Buscar

aula 10 consultoria rh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ref.: 201703607239
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma das vantagens de se dispor de uma equipe de consultores internos de RH, qualificados e experientes, em lugar de uma equipe contratada externamente, é:
		
	
	a otimização do trabalho.
	
	a redução de equipamentos.
	
	a ampliação das instalações.
	 
	a redução de custos.
	
	o aumento de máquinas.
	
	 
	Ref.: 201704306512
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A moderna Administração de Recursos humanos é hoje entendida como uma responsabilidade de cada chefia e uma função de staff . A esse respeito é correto afirmar que ela:
		
	
	Pouco precisará do conhecimento e do potencial humano das pessoas, pois serão a grande arma para que a empresa se mantenha no mercado.
	 
	Precisará antecipar-se às expectativas e atuar de forma centralizada e eficiente, no que se refere à execução das políticas e práticas de gestão de pessoas
	
	Deve praticar a Gestão de Pessoas, de maneira autoritária, em que todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são vistos como parceiros.
	 
	Passará a ver as pessoas como força geradora de lucros, como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento com as organizações
	
	Deverá impor mudanças necessárias a execução de suas estratégias, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma.
	
	 
	Ref.: 201703498090
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Numa possível análise do rh, complete a afirmativa a seguir com a opção correta. "AS POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS E SUAS RESPECTIVAS PRATICAS DEVEM ESTAR___________ÀS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PARA PRODUZIREM MELHORES_____________PARA ORGANIZAÇÕES"
		
	 
	alinhadas - resultados
	
	vinculadas - processos
	
	extrínsecas - vantagens
	
	alheias - satisfações
	
	desagregadas - lucros
	
	 
	Ref.: 201703607227
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O consultor interno ao demonstrar disposição para considerar as mudanças e inovações na medida em que for conveniente e oportuno para a solução de problemas, agindo como um negociador inclusive diante das resistências, demonstra:
		
	
	organização.
	
	iniciativa
	 
	habilidade.
	
	conhecimento.
	
	potencial.
	
	 
	Ref.: 201703607269
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentre as perspectivas desafiadoras para a Consultoria Interna de RH, estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desenvolvendo atividades:
		
	
	voltadas para a criação de novas áreas de tecnologia de informação dentro das organizações facilitando o alcance dos objetivos.
	
	voltadas para a criação de novas áreas operacionais dentro das organizações facilitando o alcance dos objetivos.
	
	dedicadas à criação de novos modelos de planejamento e controle da qualidade dos processos de produção.
	 
	voltadas à formulação das políticas de gestão de pessoas e para a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
	desde a formulação de mecanismos de controle de pessoal até às políticas de formulação de preços.
	
	 
	Ref.: 201703683496
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Consultoria Interna de RH apresenta como um processo complementar e impulsionador da gestão estratégica de pessoas na empresa moderna e proativa. No decorrer das aulas, a compreensão do que vem a ser a atuação da consultoria, uma modalidade de prestação de serviço especializado para a ajuda dos interessados em solucionar seus problemas, tornou-se clara e fundamentada. Ficou evidente, antes de tudo, que se trata de uma atividade que surgiu com a necessidade de ajuda qualificada para elucidar situações complexas. Em concordância aos estudos realizados até o momento, assine a questão que NÃO atende plenamente ao enunciado.
		
	
	Transformações nos diversos contextos organizacionais trouxeram a melhor compreensão da importância do conhecimento e das habilidades que as pessoas qualificadas detêm. Daí a crescente valorização do capital humano, das competências individuais e de grupo, que, no conjunto, tornam-se a grande riqueza das organizações.
	 
	A força intelectual, as aptidões das pessoas são importantes, porém não fundamental nos cenários organizacionais da atualidade. Não são considerados de ter um extraordinário valor estratégico, e a função de RH tem perdido cada vez mais a atenção dos presidentes e diretores das empresas, não gerando também resultados positivos.
	
	É observada a urgente necessidade de otimizar a capacidade dos Recursos Humanos, em todos os quadrantes da organização, potencializando e alinhando suas contribuições por meio da qualificação e atualização permanente tanto como do envolvimento e do estímulo à participação de cada um e de todos no contexto da empresa.
	
	Estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desde a formulação das políticas de gestão de pessoas até a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
	A informatização foi a grande força impulsora que agilizou sobremaneira as atividades organizacionais e deu ensejo ao novo conceito de gestão por processos e às equipes multidisciplinares e semiautônomas que constituem as estruturas flexíveis e adaptativas da moderna administração, que é proativa, inovadora e competitiva.
	
	 
	Ref.: 201703607252
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A empresa Maria S/A. possui as seguintes características: centralizada, com normas e políticas pouco flexíveis, ausência e/ou mudança constante de presidentes. Podemos prever que:
		
	
	teremos obstáculos sim, mas que não irão interferir na implementação da consultoria interna de RH.
	
	teremos maiores facilidade de manter contatos com a alta direção da organização.
	
	teremos maior agilidade nas decisões necessárias ao processo de consultoria interna de RH.
	
	teremos maior articulação com os gerentes das áreas específicas da empresa.
	 
	teremos muitos obstáculos para o processo de implementação da consultoria interna de RH.
	
	 
	Ref.: 201703498045
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quais das alternativas uma Consultoria de RH pode definir um comportamento organizacional dentro da organização
		
	 
	estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações
	
	criar ambiente de tremenda expectativa nas pessoas para o sucesso do processo
	
	todo comportamento  é igual em todos os processos
	
	é criar novos paradigmas de sucesso, tratando do bem estar das pessoas no ambiente de trabalho
	
	estar de bem com todos, para termaior sucesso no processo

Outros materiais