Buscar

psicologia social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relacione as principais críticas à psicologia social.
Hoje em dia, a teoria da psicologia social tem recebido inúmeras críticas. As principais:
Baseia-se num método descritivo, ou seja, um método que se propõe a descrever aquilo que é observável, factual. É uma psicologia que organiza e dá nome aos processos observáveis dos encontros sociais.
Tem seu desenvolvimento comprometido com os objetivos da sociedade norte-americana do pós-guerra, que precisa de conhecimento e de instrumentos que possibilitassem a intervenção na realidade, de forma a obter resultados imediatos, com a intenção de recuperar a nação, garantido o aumento da produtividade econômica. Não é para menos que os temas mais desenvolvidos foram a comunicação persuasiva, a mudança de atitudes, a dinâmica grupal etc...
Parte de uma noção estreita do social. Este é considerado apenas como a relação entre pessoas, a interação pessoal, e não como um.
A psicologia social apresenta-se como uma área de conhecimento da psicologia que procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico. O que quer dizer isto? Explique.
A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação. A psicologia social é o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação". A interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social são os objetos investigados.
Para a psicologia social o homem é um ser social por natureza.
No mundo interno o homem se alimenta dos conteúdos que tem do mundo externo logo estamos sempre em processo de transformação.
A psicologia social propõe conceitos básicos de analise a atividade, a consciência e a identidade que são as propriedades ou características essenciais dos homens e expressam o movimento humano: Explique como são construídas as representações sociais.
São o conjunto de explicações, crenças e ideias que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.
A teoria das representações sociais foi elaborada por Moscovici com intuito de explicar e compreender a realidade social, a dimensão histórica – crítica. Esse conceito se estabelece no limite entre a psicologia e a sociologia do conhecimento. Teve inicio com Durkheim com a teria da representação coletiva, na qual procurava dar conta de fenômenos como religião, mitos, ciência, categorias de tempo e espaço em termos de conhecimento inerente à sociedade. Moscovici afastou-se da perspectiva sociológica quando considerou as representações como algo compartilhado de modo heterogêneo pelos diferentes grupos sociais, assim retorna o conceito de representação social para a psicologia social.
O que vem a ser ancoragem e objetivação? Como são mobilizadas para a construção das representações sociais?
A objetivação é o momento em que o abstrato se transforma em concreto, cristalizando as ideias e tornando-as objetivas, “face figurativa”. Tal processo permite trazer aquilo que até então inexiste para o universo do conhecido.
A ancoragem é o processo pelo qual a ideia é trazida para o contexto do familiar, que inclui na categoria de imagem comum. Se é dado nome aquilo que não tinha nome, sendo possível imaginá-lo e representa-lo, ocorre a assimilação de imagens dadas pela objetivação com a sedimentação de um registro simbólico. 
A objetificação e a ancoragem desenvolvem-se concomitantemente, inter-relacionam-se e dão sentido à representação social.

Outros materiais