Buscar

AV 1COMUNICAÇÃO COMUNITARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: » COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma:
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201403158421)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinalar a questão assertiva:
		
	 
	Os grupos de pressão não governam, mas se interessam pelo governo, se preocupando com uma questão de cada vez, como por exemplo: obter a aprovação ou a não-aprovação de uma lei.
	
	Os grupos sociais, podem ser categorizados como partidos, pois não são grupos de pessoas, objetivando benefício próprios.
	
	Os grupos de pressão podem acontecer somente quando um partido de menor importância se submeta a serviço de um grupo de interesse, pois este partido não tocará a função de ser somente um aliado.
	
	Os partidos não são grupos de pessoas estavelmente organizados com a finalidade de alcançar o Poder e conservá-lo em benefício de seus dirigentes.
	
	Os grupos sociais, podem ser categorizados como políticos e econômicos, excluindo os sociais e religiosos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403158531)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que diz respeito aos primórdios do desenvolvimento humano em sociedade, historicamente, estudamos a relação do homem e as formas de poder, resultando em experiências distintas de liderança. Partindo desta perspectiva, assinale as duas únicas alternativas corretas:
		
	 
	O homem passou a ser um ser social e líder somente depois da Revolução Francesa, com a elevação dos Direitos Humanos.
	 
	Os grupos de pressão eram organizações ineficazes, pois poucos conseguiam influenciar nas decisões importantes dos grupos políticos e religiosos.
	 
	Como ser social, os homens desenvolveram experiências significativas de liderança; uns se tornaram líderes e utilizaram a comunicação (gestual e oral, inicialmente) para tratar seus subordinados.
	 
	Coube igualmente aos líderes controlar as relações sociais do grupo, estabelecer, respeitar e disseminar regras de convívio, inclusive com ameaças e punições, consentidas pelos demais.
	 
	O poder da organização social primitiva do gênero humano surgiu apenas com o desenvolvimento da civilização Caligráfica (aparecimento da Escrita), para assegurar direitos e deveres, através dos registros gráficos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403158476)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Peruzzo (2002), quando falamos em movimentos populares, estamos nos referindo ao conjunto de organizações das classes subalternas que são constituídas com objetivos explícitos de tentarem obter um melhor nível de vida através do acesso a bens de consumo individual e coletivo, da garantia da satisfação dos direitos básicos de sobrevivência e dos direitos de participação política na sociedade, como, por exemplo
		
	
	serviços de aprimoramento individual, vista a possibilidade do individuo e não querer representar sua comunidade.
	
	serviços de escola e educação, por serem os mais importantes nestes esferas
	
	serviços a gestante, a saúde em decorrência de sua carência efetiva
	 
	serviços de atendimento à doença, a escola em bairros recém-formados, moradia, reforma agrária , entre outros.
	
	serviços de entrega rápida para proporcionar igualdade entre as comunidades.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403170215)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podem ser consideradas características da Comunicação Popular e Comunitária, exceto:
		
	
	É uma forma de comunicação dos segmentos excluídos da sociedade, e apresenta-se como uma mobilização coletiva, desenvolvendo canais próprios de comunicação.
	
	Tem sua origem entre as décadas de 1970 e 1980 na América Latina e no Brasil.
	
	É realizada de baixo para cima, ou seja, por movimentos sociais reivindicatórios, buscando a justiça social, o reconhecimento de suas demandas, a visibilidade pública e a redistribuição de recursos políticos e econômicos.
	
	Possui um conteúdo crítico e emancipador, tendo a comunidade como protagonista, inserindo os atores sociais envolvidos em um processo de educação e cidadania.
	 
	É constituída a partir de uma rotina de trabalho na empresa jornalística, em que as comunidades são as principais fontes dos jornalistas especializados em comunicação popular.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403158520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 
Percebe-se que a comunicação pública ainda é um conceito em processo de construção. Ainda assim, pode-se inferir alguns aspectos desse tipo de comunicação. Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	 
A comunicação pública também visa promover o direito ao acesso e ao uso de tecnologias de comunicação, inclusive na área de comunicação comunitária.
	
	 
Por vezes, a comunicação pública pode ser confundida com comunicação institucional, por buscar atingir diversos públicos de corporações.
	
	 
Mesmo sendo um conceito amplo, é possível identificar ao menos cinco áreas diferentes de conhecimento e atividade profissional na comunicação pública.
	 
