Buscar

Casos Clínicos 2 hematologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Casos Clínicos – Hematologia
Paciente, 38 anos de idade, apresentando intenso fluxo menstrual há seis meses, além de astenia, dispneia e palidez cutâneo mucosa realizou eritrograma com os seguintes resultados: RBC = 3.150.000
 HTC = 22,3%
 Hb = 7,3 g/dl
 RDW = 17%
Na morfologia eritrocitária foram descritos: Acentuada Anisocitose por microcitose, acentuada policromasia e pecilocitose por eliptócitos, esquizócitos e células em alvo. 
Pede-se: a) Cálculo dos índices hematimétricos.								 b) Classificação morfológica e etiológica desta anemia.					 c) Diante destes resultados, o médico desta paciente iniciou sulfato ferroso e pediu para fazer uma contagem de reticulócitos após o 10º dia do medicamento. Qual a sua opinião sobre a conduta médica? Diante do quadro clínico apenas o uso do medicamento será suficiente para resolver a anemia desta paciente?
Paciente, 1 ano de idade, sexo masculino, apresentando intensa palidez, deformações ósseas iniciais e crise vaso-oclusiva, realizou eritrograma com os seguintes resultados:		RBC = 2.400										HTC = 20,2%										Hb = 6,2										RDW = 14%
Na morfologia eritrocitária foram descritos: anisocitose, com macrócitos e micrócitos, acentuada policromasia, presença de eritroblastos ortocromáticos e pecilocitose por vários drepanócitos.
Pede-se: a) Cálculos dos índices hematimétricos.							 b) Classificação morfolológica e etiológica da anemia.						 c) Qual a relação do quadro clínico do paciente com este uso de anemia?			 d) Podemos descartar a possibilidade de anemia ferropênica para este paciente?		 e) Qual o exame confirmativo para esta patologia?						 f) Como deve estar o reticulócito deste paciente? Justifique sua resposta.
Paciente, 75 anos de idade apresentando parestesias, alguns momentos de perda de memória e astenia realizou hemograma com os seguintes resultados: 
	RBC = 2.900.000 mm3
		HTC: 30%
		HG: 9.9 g/dl.
Na morfologia eritrocitária foram descritos várias alterações como: anisocitose por macrocitose, policromasia, alguns metamielócitos gigantes, neutrófilos multsegmentados, e alguns eritroblastos. Foi comprovado uma pancitopenia no sangue periférico.
Responda: a) Cálculo dos índices hematimétricos e classificação morfológica desta anemia;
 b) Diante da pancitopenia encontrada, o paciente foi submetido a um mielograma. Qual a justificativa para a realização deste mielograma?
 c) Qual o diagnóstico diferencial desta anemia?
 d) Relacione o quadro clínico do paciente com o tipo de anemia responsável por esta sintomatologia.
Paciente, apresentando edemas em membros inferiores, discreta astenia, com um quadro de HAS, diminuição do seu volume urinário e diabetes com dependência de insulina realizou alguns exames laboratoriais com os seguintes resultados:
		RBC = 3.500.000mm3
		HTC = 30%
		HB = 10.1 g/dl
		UREIA = 190 mg/dl
		CREATININA = 5.8 mg/dl.
		GLICOSE = 460 mg/dl.
Pede-se: a) Cálculo dos índices hematimétricos e classificação morfológica desta anemia;
 b) Diante destes resultados poderíamos pensar em IRC para este paciente?
 c) O médico resolveu iniciar o sulfato ferroso para este paciente e pedir contagem de reticulócitos com 15 dias após o início do medicamento. Você concorda que esta anemia seja ferropênica? Justifique sua resposta. 
 d) Qual a substância que pode ser responsável por esta anemia e qual a relação desta anemia com o quadro clínico do paciente?

Outros materiais