Buscar

Farmacognosia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Farmacognosia
Farmacognosia: É a ciência que trata da história, do tratamento, da conservação, da identificação, da avaliação e do emprego das drogas de origem animal e vegetal. 
Origem vegetal: seleção, cultura e colheita.
Origem animal: seleção e criação de animais. 
Termo: Pharmakon
 – droga, medicamento, remédio, veneno Gnosis 
- conhecimento Outros países: Alemanha
 – Biologia Farmacêutica França 
– Matéria Médica Brasil
 - Biofarmacognosia 
Farmacobotânica/Farmacozoologia Isolar, identificar, separar e quantificar os princípios ativos* Produção das drogas** Seleção Cultura/criação Colheita/obtenção Preparação/conservação Identificação e pureza das drogas Dispensação de drogas Embalagem, Rótulos, Advertências, modo de usar Estudos farmacodinâmicos e toxicológicos Uso * *Farmacoergasia * Farmacoquímica 
Objetivos: Determinar a origem sistemática das espécies (planta ou animal) que as drogas são originárias. Estabelecer características morfoanatômica (microscópica e macroscópica) e organoléptico para identificação. Investigar os métodos ideais de produção de drogas: colheita, armazenamento, extração de princípios ativos, entre outros. Estabelecer a composição química de a droga Obter extratos da droga contendo os ingredientes ativos. Controlar a qualidade da droga, assegurando a ausência de certos produtos químicos tóxicos e prevenção de adulteração e falsificação. Definir as propriedades farmacológicas do medicamento, ou seja, que a sua atividade. Investigar novas substâncias ativas que podem representar um ponto de partida para a concepção de novos medicamentos no futuro.

Outros materiais

Outros materiais