Buscar

A sustentabilidade e a educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A sustentabilidade ambiental, as mudanças nos padrões de consumo e a vida no planeta Terra 
1 Questionário:
1.1 O que o professor Paulo quis dizer com a frase “vivemos numa sociedade de consumo”?
Ele quis dizer que vivemos em uma sociedade baseada no ter, na qual somos incentivados a consumir cada vez mais. Compramos muito, sem pensarmos se realmente precisamos.
1.2 No vídeo sobre o desmatamento, que fatores você percebeu que garantem que não é uma ação sustentável?
No vídeo observa-se serrarias clandestinas, árvores antigas sendo cortadas, desmatamento ocorrendo de forma descontrolada e sem replantio.
           1.3 No decorrer do projeto, aparecem algumas fotos de ambientes degradados. O que são ambientes degradados? Que soluções poderiam ser dadas para esta degradação?
Ambientes degradados são aqueles que sofreram modificações, seja por mãos humanas ou por fatores naturais. São algumas soluções: conscientização, consumo sustentável e políticas públicas que incentivem o reflorestamento.
1.4 O foco principal do trabalho é a questão da SUSTENTABILIDADE. Você pode citar alguns exemplos práticos desta questão?
São exemplos de sustentabilidade: exploração dos recursos naturais de forma controlada com replantio sempre que for necessário; uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, hidráulica e geotérmica); mudança nos padrões de consumo, além de promover a reciclagem, reutilização e redução do consumo.
1.5 O consumo consciente é uma atividade que toda a população mundial deveria praticar, apesar de vivermos numa sociedade de consumo. Consumo consciente pode ser também chamado de consumo sustentável. Por que devemos valorizar mais os bens duráveis do que os descartáveis?
Devemos valorizar mais os bens duráveis, pois os descartáveis quando jogados fora se acumulam no meio ambiente causando poluição, principalmente porque na maioria das vezes isso é feito de forma incorreta.
1.6 Uma preocupação dos cientistas, ambientalistas e da sociedade como um todo é o problema do aquecimento global. Hoje mesmo, não precisa ser especialista para perceber, o inverno de 2012 está sendo um dos mais quentes da história. Isso não pode ser somente uma coincidência, as atividades humanas (antrópicas) podem estar influenciando essas mudanças climáticas. Que atividades humanas podem estar causando o aquecimento do planeta?
Alguns dos causadores do aquecimento global são: desmatamento, queimadas e emissão de gazes tóxicos (sejam por automóveis ou indústrias).
1.7 Veja as imagens do lixão de Gramacho no Rio de Janeiro no vídeo, disponível neste link. Esse lixão acaba de ser fechado pela Prefeitura de Rio. Será que os problemas estarão solucionados com o fechamento de um lixão? Argumente sobre isso.
Só o fechamento de um lixão não soluciona o estrago feito na natureza. No caso de Gramacho foi desenvolvido um projeto que ameniza o impacto causado ao meio ambiente, promovendo a recuperação do mangue ao redor, a extração do biogás e o tratamento do chorume. 
1.8 O que o profissional da Pedagogia poderia fazer para que a sociedade seja mais consciente sobre o meio ambiente e que procure praticar a sustentabilidade?
 O profissional da Pedagogia, como Professor de Educação Infantil, participa no processo de formação integral da criança. Dessa forma, ele pode trabalhar o tema desenvolvendo projetos pedagógicos onde o conceito de cidadão sustentável esteja inserido. Assim, estará ajudando a forma uma nova geração onde as crianças venham adquirir um comportamento sustentável e que saibam consumir de maneira inteligente.
2. Texto dissertativo
A sustentabilidade ambiental e a educação
Vivemos em uma sociedade baseada no ter, na qual somos incentivados a consumir cada vez mais, comprar muito, sem pensar se realmente precisamos. Estamos acabando com a natureza em nome do consumismo. 
Em locais que deveriam ser de preservação, árvores antigas são cortadas, o desmatamento ocorre de forma descontrolada e sem replantio. Vemos ambientes degradados que sofreram modificações, por mãos humanas ou por fatores naturais. Como resultado disso, as fontes naturais que servem para manter produtos e serviços estão cada vez mais escassas e a poluição ainda mais evidente. 
Para reverter essa situação, precisamos de mudanças de visão, de hábitos e deixar de lado a busca pela satisfação rápida, sem considerar consequências. O consumo sustentável pode ser uma das soluções. Por meio da sustentabilidade, podemos usar os recursos naturais de forma inteligente, sem agredir o meio ambiente.  São exemplos de sustentabilidade: a exploração dos recursos naturais de forma controlada com replantio sempre que for necessário e o uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, hidráulica e geotérmica). Surgem ainda ideias como o projeto da Petrobrás, que usa de tecnologia para o tratamento da água da chuva e das torneiras, criando um sistema de reuso da água. Devemos também dar preferência aos bens duráveis em detrimento dos descartáveis.
A conscientização é fundamental para vencer esse grave problema ambiental e nisso a educação pode ajudar. É mais fácil educar a nova geração do que mudar conceitos já alicerçados. O professor de educação infantil  participa  do processo de formação integral da criança. Dessa forma, ele pode  trabalhar o tema desenvolvendo projetos pedagógicos onde o conceito de cidadão sustentável esteja inserido. Assim, estará ajudando a formar uma nova geração onde as crianças venham adquirir um comportamento sustentável e que saibam consumir de maneira inteligente.

Outros materiais