destes movimentos na construção de lutas e pautas reivindicativas.
	
	D
	Movimentos sociais como, movimento feminista e movimento negro, apesar de suas reivindicações importantes, não pautam suas lutas em demandas como a busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
Questão 2/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
As lutas engendradas pelos movimentos feministas possuem diferentes aspectos e pautas de lutas, embora todas integradas. É possível perceber a pauta do movimento feminista no filme intitulado “Acorda Raimundo, Acorda”, no qual apresenta-se o estereótipo dos papéis sociais destinados a homens e mulheres. Sendo assim, leia as afirmações abaixo.
 I A igualdade entre homens e mulheres (tanto na questão do trabalho, das atribuições presentes na vida doméstica) é presente no filme.
II No filme, a relação machista é bastante presente, inclusive apresentando a relação desigual existente entre o homem e a mulher.
III. Pode-se depreender do filme que, a relação machista, de desigualdade entre homens e mulheres relatadas no filme indica a realidade da sociedade brasileira, vivenciada na vida cotidiana. Sendo assim, a luta contra a cultura machista e a favor da igualdade entre homens e mulheres encontra eco nas demandas presentes do Movimento Feminista.
 
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II
	
	B
	II, III.
Você acertou!
A desigualdade do papel atribuído entre homens e mulheres, a caracterização de uma sociedade machista no filme, indicam as lutas atribuídas ao movimento feminista.
	
	C
	I, II, III.
	
	D
	I, III.
Questão 3/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Nas esteira dos movimentos sociais, um dos movimentos mais significativos e importantes na realidade brasileira é o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra (MST). Tal movimento demonstra toda sua importância e amplitude, não só pelo grande contingente populacional que dele participa, mas também e não menos importantes, pelas suas lutas reivindicatórias. De acordo com o período político vivenciado e as orientações governistas, diferentes resultados foram encontrados, sendo:
 
I Apesar do caráter conservador do governo presidido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) na década de 1990, houve o assentamento de mais de 500 mil famílias. Não atende à toda reivindicação, mas já demonstra uma garantia (mesmo que mínima) no que diz respeito ao direito à terra e moradia.
II No período do governo do então presidente Luis Inácio Lula da Silva (LULA), também houve o assentamento de grande número de famílias. Pode-se afirmar que a grande diferença entre os dois governos reside no modelo de política adotado para responder à demanda; no governo Lula, trata-se de política inclusiva e com viés de garantismos de ordem social.
III Enquanto no governo de FHC as políticas sociais de assentamento apresentaram perfil conservador e com resultados aquém do esperado à demanda apresentada, no governo Lula a política social adotada abrange fatores complexos e multidimensionais, buscando compreender a totalidade da situação. Em que pese a diferença das propostas e seu grau de alcance, as duas foram importantes à construção e reconhecimento da demanda por moradia e direito à terra.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as alternativas.
Verificar o conteúdo disponibilizado na Rota de Aprendizagem da aula, além da necessária interpretação do conteúdo ensinado pelo professor.
	
	B
	Nenhuma das alternativas.
	
	C
	Apenas a alternativa III.
	
	D
	Apenas as alternativas I e II.
Questão 4/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Uma realidade social presente no Brasil e que diz muito sobre seu processo histórico, colonizador e de escravidão, diz respeito à presença da população negra em grande parte dos brasileiros. Por diferentes motivos, de cunho multifatorial, o processo de racismo esteve (e ainda está) presente na sociedade brasileira contemporânea, sendo assumido como uma plataforma de combate do governo, por meio de políticas sociais. Sendo assim, segundo a notícia:
Movimento negro celebra cinco anos de conquistas, publicado no portal Brasil, alguns dados são desvelados e permitem análise. É correto afirmar que:
Link da notícia: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/07/movimento-negro-celebra-cinco-anos-de-conquistas-com-estatuto-da-igualdade-racial
Nota: 20.0
	
	A
	A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial foi criada para registrar, apurar e acompanhar os casos de racismo e discriminação racial no País; cerca de 1.800 denúncias já foram registradas pela ouvidoria. Isso permite dizer que há uma maior sensibilização e conscientização por parte da população do tratamento digno e respeitoso que toda população deve receber.
Você acertou!
Está correto e de acordo com o que pode ser interpretado pela notícia veiculada. As demais respostas, para além do veiculado na notícia em comento, também devem ter como parâmetro de análise a interpretação de leitura.
	
	B
	Apesar das políticas de combate à miséria adotadas pelo governo federal, estas são excludentes, não gerando resultados satisfatórios à inclusão da população negra em programas de cunho social.
	
	C
	Não houve qualquer benefício da inclusão da população negra em programas sociais, como o bolsa família, por exemplo.
	
	D
	A lei que favorece cotas à população negra não combate o processo de exclusão desta população diretamente, deixando-a à margem de todo o processo de inclusão social.
Questão 5/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Sobre o Movimento Passe Livre (MPL) é correto afirmar:
I. Lutavam por demandas relativas à área habitacional, em conjunto com outros movimentos sociais.
II É um movimento que adquiriu notabilidade a partir de 2013 quando organizou protestos contra as altas tarifas do transporte público pelo país.
III. Os protestos do MPL foram controlados, adquirindo alcance apenas dentro do esperado pelo movimento, não tendo relação com massas de indignados com demandas diversificadas, que também foram às ruas.   
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II.
Você acertou!
Está de acordo com a rota de aprendizagem.
	
	B
	I, II.
	
	C
	I, II, III.
	
	D
	II, III.

Continue navegando