Buscar

APOL 2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comportamento do Consumidor
Com o objetivo de sempre tentar levar a felicidade em suas ações publicitárias, a Coca-Cola mais uma vez segue essa linha. A mais nova abordagem foi desenvolvida pela Ogilvy Brasil, e se chama “Happy Beep” (Beep da Felicidade). A ação consistiu em usar os já conhecidos sinais sonoros dos caixas de supermercado, os “beeps”, em algo que remetesse a marca. Assim, quando uma latinha de Coca-Cola ou garrafa da bebida era registrado no caixa, o cliente ouvia o sinal sonoro da marca, chamado de “Cokes 5-note tune”. A reação dos clientes foi imediata ao reconhecer a melodia.
(Fonte: http://comunicadores.info/2014/05/20/o-beep-da-felicidade-da-coca-cola/)
Com base no fragmento de texto acima, e também dos conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as asserções a seguir:
I - A ação “Happy Beep” desenvolvida pela Ogilvy Brasil explorou a identidade olfativa da Coca-Cola.
                                                          Porque
II - Os estímulos sensoriais não são relevantes dentro da perspectiva do comportamento do consumidor.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	As assertivas I e II são falsas.
Você acertou!
A primeira assertiva é falsa pois nessa ação se explorou a identidade auditiva da Coca-Cola e não os aromas que são associados à marca.  A segunda assertiva é falsa pois no contexto de mercado, os consumidores buscam cada vez mais sensações únicas proporcionadas por produtos que se diferenciem dos demais por meio de estímulos únicos em função desse excesso de informação sensorial.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	E
	A assertiva II vai de encontro da ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5 - Comportamento do Consumidor
O restaurante Madero é uma empresa curitibana, que já abriu filias em várias partes do Brasil e está em expansão internacional, e adota o slogan “The Best Burguer of the World”, em tradução literal, “O melhor hamburguer do mundo”, aplicado na faixada dos seus estabelecimentos, em propagandas e nos cardápios.
Com base no fragmento de texto acima e no anúncio apresentado, considere os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as asserções a seguir:
 
I - O slogan adotado pelo restaurante Madero envolve um alto risco em relação à satisfação do consumidor.
                                                                        Porque
II - Com esse slogan a expectativa do consumidor em relação ao serviço do restaurante será extremamente alta.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes
	
	B
	As assertivas I e II são falsas.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A primeira assertiva é verdadeira pois esse slogan faz a expectativa do consumidor ficar extremamente alta e portanto o serviço ofertado pelo restaurante precisa atingir o nível de impecabilidade para superar essas expectativas e atingir a satisfação. A segunda assertiva é verdadeira pois a satisfação é a relação entre as expectativas do consumidor (melhor hambúrguer do mundo)  e o desempenho percebido de um produto que resultam em uma sensação de prazer ou desapontamento.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	E
	A assertiva II vai de encontro da ideia expressa na assertiva I.
 
Questão 3/5 - Comportamento do Consumidor
Segundo pesquisa apresentada pela Deloitte, nos últimos 12 meses a internet teve o percentual mais alto de aprovação, de 69%, entre os meios de comunicação em sua eficiência na promoção de vendas. Na outra ponta, no entanto, o comércio eletrônico representa ainda apenas 6% do faturamento das 109 empresas entrevistadas, frente a 50% das vendas realizadas nas lojas físicas. O uso da web pelo consumidor ainda está concentrado na busca de promoções ou dos melhores preços. De acordo com os dados da Deloitte, 48% usam a rede com essa finalidade. As empresas, de seu lado, concentram suas ações em atividades para aumentar e melhorar o relacionamento, uma das prioridades para 53%.
De acordo com alguns executivos, a web representa alguns perigos claros. O maior deles: a internet potencializa a quantidade de informação disponível para os clientes. Resultado: tende a diminuir as margens das empresas. Mecanismos de comparação de preço ajudam os clientes a economizar dinheiro, o que aumenta a concorrência. Fóruns na internet também podem prejudicar a imagem das empresas. “Quando colocamos no Google uma pergunta simples como ‘compro uma filmadora DVD ou uma Mini DV’, os primeiros resultados que aparecerem são fóruns”, afirma Carlos Wener, diretor da Samsung. “Nós não temos mais uma ‘voz única’. Temos que educar os internautas. É muito difícil”.
Um pecado capital cometido por algumas empresas é tentar enganar o consumidor, “levantando elogios” na internet. A tática é a seguinte: equipes da própria empresa entram na rede e se fazem passar por clientes, falando bem dos produtos. Segundo a experiência já acumulada, isso não funciona. “É preciso ser honesto e se identificar, senão você será descoberto e aí será ainda pior”, acredita Wener. Complexo, não? Mas a solução não parece vir de outro planeta. “O consumidor de hoje é o consumidor de ontem, o que muda são as ferramentas de marketing e propaganda a serem utilizadas. Não é o neoconsumidor. É o neomarketing”, afirma Sérgio Valente, presidente da agência de publicidade DM9DDB.
(Adaptado de: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT94560-16373,00.html)
A partir do texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina,  analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
 
