Buscar

AV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NOV 2017)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0203_AV_» TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  MARCOS MICELI LOPES
	Professor:
	ALBERTINO PERES BARBOSA
	Turma: 9017/AO
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 22/11/2017 14:07:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201707410234)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Surgidas no contexto da Revolução Digital, desde a metade da década de 1970, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm se desenvolvendo-se rapidamente até os dias atuais, servindo de base para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Em termos de impacto na sociedade, com a popularização da Internet, o uso dessas TIC foi potencializado e seu desenvolvimento torna-se cada vez mais acelerado, com inovações constantes baseadas nas possibilidades da Convergência Tecnológica. Descreva detalhadamente as características dessa Convergência (de base) Tecnológica.
		
	
Resposta: A convergência tecnológica está ligada ao que se chama de Sociedade da Informação, que basicamente tem relação com o determinismo tecnológico. Onde a sociedade é fortemente influenciada pela tecnologia, moldando de alguma forma os nossos pensamentos, a nossa forma de agir. Como se a sociedade tivesse "reaprendido" a conviver e agir com ajuda da informação. A sociedade foi reformulada no passado para o futuro. A inclusão digital, modificou as pessoas, mas faz parte do desenvolvimento de um país. O mundo não 'melhora' mais atualmente, sem a boa relação recíproca entre a sociedade, tecnologia e informação. Existem também desvantagens, com relação a internet. A informação de intenção ruim, ou a de má interpretação, pode ser utilizada de uma forma ruim, e que podem causar males a sociedade, e isso também vale para a tecnologia utilizada para machucar alguém ou algo do tipo.
	
Gabarito: Essa Convergência Tecnológica consiste na utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. A computação (informática e suas aplicações), as comunicações (transmissão e recepção de dados, voz, imagens, etc.) e os conteúdos (livros, filmes, fotografias, música, etc.) aproximam-se vertiginosamente. Com isso, tudo passa a trafegar em formato digital através da Internet.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707912802)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das características da sociedade contemporânea é a presença de um alto grau de competitividade empresarial estendido ao comércio, agronegócio, indústria e serviço. Neste sentido, a tecnologia da informação, aliada à presença de capital intelectual, se tornou indispensável para a busca de diferencial competitivo na empresa, potencializando assim novas oportunidades para o profissional de TI.
Além das habilidades técnicas, que outras habilidades o profissional da área de TI necessita desenvolver?
		
	
Resposta: Necessita desenvolver conhecimentos principalmente na área de gestão e tecnologia da informação (no meu caso), mas que não impede de também ser capaz de trabalhar na áreas de suporte ao cliente (por exemplo), aprendendo também sobre todas as funcionalidades de um compuador, para fazer a manutenção ou montagem, ou instalações de sistemas operacionais. Mas o mais importante é conhecer cada vez mais, e estar atualizado sobre todas as informações tecnológicas no que concerne computação (Ou propriamente Informática), pois desatualizado, o profissional não estará muito apto a disputar vagas área de TI ou aréas afins, perdendo oportunidades.
	
Gabarito:
O profissional de TI necessita desenvolver habilidades pessoais e sociais, como empreendedorismo, inovação, criatividade, proatividade, concentração, fluência na língua inglesa, boa relação interpessoal e interprofissional, capacidade de estabelecer networking, gosto por desafios, entre outras.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707805959)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antes da utilização da rede internet, existia em algumas universidades a Rede acadêmica Bitnet, (Because Its Time Network), muito utilizado para troca de e. mails principalmente, com a criação e a popularização da Internet tivemos diversos benefícios como :
		
	
	velocidade nos canais de comunicação de dados sem a exclusão digital
	 
	possibilitar uma revolução na disponibilização e no acesso à informação
	
	novas formas de entretenimento e relacionamento parcial com a sociedade
	
	acesso geral a todos os usuários da grande rede sem restrições
	
	utilização da internet apenas em ambiente acadêmico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707808254)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Referem se ao determinismo tecnológico como inevitável, de longo alcance, ou como algo que acontecerá mais cedo do que se pensa, independente se é desejável ou não. Determinismo Tecnológico é atualmente a teoria mais popular sobre a relação entre tecnologia e sociedade. Ela tenta explicar fenômenos sociais e históricos de acordo com um fator principal, que no caso é a tecnologia. É correto afirmar que o conceito de determinismo tecnológico :
		
	
	as tecnologias são apresentadas como não autônomas
	 
	o estabelecimento de limites e de exposição de forças pelas quais as práticas sociais são profundamente afetadas, mas não necessariamente controladas
	
	transformam a sociedade em determinados níveis, excluindo institucional e social
	 
	interpreta a base da sociedade no passado e no futuro
	
	dispositivos tecnológicos que danificam a estrutura e as funções da sociedade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707866607)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma organização com sede em Paris que agrega 34 países que adotam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado. A organização não trata somente dos aspectos econômicos, mas também promove projetos nas áreas social, ambiental, de educação e geração de emprego.
Não faz parte dos objetivos da OCDE:
		
	 
	Proporcionar acesso à educação, somente, para os cidadãos dos países desenvolvidos.
	
