Buscar

Das narrativas orais à produção de conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Das narrativas orais à produção de conhecimento 
As narrativas orais tem um papel muito importante dentro de um grupo social, elas são a forma de transmitir a cultura de um povo e não exigem comprovação dos fatos narrados.
As crenças populares são transmitidas por meio de narrativas orais em conversas informais e passadas de uma geração a outra, podendo sofrer durante esse processo as mais variadas interações e influências, já que ao fazer isso o narrador acaba deixando de lado alguns fatos e acrescentado outros. Assim, a cada narrativa essas crenças acabam ganhando vida e se enraizando dentro daquele grupo social. Um exemplo é a história do lobisomem que surgiu do imaginário popular e hoje faz parte do folclore. 
Em se tratando da Educação, uma forma de se trabalhar isso é incluir nos planejamentos temas relacionados ao patrimônio e à memória locais aproveitando informações, vivências e experiências que os alunos trazem consigo. Levá-los a pesquisar, analisar, refletir, produzindo novos conhecimentos. Dessa forma os alunos serão estimulados a desenvolverem um sentimento de valorização da sua cultura, a serem mais sensíveis, conscientes e a preservarem suas identidades culturais.

Outros materiais