Buscar

Inclusão nas Escolas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inclusão nas Escolas
É a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
Uma escola inclusiva em primeiro lugar, um bom projeto pedagógico, que começa pela reflexão. Diferentemente do que muitos possam pensar, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados. A equipe da escola inclusiva deve discutir o motivo de tanta repetência e indisciplina, de os professores não darem conta do recado e de os pais não participarem. Um bom projeto valoriza a cultura, a história e as experiências anteriores da turma. As práticas pedagógicas também precisam ser revistas. Como as atividades são selecionadas e planejadas para que todos aprendam? Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que no fim das contas todos tenham os mesmos resultados. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com as suas condições. E isso vale para os estudantes com deficiência ou não.
Visitamos a Escola Municipal Eloy Ornelas, localizada no distrito de Vila Nova de Campos, uma escola publica. Pesquisa Realizada com Andresa da Silva, Pedagoga do Fundamental I.
A escola visitada não tem suporte suficiente para adaptar alunos com qualquer uma que seja a deficiência, não possui sala de recurso, e alunos com deficiência são encaminhados para outra escola.
No momento só há um aluno matriculado na escola com laudo de disgrafia e dislexia. A escola faz a inclusão do aluno na sala regular, trabalhando com o lúdico e adaptações nas atividades escritas e orais tentam se adequar para direcionar da melhor forma possível porem destacando que não há um profissional.
O Espaço Físico da Escola
Há rampa para o primeiro andar, porem, sem sinalizações para deficientes, sem iluminação nas paredes da rampa e nenhuma cor forte para destacar, sem corrimão, não há relevo no chão em nenhuma parte da escola, sem identificação em Braille nas portas das salas, banheiro e etc.. Os acentos dos vasos sanitários são adequados porem, logo na entrado do banheiro tem um degrau, logo inadequado para cadeirantes
.
Resumindo a escola é mal planejada pela prefeitura, por ser uma escola publica do interior com casos raros de alunos especiais, a questão da inclusão só é lembrada quando é necessitada por alguns alunos, e familiares vêem a obrigação de transferi-lo de escola para que tenha um ensino de qualidade sem o defasar.
O que poderá ser feito é, que os pais de alunos especiais e não especiais, organizem uma reunião com responsáveis para saber quais medidas poderão ser tomadas em relação a isso, afinal a escola é da prefeitura.

Outros materiais