	 
Comunicação pública e comunicação governamental/Estado são coisas completamente distintas e que não possuem qualquer aspecto em comum, uma vez que a primeira visa uma informação voltada para os cidadãos e a segunda limita-se a divulgar qualquer ação governamental.
	
	 
A comunicação pública parte do processo comunicacional da vida dos cidadãos e pode ser encarada como uma forma de divulgação de informações científicas, as quais podem inclusive influenciar na mudança de hábitos de partes da população.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403158475)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Sergio Luiz do Amaral Moretti (1999), a escola, além de dedicar-se a ensinar os saberes científicos e a habilitar pessoas para a vida profissional, deve ter um objetivo maior, o de preparar as pessoas para o exercício de seus direitos. Quais diretos:
		
	
	dos direitos da cidadão e sociais,
	 
	dos direitos civis, sociais e políticos
	
	dos direitos econômicos e civis.
	
	dos direitos sociais e políticos,
	
	dos direitos humanos e de moradia,
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403767831)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Bernardo Kucinski (1991): "a imprensa alternativa surgiu da articulação de duas forças igualmente compulsivas: o desejo das esquerdas de protagonizar as transformações institucionais que propunham e a busca, por jornalistas e intelectuais, de espaços alternativos à grande imprensa e à universidade". Identifique a opção que apresenta um veículo de comunicação alternativa do passado e uma do presente:
		
	 
	Pasquim e Carta Maior
	
	Pasquim e revista Veja
	
	Mulherio e jornal Extra
	
	Pasquim e Jornal do Brasil
	
	O Sol e revista Época
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403193493)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Imprensa Alternativa surgiu no Brasil nos anos de 1960 a 1980. Podemos considerar, exceto:
		
	 
	São exemplos da imprensa alternativa as revistas: Veja, Isto É, Época e Caros Amigos.
	
	Eram jornais dirigidos e elaborados por jornalistas de esquerda.
	
	É representada pelos pequenos jornais que ousavam analisar criticamente a realidade e contestar o regime militar.
	
	Surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob a batuta da censura do regime militar no Brasil.
	
	Foi expressão da média burguesia, dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses nacionais e populares.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403193826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na proposta de comunicação realizada pela Rede ANDI Brasil há mais de dez anos, assinale a alternativa CORRETA:
"Colocar a infância e a adolescência como prioridades absolutas na definição e implementação de políticas públicas. É com esse horizonte, que as 11 organizaçõesda Rede ANDI Brasil trabalham diariamente para incidir na agenda da mídia, pautando e qualificando notícias e reportagens sobre o universo infantojuvenil. Organizações sociais e conselhos de defesa dos direitos da criança e do adolescente também recebem atenção especial da Rede na elaboração de planos de comunicação que melhorem sua relação com a mídia, deem visibilidade ao seu trabalho e contribuam na mobilização em torno de suas causas. Estudantes de comunicação são o terceiro público-estratégico da Rede, que desenvolve programas de apoio a sua formação para que atuem como agentes da comunicação e mobilização social." (Fonte: www.redeandibrasil.org.br)
I. A Rede ANDI Brasil qualifica os jornalistas para que eles possam dar um tratamento melhor a notícia publicada e possam, assim, promover os direitos da criança e do adolescente por meio da comunicação.
II. A estratégia de comunicação utilizada pela Rede ANDI Brasil tem como fundamento a Teoria do Agendamento.
III. Os temas que envolvam os direitos da criança e do adolescente ganham visibilidade nacional porque a Rede ANDI Brasil influencia no trabalho de elaboração de pautas nos veículos de comunicação de massa.
		
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	A alternativa II está correta.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403158438)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A comunicação no âmbito do Terceiro Setor, ao passar por contextos diferentes, carrega conotações não uníssonas no processo de circulação de informação e demais iniciativas comunicacionais. Assim, em quais modalidades a comunicação pode ser agrupada:
		
	
	comunicação dos poderes públicos com o terceiro setor e comunicação de empresas com o terceiro setor.
	
	comunicação das ONGs, movimentos sociais, associação comunitária e similares.
	
	comunicação de emp0resas com o terceiro setor, na configuração de anúncios publicitários.
	 
	comunicação dos poderes públicos com o terceiro setor; comunicação de empresas com o terceiro setor; e comunicação das ONGs, movimentos sociais, associação comunitária e similares.
	
	comunicação das ONGs e Institutos sem fins lucrativos com mídias dirigidas.

Outros materiais