I - No processo de decisão de compra, a internet afetou a fase de busca de informação que pode ser intensificada pelo consumidor pela abundância de informações disponíveis na web.
II - Diversas ferramentas e informações disponíveis na internet influenciam a fase de avaliação de alternativas no processo de avaliação de alternativas.
III - O uso da web pelo consumidor não afeta a etapa de decisão de compra, pois o cliente nesse meio ainda está concentrado na busca de promoções ou dos melhores preços.
IV - Atualmente a fase de avaliação de compra agora pode ser compartilhada pelo consumidor por relatos referentes a satisfação ou não decorrente do uso de um produto.
 
Nota: 20.0
	
	A
	São corretas apenas as afirmativas I, II.
	
	B
	São corretas apenas as afirmativas II, III.
	
	C
	Somente a afirmativa II é correta.
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas I, II, IV.
Você acertou!
A alternativa I está correta pois a internet potencializa a quantidade de informação disponível para os clientes, através do uso de mecanismos de comparação de preço e fóruns na internet, por exemplo.
A alternativa II está correta pois na internet há diversas ferramentas que possibilitam comparar produtos, buscar promoções e os melhores preços, influenciando no processo de decisão de compra.
A alternativa III está incorreta pois a internet impactou todas as fases do processo de decisão de compra, inclusiva a da tomada de decisão propriamente dita que é influenciada por informações e ferramentas que os consumidores não tinham acesso antes da internet.
A alternativa IV está correta pois os fóruns na internet também podem prejudicar a imagem das empresas, pois perguntas simples relacionadas a um produto ou marca no Google, tem como os primeiros resultados que aparecerem fóruns de discussão de usuários compartilhando a sua avaliação de compra.
	
	E
	Somente a afirmativa IV é correta.
Questão 4/5 -Composto Mercadológico
Sendo o estabelecimento de preço, uma das operações mais importante das empresas, ela deve estar ciente das formas possíveis de se estabelecer o preço e aplicar a fórmula condizente a ela.
Analise esses elementos a seguir, e enumere na ordem sequencial:
I. Baseada em valor.
II. Baseada em custos.
III. Baseada em Markup.
IV. Baseada na concorrência.
 
(  ) Esta estratégia de precificação é a mais simples, pois não considera as variáveis de um mercado altamente dinâmico.
(  ) A determinação de preço de valor postula que o preço deve representar uma oferta de alto valor para os consumidores.
(  ) Consiste em acrescentar uma margem padrão ao custo do produto a fim de chegar a um preço de venda.
(  ) Consiste em estabelecer o preço do produto alinhado ao preço dos outros fornecedores do mesmo produto.
 Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III, II, IV.
	
	B
	III, II, I, IV.
	
	C
	II, I, III, IV.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois ela apresenta a sequência correta. II – Baseada em custos: Esta estratégia de precificação é a mais simples, pois não considera as variáveis de um mercado altamente dinâmico. / I - Baseada em valor:  A determinação de preço de valor postula que o preço deve representar uma oferta de alto valor para os consumidores. / III - Baseada em Markup: Consiste em acrescentar uma margem padrão ao custo do produto a fim de chegar a um preço de venda. / IV – Baseada na concorrência: Consiste em estabelecer o preço do produto alinhado ao preço dos outros fornecedores do mesmo produto.
	
	D
	I, IV, II, III.
	
	E
	I, II, III, IV.
Questão 5/5 - Composto Mercadológico
Celso e Jane desenvolveram um novo produto de conveniência que possui um benefício específico de alta utilidade para os consumidores. Nesse tipo de situação, historicamente, a concorrência tem respondido de forma rápida, colocando produtos similares no mercado. Assinale a opção que apresenta uma afirmação correta em relação à estratégia de preço indicada para o caso: (EXAME 1998)
Nota: 20.0
	
	A
	Preços altos devem ser adotados para selecionar os compradores pelo poder aquisitivo até a entrada dos concorrentes.
	
	B
	Preço de penetração é uma estratégia inadequada, pois perder-se-ia oportunidade de maior lucratividade.
	
	C
	A concorrência não é fator preocupante, portanto preço alto é a melhor alternativa para conquistar os clientes no mercado.
	
	D
	A grande demanda do produto não permite estimular uma política de preço de desnatação e possibilitar, assim, um maior retorno para a empresa.
	
	E
	Uma estratégia de preço baixo deve ser empregada para aproveitar a diferenciação do produto, conquistando maior número de clientes.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois como a concorrência está respondendo de forma rápida com oferta de produtos similares, cabe à empresa adotar a estratégia de preço baixo, ou seja, de penetração de mercado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes