Buscar

Ação de Consignação em Pagamento em Contrato de Locação de Veículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 6
Caso concreto 1: Oséas, como locatário de veículo por contrato firmado com a locadora Carro e Automóveis Ltda., por prazo de doze meses iniciado no mês passado, recebe, logo no terceiro mês de vigência do contrato, notificação judicial da pessoa física Leontino Silveira, o qual, dizendo-se adquirente do veículo locado e exibindo contrato de compra e venda firmado com a locadora originária, notifica o locatário para, doravante, pagar a ele adquirente os alugueres mensais. Tendo Oséas buscado esclarecimento junto à locadora originária, disse ela desconhecer o contrato.
Você, diante da dúvida de Oséas a quem pagar o aluguel que se vencerá dentro de quatro dias e os futuros até o fim do contrato, é por ele procurado para adotar as providências cabíveis. Redija a peça processual cabível.
ADVOGADO: SÉRGIO ROSE OAB/RJ Nº 1.000
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ...
OSÉAS, nacionalidade:___, estado civil:___, união estável:___, profissão:___, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas sob nº___, com Registro Geral de nº___, possuidor do endereço eletrônico ____, residente e domiciliado na___, por intermédio de seu advogado, com escritório ___, local indicado para fins dos arts. 77, V e 106, I do CPC/15, vem, com fulcro nos artigos 539 e seguintes do NCPC/15, propor:
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
pelo rito especial, em face de LOCADORA CARRO E AUTOMÓVEIS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas sob nº___, possuidora do endereço eletrônico ____, com sede__, representada por seu diretor _____, nacionalidade: ____, estado civil: ____, profissão: ____, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas sob nº___, com Registro Geral de nº___, possuidor do endereço eletrônico ____, residente e domiciliado sito à _____, e de LEONTINO SILVEIRA, nacionalidade:___, estado civil:___, união estável:___, profissão:___, inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas sob nº___, com Registro Geral de nº___, possuidora do endereço eletrônico ____, residente e domiciliada sito à___, pelos fatos e fundamentos a serem expostos.
I – DOS FATOS.
O autor firmou com a primeira ré contrato de locação de veículo pelo prazo de 12 meses no terceiro mês de vigência do contrato o autor foi surpreendido  com o recebimento de notificação judicial promovida pelo segundo reu que, informando a aquisição do veículo, objeto da locação e exibindo o respectivo contrato de compra e venda, passou a exigir para si o pagamento dos aluguéis mensais.
  	Ato contínuo o consignante, entrou em contato com a primeira consignada, que informou desconhecer tal contrato.
 	 Diante desse cenário que se instaurou o consignante tem dúvidas a quem deve ser direcionados os aluguéis mensais. Ante o exposto, considerando que o próximo aluguel vencerá dentro de 4 dias e que o autor não deseja incidir em mora, não lhe restaram alternativas que não a propositura da presente ação da consignação em pagamento .
II – DO DIREITO.
O art 539, CPC determina que “nos casos previstos em lei”, poderá o devedor, ou terceiro, requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida. Por seu turno, o art 335, inciso IV do CC, autoriza a consignação em pagamento em casos de dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento. 
  	O caso dos autos, após o recebimento da notificação judicial, com a apresentação do contrato de compra e venda, o consignante, passou a ter efetiva dúvida sobre a legitimidade para o recebimento dos aluguéis. 
O consignante tem interesse no prosseguimento do contrato de locação, porém não deseja incidir em multa contratual, sendo a ação de consignação o meio adequado de extinção da obrigação de pagar, consoante o art 334 do CC. 
 III - DOS PEDIDOS
1 - Por todo exposto requer o deferimento para que seja depositado, no prazo doará 542, I, CPC, o valor do aluguel do veículo, vem como de todas as parcelas mensais que se vencerem, na forma do art 541, CPC;
2 - Que seja determinada a cotação dos réus para que querendo, apresentem contestação e que provem serem os titulares do crédito;
3 - Que seja julgado procedente o pedido com a total quitação das parcelas depositadas declarando-se extinta a obrigação do consignante;
4 - A condenação dos consignados ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.
IV - DAS PROVAS
Requer a produção de todas as provas admitidas em direito na amplitude do art 369 do CPC, bem como o contrato de compra e venda pactuado entre os consignados.
VI – DO VALOR DA CAUSA.
Dá-se à causa o valor do aluguel mensal do carro.
Termos em que pede deferimento.
Local e data.
Advogado OAB/RJ Nº XXX

Outros materiais