Buscar

AVALIANDO DE TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS III - PRINCIPAIS PERGUNTAS

Prévia do material em texto

TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS III ANA LUISA 
A abordagem fenomenológica em Psicologia, caracteriza-se pela:
Elaboração de métodos de intervenção e seus contúnuos ajustes para que o sujeito conviva, da melhor maneira possível, com o mal-estar característico do ser humano, cuja erradicação é da ordem do impossível.
A redução fenomenológica é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de:
Consciência
Sobre a abordagem centrada na pessoa podemos afirmar que alternativa correta é:
Nosso comportamento é completamente determinado pelo ambiente e seria melhor que este fosse planejado para fazer-nos felizes, socialmente e morais
Um dos teóricos que contribuiu para os estudos acerca da fenomenologia foi:
Dilthey
A Psicologia da gestalt baseou sua pesquisa na(o):
Percepção
As vivências são intencionais e têm como característica essencial:
A referência a um objeto
A Psicologia do Ato afirmava que os fenômenos psíquicos são constituídos pela atividade, ou seja, pela troca, pela interação social e não como conteúdo, o que se entendia como inato. Quem foi responsável por criar esta teoria?
Franz Brentano
Para o existencialismo (de acordo com Sartre), o ser humano deve se dar conta de que:
Não deve responsabilizar outras pessoas ou Deus por sua vida e o que lhe acontece
O Existencialismo é marcado pela proposta da fenomenologia, que consiste em:
Afirmar a importância dos fenômenos da consciência
O existencialismo se pauta na existência do homem e sua:
Subjetividade
A Psicologia Humanista nunca foi objeto de uma definição rigorosa. Pelo contrário, é apenas uma orientação, uma tendência geral, que - por princípio - se mantém "aberta", para poder adaptar-se á evolução dos valores e se nega a se fixar em qualquer doutrina precisa demais, que acabaria caindo - como várias outras - num dogmatismo escolático. Neste sentido, é correto afirmar: I - é uma forma de devolver ao homem toda sua dignidade, seu direito ao respeito em todas as suas dimensões. II - é uma forma de previlegiar o homem como objeto de estudo e neste sentido, adota o modelo médico, empenhando-se no esclarecimento das patologias. III - é uma proposta que compreende o homem como um sistema aberto a partir de um ponto de vista sistêmico. IV - é uma visão mecanicista de homem,compreendendo suas vivências a partir das relações sociais.
I e III
A essência da terapia centrada na pessoa de Carl Rogers, é o conhecimento fenomenológico, que significa:
Penetrar no mundo subjetivo particular do outro para ver se nossa compreensão da opinião dele é correta, principalmente no sentido de compreender a experiência do outro como ele a experiencia.
O conceito de congruência é fundamental na perspectiva centrada no cliente de Carl Rogers. Em relação a esse conceito, podemos dizer que:
Um alto grau de congruência significa que a comunicação, a experiência e a tomada de consciência são todas semelhantes
Ângela está estudando Heidegger e está começando a entender a proposta do filósofo para o ser do homem (ontologia). Ela já entende que o homem é um ser de relações, que está inserido em um contexto de relações e nele está implicado. Ângela já entende o conceito de:
Ser-no-mundo
Helena brigou com sua família. Ela está aborrecida e decidiu se isolar. Esse isolamento, de acordo com a teoria de Heidegger diz respeito ao modo de:
Ser-com
Heidegger é um filósofo da atualidade que introduziu o termo alemão Dasein no contexto da filosofia existencial. Dasein pode ser traduzido por:
Ser-aí
Quem foi o primeiro representante da Filosofia Existencial.
Kierkegaard
Para Kierkegaard, o indivíduo existente está apaixonado, inspirado com um pensamento apaixonado. A isso ele denomina:
Paixão de liberdade
Kierkegaard é um dos principais filósofos existencialistas. Uma de suas contribuições é a noção de liberdade, que consiste em afirmar que:
Não existe qualquer predeterminação em relação ao homem.
Existe uma diferença entre Psicologia Existencial e Filosofia Existencial. Esta última foi responsável pelas reflexões para a fundação da segunda. Assinale a alternativa que aponta o responsável por criar a Filosofia Existencial.
Kierkegaard
Tadeu é um famoso cientista. Ele constrói robôs para facilitar a vida de pacientes terminais. Seu foco agora é construir um robô que possa falar e expressar emoções faciais para servir de acompanhante destes pacientes. Correlacionando com a teoria de Husserl, pode-se afirmar que:
De acordo com a intencionalidade estamos sempre voltados para algo, que no caso de Tadeu é a construção de robôs.
Fabiana é estudante de filosofia e busca em Husserl uma base conceitual para a questão da percepção. Ela está elaborando uma pesquisa bibliográfica acerca de Noesis, que significa:
O ato de perceber.
Lídia está fazendo uma pesquisa sobre as emoções humanas em laboratório. A pesquisa envolve observação e intervenções específicas com figuras diversas que mostram guerra, felicidade, amor, desgraças humanas, dentre outras situações. As pessoas nominam o que sentem quando vêem as imagens na tela do computador. Correlacionando a pesquisa de Lídia com a proposta filosófica de Husserl, pode-se afirmar que:
Lídia está objetificando as emoções humanas.
Ítalo sempre fez de tudo para agradar aos outros, mas há pouco tempo ele começou a fazer psicoterapia existencial humanista. O terapeuta usa um modo de interação diferente, buscando extrair dele sua própria verdade através de perguntas. De acordo com o existencialismo, o terapeuta está utilizando:
O diálogo maiêutico

Outros materiais