Buscar

O contexto sócio - cultural na infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O contexto sócio- cultural na infância 
O contexto social influência muito na infância de muitas crianças, dessa forma, cria-se vários conceitos da forma como devem trata-las, contudo, esse tratamento é determinado pelo grupo social, o período histórico e a cultura no qual está inserido. No entanto, não é somente na infância, mas também na fase adolescente, adulta e até na velhice.
 Foi possível encontrar em estudos nos primórdios da história, no qual em séculos passados, as crianças não tinham direitos e eram desvalorizadas pela sua família e pela sociedade. Com o passar dos anos, observa-se um interesse crescente pela criança e pela infância. Surgem assim, líderes religiosos que descrevem as crianças como almas inocentes e frágeis que necessitam ser cuidadas. 
A criança começa a ser valorizada pelos adultos, sendo assim, tornando-se parte constituinte do núcleo familiar, deste modo, os adultos começam a se preocupar com a sua educação, saúde, carreira e o seu futuro perante a sociedade. 
Hoje, em nossa sociedade atual, pode-se observar a preocupação com essas crianças, em que, originou-se a necessidade de criar leis que os protegessem, e lhe dessem direitos.
Todavia, devido a fatores sociais, como, o desemprego, acesso a saúde, oportunidades de estudo, a imigração, o distanciamento dos grupos familiares e até mesmo a tecnologia, são relevantes para mostrar a influência causada nas diferentes formas de desenvolvimento desses indivíduos em sua infância para com a sociedade.

Outros materiais