Buscar

Resumo de Direito Civil I Parte Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo da matéria de Direito Civil I, Grau de Avaliação I
- O Direito Civil não busca punir o corpo, salvo exceções previstas em lei, como por exemplo a situação onde não é pago a pensão alimentícia, que poderá acarretar em prisão, nos demais casos a punição afeta o bolso do indivíduo.
- O fato jurídico busca definir a responsabilidade civil e criminal, através do processo penal e do processo civil. O código civil faz parte do direito positivo ou objetivo e o código de processo civil é o direito adjetivo.
- O Código Civil regula desde o nascimento até a sucessão. É onde se conhece o direito do indivíduo. Já o Código de Processo Civil, vai ditar a forma de se fazer valer esse direito no âmbito do judiciário. É o movimento da busca do direito. Metaforicamente o Código Civil é os ingredientes, o Processo Civil é a receita. Não existe uma avaliação de importância entre os dois, por que de nada adianta ter o direito civil se não se sabe usá-lo, busca-lo através do direito processual civil. Da mesma forma este último não se justifica se não existir o direito objetivo.
- As fontes do Direito, são os meios pelos quais se formam ou se estabelecem as normas jurídicas. São órgãos sociais de que emana o direito positivo/objetivo. Várias são as classificações destas fontes, sendo as mais importantes as diretas e ou imediatas, que são as leis e os costumes. Fontes indiretas ou mediatas são a doutrina e as jurisprudências.
- Por fonte do direito, entendemos então como sendo o lugar onde o direito nasce. É a causa, origem o nascedouro do fenômeno jurídico.
- A Capacidade civil é aptidão da pessoa para exercer direitos e assumir obrigações.
Incapacidade Civil: Período entre 0 e 16 anos, sendo a pessoa neste caso absolutamente incapaz.
Capacidade Relativa: Período entre 16 a 18 anos. Neste caso, mesmo que seja uma vontade do relativamente capaz, para valer a sua opinião, ele deve ser assistido pelo seu pai, sua mãe, ou tutor. Também se enquadram aqui aqueles que tiverem alguma deficiência mental, os que não possuírem o necessário discernimento para os atos da vida Civil, e os que mesmo por causa transitória não podem exprimir sua vontade. Também o pródigo e os ébrios habituais, viciados.
A pessoa que casar com 16 anos, adquiri capacidade plena.
A capacidade do indivíduo é regida por lei especial.
Os menores de 16 anos são representados. Já os maiores de 16 e menores de 18 anos são assistidos.
Não ocorre prescrição de crime feito contra um incapaz, podendo esse socorrer-se a justiça a qualquer tempo.
Curador: Aparece nos casos de incapacidade absoluta, por doenças mentais, vicio em álcool e droga, desenvolvimento mental incompleto, pródigo e louco de todo o gênero.
A palavra curador aparece quando o réu é citado por edital, então o juiz define um advogado para defende-la.
Na representação o pai ou o curador pratica o ato sozinho em nome do menor, ou pelo menor. Na assistência o responsável, coloca-se ao lado menor, auxiliando-o na prática do ato jurídico e entregando-lhe a capacidade

Outros materiais