Buscar

A idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A idade Média teve início na queda do Império Romano e teve seu fim com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla. A Alta Idade Média foi do feudalismo, sistema socioeconômico predominante na era medieval e seu fim se deu lentamente, quando houve diversas transformações no âmbito de sociedade, mas também de sistema político no qual se consolidaram na Idade Moderna, quando seria substituído, no campo político, pelas monarquias nacionais e, no econômico, pelo sistema mercantilista e capitalismo. Idade Média não foi importante para o desenvolvimento do conhecimento cientifico esse período foi conhecido como idade das trevas, só após sendo o Renascimento e os Iluminista a ciência começou a se desenvolver. Na idade Média o feudo foi a base econômica, a estrutura política baseada no sistema de vassalagem e suserania, certo estatismo social, onde havia pouca mobilidade e uma forte hierarquia entre classes e o domínio da Igreja no cenário religioso. A formação da burguesia, ainda na Idade Média, muitos se tomam pela formação da classe burguesa que se destaca a partir da Revolução Industrial. 
 Um processo muito comum na burguesia e que pegavam dinheiro emprestado para que tivessem meios para atender suas demandas produtivas. Em muitos casos, o credor recebia uma bonificação extra que consistia no pagamento de juros proporcionais ao valor e ao tempo de empréstimo, esse conhecido pelo nome de usura, essa prática era condenada pela igreja católica, pois o lucro era obtido sem a realização de trabalho olhos da Igreja, o tempo não poderia ser utilizado com finalidades particulares, pois ele só poderia ser manuseado por Deus. Mais uma vez, os preceitos morais e religiosos limitaram o desenrolar do comércio na Idade Média. Apesar da resistência, o crescimento do comércio clamava cada vez mais pelo empréstimo de grandes quantidades em dinheiro. Na situação descrita em nossa problemática vemos que o lucro que o setor privado adquire serve para investimentos e melhoria na saúde, diferentemente do setor púbico que sofre com a falta de planejamento e desvio de verba que atrapalham no desenvolvimento da saúde pública. Esses aspectos acabam fazendo que a saúde publica brasileira não seja levada a sério em sua totalidade, fazendo com que a população as vezes se esforce para pagar e ir atrás do setor privado para ter melhores condições nos serviços aos quais são oferecidos. Isso recorrer ao contexto da usura adota pela idade média na qual os recursos seriam aplicados de forma particulares e não pelo desejo de Deus. Esse processo do lucro da Idade Média até a idade Moderna se dá principalmente pelo comportamento do sistema político, econômico e social.
Referencias 
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-historia-idade-media/ acessado em 28 de Abril de 2018.
HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções. 1789-1848. Tradução Maria T. L. Teixeira e Marcos Penchel. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

Outros materiais