Buscar

aviões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introdução
Melhorar e ampliar técnicas de gestão, administrativa e comercial, requer aplicação no estudo das peculiaridades do mercado: concentração de compradores (ofertantes), de consumidores (demandantes), de grupos/entidades que manipulam preços, produção primária, produtos acabados, serviços, etc. Dentro do contexto será abordado a estrutura de mercado de aviões comerciais, juntamente com a produção de sementes (Milho e Soja), deste o mercado de ofertantes e demandantes, ate a estrutura que são presentes nestes tipos mercados.
A indústria de sementes desempenha importante papel no aumento da produtividade agrícola brasileira, e tem por destaque o milho e soja. Responsável por ser um dos principais insumos agrícolas, vem se destacando em algumas épocas no Brasil, por esta presente em seu mercado, um numero considerável de ofertantes e demandantes. Nesses mercados, a produção e atividade inovadora são desenvolvidas tanto por empresas privadas nacionais e multinacionais, como por empresas publicas, portanto apresenta-se estrutura de mercado não havendo barreiras a entradas de novas empresas, se encaixando na estrutura de mercado de concorrência perfeita.
Em relação à aviação comercial, o Brasil tem uma alta concentração de mercado, que é atendida por pelo menos quatro grandes companhias aéreas: Gol, TAM, Azul e Avianca. Segundo a Agência Nacional de Aviação (ANAC), desde o ano passado, essas empresas têm representado 99,29% do mercado doméstico, o que é um número bastante representativo para a extensão do Brasil.
A justificativa para a concentração de poucas empresas no ramo do transporte de passageiros se dá pela alta demanda financeira que o tipo de atividade exige. Entretanto, se compararmos com o ano de 2008, quando somente duas empresas lideravam o transporte comercial, a competitividade do mercado tem ficado mais distribuído. Isso ocorreu devido à entrada de novas empresas como a Azul no cenário nacional e com o crescimento de outras já existentes, como é o caso da Avianca.
Introduzindo outros aspectos, em razão do caráter estratégico, a alguns anos atrás, o setor era dominado e influenciado pelo poder publico. Dessa forma, era recorrente o regime de quase monopólio. Entretanto, durante a década supracitada houve uma considerável transformação na realidade deste mercado, o mercado de aviação no Brasil estava atrelado ao poder militar e com o passar do tempo, em razão do seu desempenho negativo, foi alterando gradativamente o escopo de sua atuação. Após uma breve intervenção, representada pela restrição da oferta, o transporte aéreo no pais se deparou com a redefinição institucional dos principais atores. Desde 2003, com a criação da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) o Brasil conta com um órgão regulador fora da administração púbica direta e sem vínculos militares, e ate então algumas empresas de aviação mudaram sua estrutura e possuem esquemas de oligopólio.
Diante de tudo que foi abordado nesta pequena introdução, este trabalho tem como objetivo geral descrever a estrutura de mercado presente nesses três serviços, buscando desenvolver seus tipos de mercados, lidando com seus ofertantes e demandantes.
2.0 MERCADO DE TRANPORTE AÉREO COMERCIAL
2.1 Estrutura de mercado presente no setor de transporte aéreo comerciais
Para definir as características gerais da oferta no setor de transportes aéreos, é necessário que se entenda algumas definições sobre os modelos de concorrência em oligopólio e suas barreiras estruturais à entrada.
Segundo alguns autores o oligopólio apresenta principal característica o fato das firmas serem independentes, isso decorre do pequeno numero de firmas presentes nesta estrutura de mercado. Exemplo: Empresas de aviações como: GOL, TAM e etc. O oligopólio pode ter duas, três, dez ou mais empresas, dependendo da natureza da indústria. Entretanto, o numero deve ser pequeno, de tal forma que as firmas ou empresas levem em consideração e tenham reações quanto a preço e produção de outras.
Em relação a outro ponto presente na concorrência em oligopólio, Bain (1958) ressalta a “condição de entrada” de uma empresa o “estado de concorrência potencial” de possíveis ofertantes, podendo ser caracterizada pelas vantagens que as firmas estabelecidas possuem sobre os competidores potenciais. Estas vantagens se refletem na capacidade de aumentar persistentemente os preços acima do nível competitivo sem atrair novas firmas para empresa. Tais vantagens constituem exatamente o que se denomina “barreira à entradas”.
Por ser um mercado que esta sujeita a diversas mudanças com rapidez diante de seus dispêndios e fatores que impulsionam a diminuição de custo e maximização de receita, as companhias aéreas que compõem este mercado apresentam um dinamismo muito elevado em relação a outros fatores econômicos.
Apesar das barreiras estruturais à entrada e custos elevados, existem alguns fatores que as empresas entrantes podem utilizar para se sair bem no mercado de aviação comercial. Segundo novas empresas que entraram no mercado nos últimos anos, como a Gol e a Azul, notamos que o sucesso da companhia depende da diferenciação do seu serviço, ou seja da qualidade no serviço oferecido pela companhia é um fator singular que determina a transformação do simples consumidor em cliente fiel da empresa. Por conseguinte se nota uma característica, as empresas possuem produtos homogêneos no caso as passagens áreas, mais muda o serviço oferecido para se haver uma competitividade.
2.2 Características econômicas (Ofertantes e demandantes) no setor de transporte aéreo comerciais
O setor de transporte aéreo possui uma grande relação com o comportamento da economia de um país. De uma forma geral pode-se dizer que a demanda por seus serviços está diretamente relacionada ao desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Apresentando demanda elástica quanto á renda, o mercado de aviões aumenta em períodos de expansão econômica, enquanto que em momentos de recessão o movimento nos aeroportos sofre uma queda significativa
Segundo Jorge-Calderon (1997), a demanda pelos serviços aéreos pode ser entendida a partir de duas principais categorias no caso do transporte internacional. De um lado têm-se os aspectos geoeconômicos representados por variáveis como renda, população das rotas finais e distancia entre localidades que refletem os fatores de localização como determinante do nível de transporte aéreo entre estas. Por outro lado têm-se variáveis que representam a qualidade e os preços.
A organização dos preços praticada pelas empresas tem por finalidade segmentar os grupos de passageiros. Segundo Rodrigues (2004), existem duas principais classe de passageiros. A primeira é composta por clientes corporativos que realizam viagens a negócios, a segunda e representada pelos usuários de turismo. Uma terceira classe representa o resíduo da demanda e os seus passageiros viajam por motivos particulares. A distinção entre dois principais grupos reside no fato dos executivos apresentarem baixa elasticidade aos preços e serem altamente sensíveis a disponibilidade de voos, enquanto que para os turistas o comportamento e inverso, além do que sua procura é em grande parte sazonal. 
Em relação ao produto oferecido, a produção trabalha com produtos tangíveis. Nesse sentido parte do produto tangível não comercializada pode ser estocada e negociada posteriormente, ou seja a produção não e entendida apenas a partir da composição dos custos, mais sim da utilização do serviço.
Para finalizar os principais agentes que compõe a oferta deste mercado são as grandes Companhias Aéreas, empresas que prestam serviços de transporte aéreo de passageiros e cargas. Nas quais são as maiores empresas brasileiras: Tam-Latam, Gol, Avianca, Azul, ABSA-Tam Cargo.
3.0 MERCADO DE MILHO
3.1 Estrutura de mercado presente no setor de Milho

Outros materiais