Buscar

existencialismo (Salvo Automaticamente)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCICIOS 
Discutir em grupo e explicar os seguintes conceitos:
Intencionalidade- duvida?
Consciência- quando o individuo tem a consciência de si revela um vazio existencial, o qual se vê na capacidade produzir a si próprio de que ele possui a responsabilidade para ditar sua história. 
Liberdade- pode gerar angústia ao ser humano quando escolhe, há uma responsabilidade que cabe ao individuo assumir ate as mais terríveis decisões que cause desespero mas podendo levar o ser humano a ser livre de respostas impensadas e não planejadas. O que o individuo faz não depende de sua compreensão e do que ele escolhe pois torna mais cientes das escolhas. O indivíduo é construtor de sua própria realidade e único responsável em dá significado à sua vida.
Estético- é quando o individuo usufrui do prazer numa busca desenfreada pelo momentâneo, o aqui e agora, deixando assim, o ser humano vazio de si em um molde de uma sociedade capitalista que visa o lucro e consumo, o individuo vai à busca de um perfil que se adeque a esse sistema social. É exatamente por não se conhecer, por não se valorizar e estimar que esse estágio [estético] constitui um constante exercício de preencher um vazio existencial com elementos tomados de empréstimos, sob o pânico de aparecer aos próprios olhos e aos alheios como nada. (MORAIS, 2002, p.126)
 Ético – o individuo esta sujeito às leis, sua existência é marcada pelos deveres que assumem, regras que os regem submetido ao dever. E, a maioria das pessoas que compõe esse estágio é visto como tradicional. O padrão social ético choca com as questões atuais da sociedade. Como por exemplo, situações que tem acontecido como mudança de gênero, no qual a pessoa acredita que seu gênero é oposto ao com que nasceu, conceitos familiares e etc. 
Religioso - o homem não esta mais sujeito ás leis , mas sim a sua crença(fé). O que determina o padrão social é sua fé.
Kierkgard, Ser-aí, Ente, má fé para o existencialismo- O ser aí é aquele que escolhe que se sobre a torna. É o autoconhecimento, o aprofundamento sua própria existência e o reconhecimento de suas singularidades. Kierkegaard diz enquanto o homem ainda está em estado de inocência (ignorância), a angústia permanece latente, pois ele realiza atos que, no fundo, sabemos ser mentira, e que também tem uma recompensa de não viver um olhar. 
A má-fé entende se que é uma mentira que o individuo conta para si próprio , mas reprovador da sociedade. O individuo acaba sendo resultante sua ação. Escapar da má-fé é assumir as responsabilidades de nossos próprios atos e aguentar conviver com a angústia da liberdade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 RUANO, Eduardo. Soren Kierkegaard e o existencialismo. Disponível em: <http://www.laparola.com.br/soren-kierkegaard-e-o-existencialismo>. Acesso em: 24 mar. 2018. 
MORAIS, R. Cultura brasileira e educação. 1. ed. Campinas: Papirus, 19
Descrever cenas do filme Matrix relacionadas com os conceitos do item anterior e justificando
a relação. (3,0 pontos)
Descreva as características da relação entre terapeuta e cliente na psicoterapia existencial e
Humanista. (2,0 pontos) Falto fazer

Outros materiais