Buscar

AVALIANDO DE PSICOPATOLOGIA I - PRINCIPAIS PERGUNTAS

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
O sono, um estado alterado da consciência, considerado normal e determinado fisiologicamente dividido em diversas fases complementares entre si. Indique, dentre as opções abaixo a fase de ocorrência dos sonhos nítidos.
Sono REM
O mais comum nas equipes de saúde mental é que elas contêm com:
Psicólogos, terapeutas ocupacionais e psiquiatras
A avaliação do paciente em psicopatologia é feita principalmente por meio da entrevista que permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação, a saber: a anamnese e o exame do estado mental atual. Indique, dentre as opções abaixo, as características da anamnese.
Levantamento do histórico dos sinais e sintomas que o paciente tem apresentado ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social.
A capacidade de estar desperto e agir conscientemente depende da atividade do sistema reticular ativador ascendente que se localiza predominantemente:
No tronco cerebral
O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição ético filosófica para o mesmo.
Capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes a essa ética.
O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição psicológica para o mesmo.
Soma total das experiência conscientes de um indivíduo em um detemrinado momento. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade.
O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição neuropsicológica para o mesmo.
Estado vigil do paciente, que de certa forma iguala a consciência ao grau de clareza sensória do mesmo. Entende-se por consciência o sujeito estar desperto, vigil e lúcido.
A observação psicopatológica registra uma série de estados alterados da consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontram-se os estados hipnóticos que se caracterizam por:
Um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por uma outra pessoa.
Considere que você atendeu em seu consultório um novo cliente que apresenta uma tonalidade afetiva desagradável, mal humorado, nitidamente irritado, amargo e agressivo. Que tipo de alteração de humor você identifica que está ocorrendo com o mesmo?
Disforia
Considere que você atendeu em seu consultório um novo cliente que afirma não ter vontade para nada, sentir-se muito desanimado, sem forças e sem iniciativa. Que tipo de alteração volitiva você identifica que está ocorrendo com o mesmo?
Abulia
Considere que você atendeu em seu consultório um novo cliente que lhe relata estar todo o tempo ouvindo vozes, inclusive naquele momento, chamando-o de homossexual e xingando-o. Que tipo de alteração sensoperceptiva você identifica que esta ocorrendo com o mesmo?
Alucinações

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes