Buscar

Usando a tecnologia a favor da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Usando a tecnologia a favor da educação
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) facilitam e instigam os alunos a aprender e interagir com os conteúdos repassados. Elas têm como característica o fazer e o refazer, transformando o erro em algo que pode ser revisto e reformulado de forma rápida produzindo, assim, novos saberes. Diante disso, o profissional de educação não pode parar no tempo.
É fundamental que o professor deixe de lado a postura de provedor do conhecimento e se torne mediador e, principalmente, orientador da aprendizagem promovida pelas novas tecnologias, pois é seu papel criar novas possibilidades para ensinar e aprender. É necessário que ele compreenda a importância de ser parceiro de seus alunos, navegar junto com eles transformando-se no estimulador da curiosidade, da busca por informações mais relevantes.
As novas tecnologias permitem a comunicação com seus professores mesmo fora da escola podendo assim tirar suas dúvidas mesmo com longas distâncias. Elas devem ser exploradas para servir como meio de construção do conhecimento, levando o aluno a ser sujeito da sua própria formação. No entanto, é preciso que este perceba a diferença entre o entretenimento e o conhecimento.
Assim, se as TICs forem bem aplicadas tornam-se uma ferramenta essencial nas mãos do professor com espaços educativos mais dinâmicos e prazerosos onde o conhecer e o aprender acontecem de forma natural, num processo de diálogo, aceitando e questionando, recusando e assumindo os desafios, ou seja, um espaço democrático. 
Referências
Meneses, L. C. Ensinar com a ajuda da tecnologia. Revista Nova Escola, n. 235, 2010. 
Ramos, P. E. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/O-professor-frente-às-novas-tecnologias-de-informação-e-comunicação.aspx. Acesso em 24/04/2016

Outros materiais

Outros materiais