	Contribuir para o crescimento do comércio mundial.
	
	Reduzir a desigualdade social.
	
	Promover o desenvolvimento econômico.
	
	Disponibilizar sistemas de saúde eficazes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201707867725)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as três sentenças sobre a Internet e seus serviços e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O conceito de cloud computing (computação na nuvem) consiste basicamente na utilização das capacidades de processamento e armazenamento dos computadores interligados através da Internet.
II. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.
III. A partir de qualquer computador conectado, em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas.
		
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Somente a sentença III está correta.
	
	Somente a sentença II está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201707863505)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos perceber que a rápida evolução tecnológica pode originar nas empresas: graus de incerteza na adoção de novas tecnologias, um ritmo muito acelerado de mudanças que afetam os processos de negócio e um gap de desenvolvimento da infraestrutura de TI. As formas de trabalho na área de TI também têm se modificado bastante com diversas formas. Marque a opção que não esta de acordo com o TEMA acima.
		
	
	mobilidade
	
	teletrabalho
	
	terceirização
	 
	e-arpanet
	
	e-learning
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201707807377)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No ambiente de trabalho de uma empresa multinacional que desenvolvediversos softwares para as áreas de TI com filiais em diversas cidades no Brasil, foi criado recentemente um Comitê de TI (COMTI) com representantes de diversas coordenações, para elaborar políticas de uso do ambiente computacional e estabelecimento de códigos de ética. Conforme o texto acima, qual a opção correta para ser discutida no Comitê de TI, referente ao código de ética :
		
	
	liberação de password (senhas) para os administradores de rede
	 
	definição de regras de conduta dos funcionários das coordenações
	
	instalação de câmeras IP nos locais restritos
	
	tratar de assuntos da utilização de software livre
	
	contratação de especialistas em desenvolvimento de software
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201707863015)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De forma geral, o PLS 607 exige que os profissionais de TI tenham diplomas universitários ou exerçam a atividade por mais de cinco anos. No caso, isso valeria para os formados em análise de sistemas, informática, ciência ou engenharia da computação, processamento de dados e sistemas ou tecnologia da informação. Uma entidade contrária a regulamentação é a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), nas sentenças abaixo verifique em qual apresentamos uma das posições da SBC nesta polêmica:
		
	 
	O exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
	
	Um conselho de profissão poderá criar impedimentos ou restriçãos ao exercício da profissão de Analista de Sistemas e de programador.
	
	A área não deve ser Auto-Regulada.
	
	A melhor solução é a criação de um Conselho Profissional composto pelas entidades empresariais de TI, os sindicatos e as associações acadêmicas, que crie homologações voluntárias para as funções de TI.
	
	A regulamentação deve ser compulsória, geral e irrestrita trazendo assim soluções para as atividades de TI no país.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201707861966)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um estudo sobre o grau de informatização de mais de 800 empresas brasileiras feita em 2013 constatou que o no índice de informatização os computadores são apenas ferramentas. Não basta só comprar e instalar computadores para obter imediatamente benefícios, é preciso usá-los adequada e efetivamente para conseguir melhorias nos processos empresariais. E usar adequadamente computadores não é somente questão de treinamento dos usuários. Envolve também o planejamento adequado do processo de informatização, a intensa participação e o comprometimento de usuários e executivos e um estado de permanente atenção para as possibilidades de melhorias e novos usos da TI nos processos. De acordo com Hu e Quan (2005), existem quatro visões que prevalecem em estudos a respeito de como a TI cria valor para a empresa.
A proposiçao que representa a visão de processos é:
		
	 
	Argumenta que investimentos de TI criam valor ao fornecer opções e flexibilidade para as empresas em contextos cada vez mais competitivos e incertos.
	
	Considera fundamentais os recursos de tecnologia da Informação e Comunicação com retornos garantidos de competitividade.
	 
	Considera que investimentos de TI geram vantagens competitivas ao melhorar a eficiência operacional de processos intermediários.
	
	Considera que a TI cria excessos de retornos sobre outros tipos de investimentos de capital.
	
	Considera que os investimentos de TI criam vantagens competitivas sustentáveis através de capacidades e recursos estratégicos sem paralelo, singulares e peculiares ao contexto.

Outros materiais