Buscar

ativ 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�
Curso: Tecnologia em Agronegócio
Semestre: 5º semestre
Disciplina: Culturas II (Arroz, aveia, algodão, feijão, girassol, mandioca e plantas condicionadoras do solo) 
Atividade 2
Professor: Wilson Luiz de Miranda Finamore
Acadêmico (a): _DHEYSON R. RIBEIRO____________RGM: __293,4247___
1 - Nas últimas décadas ocorreu queda da área cultivada de aveia, que pode ser atribuído a diversos fatores. São eles: necessidade de diversificação no nível de propriedade, preços favoráveis do mercado interno, barreiras à importação, disponibilidade de cultivares com potencial de rendimento superior e desenvolvimento de produção leiteira, além da terminação de bovinos durante o inverno, em pastagem cultivada.
A demanda de aveia no Brasil também tem crescido nos últimos anos, tanto para a utilização de grãos na indústria de alimentos humanos quanto para arraçoamento de animais, especialmente cavalos de corrida.
Com relação ao texto ele é:
V ( ) ou F ( X )
2 - Apresente pelo menos três pontos pelos quais as aveias brancas distinguem-se das aveias pretas 
A Aveia branca difere das pretas por apresentarem colmos mais grossos e folhas mais largas. Os grãos das brancas são maiores e de coloração branca ou amarelada,da preta são grãos menores e de coloração que varia do branco ao preto. Os grãos da aveia branca é utilizado na alimentação animal e humana, já a PRETA,não tem qualidade industrial devido á sua coloração,menor tamanho e baixo rendimentos de grãos.
3 - O clima é um fator primordial na produção de aveia, cereal considerado, por muito tempo, como o menos resistente ao calor, nas regiões frias da Europa. Hoje, porém, verifica-se a adaptação de cultivares em regiões de climas mais quentes, tais como a Argélia e o cerrado brasileiro. Golpes de calor (temperaturas superiores a 32°C) aumentam a esterilidade e aceleram a maturação de grãos.
A aveia se desenvolve tanto ao nível do mar quanto em altitudes elevadas. Adapta-se a todas as regiões, não tolerando as áreas excessivamente úmidas, onde se torna muito vulnerável aos ataques de ferrugem da folha. Uma pequena porcentagem de sementes germina em temperaturas próximas a 0oC: o processo germinativo é favorecido por períodos de baixas temperaturas, bem como a fase inicial do crescimento, pois as geadas favorecem o perfilhamento. Com a falta de umidade na fase inicial de desenvolvimento, suporta longos períodos de estiagem, recuperando-se rapidamente após as chuvas.
Na maturação, a cultura exige altas temperaturas e baixa umidade, condições que possibilitam a colheita no momento da maturação, evitando a perda de grãos, e favorecendo o aumento de seu teor de proteína. Além disso, para a indústria, o grão não deve receber chuva após a maturação, pois, quando isso ocorre, ele adquire uma coloração escura, indesejável para a produção de flocos ou farinhas.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
4 – Quais as modalidades de semeadura e qual o espaçamento e densidade de plantio da aveia preta e branca?
 A Semeadura pode ser feita a LANÇO ou em LINHAS, dependendo da destinação do produto,a lanço se faz para produçãode forragens.
 O espaçamento recomendado é 17-20 com entre linhas, utilizando de 50 a 60 sementes por metro linear.
 Se o objetivo for forragem ou adubação verde,recomenda-se 400-500 sementes por m². Para produção de grãos, recomenda 300-350 sementes por m².
5 Quais os principais usos (utilizações) que se pode dar as aveias pretas e brancas?
 A aveia possui váriass formas de utilização, tais como, produção de grãos para consumo humano; matéria prima industrial para a produção de cosmético e insumos para indústria química; consumo animal de grãos ou para formação de pastagens de inverno para pastejo e/ou elaboração de feno e de silagem e cobertura de solo e adubação verde com vistas a implantação das culturas de verão, em sucessão. O uso na alimentação animal constitui seu maior uso no Brasil e no mundo.

Outros materiais