Buscar

prova da av1 de etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aristóteles tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral. Para ele, o campo ético deveria investigar__________________________________________________________________________________ (Ref.: 201502172023)
		1 ponto
	
	
	
	
	os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens com o fim último de se atingir a felicidade.
	
	
	os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens, os costumes éticos.
	
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana com o fim último de se atingir a felicidade.
	
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana.
	
	
		2.
		O termo ética deriva de éthos, que significa: (Ref.: 201502172018)
		1 ponto
	
	
	
	
	Modo de ser
	
	
	Essência
	
	
	Moral
	
	
	Modo de fazer
	
	
	Atitude
	
	
		3.
		Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que: (Ref.: 201502136378)
		1 ponto
	
	
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	
		4.
		Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:  (Ref.: 201502136381)
		1 ponto
	
	
	
	
	meios ordinários
	
	
	meios políticos
	
	
	meios de comunicação de massa
	
	
	meios extraordinários
	
	
	meios publicitários
	
	
		5.
		Ter o cuidado de alertar todos os envolvidos em uma pesquisa de seus riscos e os benefícios esperados é uma prática que visa: (Ref.: 201502354398)
		1 ponto
	
	
	
	
	Eliminar as possibilidades de futuras solicitações de patentes dos medicamentos.
	
	
	Seguir as normas básicas da Bioética e orientações dos Comitês de Ética
	
	
	Acelerar o processo de tabulação primária onde apenas os nomes dos envolvidos são citados.
	
	
	Apenas rotina pois, os verdadeiros riscos conhecidos são ocultados para manter a ética da pesquisa.
	
	
	Não ter custos com os voluntários. Agindo desta forma eles é que são responsáveis pelo financiamento da pesquisa.
	
	
		6.
		Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegando este princípio é: (Ref.: 201502354392)
		1 ponto
	
	
	
	
	Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.
	
	
	Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
	
	
	Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
	
	
	Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
	
	
	Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
	
	
		7.
		Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se: (Ref.: 201502313204)
		1 ponto
	
	
	
	
	Direitos estratégicos
	
	
	Direitos integrais
	
	
	Direitos exclusivos
	
	
	Direitos fundamentais
	
	
	Direitos filiados
	
	
		8.
		A respeito da doação de órgãos, hoje, no Brasil, a legislação vigente afirma que a doação após a morte é feita a partir de: (Ref.: 201502762969)
		1 ponto
	
	
	
	
	Registro de doador em RG
	
	
	Registro de doador em CNH
	
	
	Consentimento familiar
	
	
	Critério de doação involuntária
	
	
	Determinação da justiça
	
	
		9.
		Acerca da reprodução humana e assistida, marque a alternativa INCORRETA: (Ref.: 201502883692)
		1 ponto
	
	
	
	
	A Resolução CFM 1358/92 institui que, a doação deve ser gratuita e não tem obrigatoriedade de preservar o anonimato entre receptores.
	
	
	Existem aspectos éticos vinculados à doação de espermatozoides, óvulos, embriões, à seleção dos embriões com bases na evidência da possibilidade de doenças congênitas e à maternidade substitutiva.
	
	
	A história da medicina relata tentativas de realização de reprodução assistida a partir do final do século XVIII.
	
	
	Existem cerca de vinte diferentes critérios para o estabelecimento do início da vida humana.
	
	
	Existem aspectos éticos vinculados ao consentimento informado e à seleção de sexo da criança.
	
	
		10.
		Quanto às alternativas de manipulação genética e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana, elas trazem questões éticas conforme abaixo, exceto: (Ref.: 201502883694)
		1 ponto
	
	
	
	
	Estas tecnologias vêm associadas a novos instrumentos de diagnóstico e tratamento e, por isso, implicam em princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde que, normalmente são escassos e caros
	
	
	A baixa educação e a pobreza são os maiores riscos éticos para a manipulação genética, fertilização e reprodução humana.
	
	
	Uma coisa é o avanço tecnológico, mas outra coisa é o uso que se faz dele.Essas tecnologias implicam em novos modos de organização da família.
	
	
	É importante que haja ética envolvida no que diz respeito a guarda/arquivo de materiais genéticos.

Outros materiais

Outros materiais