Buscar

PROVA NEGOCIOS INTERNACIONAIS

Prévia do material em texto

Prova:
1892012 - ADMINISTRAÇÃO - NEGÓCIOS INTERNACIONAIS - 1CHAM - 07/05/2018 21:05
Gabarito da prova
	Questão
	Resposta
	1
	B
	2
	C
	3
	D
	4
	A
	5
	B
	6
	B
	7
	E
	8
	C
	9
	B
	10
	E
	11
	Enunciado -
A China decidiu, recentemente, denunciar junto à Organização Mundial do Comércio, os fabricantes brasileiros de celulose, pela prática de dumping. É a primeira vez que os chineses, principais alvos de medidas de defesa comercial, abrem uma investigação contra o Brasil. Segundo fontes do setor, a medida pode ser uma retaliação por conta das barreiras impostas pelo País às importações de papel chinês. (Fonte: China acusa Brasil de prática desleal no comércio. Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/china-acusa-brasil-de-pratica-desleal-no-comercio/).
Considerando o que foi apresentado, explique em que consistem os desvios de funções do comércio ou anomalias.
Resposta Esperada -
Nas relações de comércio, há situações que podem ser consideradas anômalas em razão de não serem práticas coerentes com a política do livre mercado, e por não terem como objetivo, oferecer, vantagens para as partes envolvidas. Algumas podem ser consideradas como proteções, outras podem ser consideradas como formas de burlar o sistema e os acordos internacionais.
Basicamente, a prática de dumping significa a venda da mercadoria abaixo de seu preço de custo, visando prejudicar o concorrente.
	12
	Enunciado -
No que é pertinente ao real, pode-se afirmar que quando nossa moeda está valorizada frente ao dólar, há a ocorrência de impactos negativos, pois essa situação tem reflexos no volume de exportações. Considerando a situação contrária, com o real desvalorizado frente ao dólar, qual seria o impacto disso em nossas importações, principalmente na importação de máquinas e equipamentos para a indústria?
Resposta Esperada -
Considerando que muitos insumos utilizados em nossas indústrias têm origem no exterior e são cotados em dólar, em especial, tecnologias, máquinas e componentes, a valorização do dólar causa dificuldades para a importação desses itens, o que diminui a capacidade produtiva e consequentemente, o potencial de exportação de bens manufaturados de maior valor agregado.

Outros materiais