Buscar

trabalho controle e automação

Prévia do material em texto

Linguagem de Programação
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.
As principais Linguagens de programação de 2018:
C#
A "Cê Xarpe" é uma linguagem desenvolvida pela Microsoft para rodar na plataforma .NET. Entre os principais usos da linguagem, estão os jogos — ela é orientada a objetos e genérica.
C++
A "Cê Mais Mais" é multi-paradigma e de uso geral. Uma das mais populares e presentes de 1990, serve para aplicar softwares, desenvolver jogos, drivers, apps e até firmware. Ela continuará entre nós por muito tempo.
JavaScript
80% dos desenvolvedores usam. 95% de todos os sites na internet também. Não é preciso dizer muito mais, certo? Vá atrás dele.
Python
O Python possui diversos frameworks disponíveis para quase tudo que você precisa fazer em programação — e existem muitos grupos bacanas no Brasil que podem lhe ajudar a aprender tudo sobre isso.
Java
E a linguagem mais usada e popular vai continuar firme e forte em 2018. "Diferente das linguagens de programação convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual (Java Virtual Machine, mais conhecida pela sua abreviação JVM)", explicam o especialistas.
Blocos de Comandos
 
Blocos de comando: corresponde à unidade de elaboração do automatismo, é a parte inteligente que elabora o processo. É composto de computadores industriais e de detectores. 
Exemplo: interruptores, chaves de fim de curso, sensores, transdutores, CLP e outros.
Atuadores 
Atuador é um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais, elétricos ou mecânicos. ... Também são atuadores dispositivos como válvulas, contatores, pás, cancelas ou qualquer elemento que realize um comando recebido de outro dispositivo, com base em uma entrada ou critério a ser seguido.
Sensores
Também são atuadores dispositivos como pás, cancelas, roletes, membranas, bóias ou qualquer elemento que realize um comando recebido de outro dispositivo (sensores, computadores, CLP’s) com base em uma entrada ou critério a ser seguido.
Alguns exemplos e aplicações são listados a seguir:
Mecânica - atuadores de plasma, atuadores pneumáticos, atuadores elétricos, motores, cilindros hidráulicos, atuadores lineares, etc.
Homem - músculos
Em Engenharia, atuadores são freqüentemente utilizados como mecanismos para introduzir movimento ou segurar um objeto para impedir o movimento.
Sensores
São dispositivos que recebem e respondem estímulos elétricos ou mecânicos. Possuem um amplo campo de atuação como indústria, segurança e laboratórios. Existem milhares de sensores, a seguir, uma listagem sobre os principais e aplicações de alguns tipos deles.
*Sensores mecânicos ou chaves de fim de curso – são chaves elétricas cujo acionamento se dá de forma mecânica através de alavanca, rolete ou outro mecanismo. O posicionamento é feito nas extremidades do curso do atuador, assim, sempre que o atuador atingir a posição desejada é gerado um sinal elétrico para ativar um sinal de alarme ou para o atuador, ex: Portões eletrônicos.
* Sensores de temperatura – cobrem uma faixa de temperatura bastante extensa de temperatura que vai de valores negativos a positivos, ex: termopares, termômetros.
*Sensores de nível – é um sensor eletromecânico, muito utilizado em processos de armazenagem ou transporte de materiais sólidos ou granulados, principalmente em indústrias de plásticos, minérios, alimentícias, químicas etc., ex: saber se um tanque está cheio, vazio ou na metade.
Interface homem- maquina
IHM significa “Interação Homem-Máquina” ou “Interface Homem-Máquina”. Você também poderá se deparar por aí com a sigla em inglês HMI, que quer dizer “Human-machine Interface”. Assim sendo, o IHM é um equipamento com algum tipo de visor ou tela que serve para facilitar a comunicação entre as pessoas e as máquinas

Outros materiais