Buscar

RESPOSTA AO TRABALHO PROPOSTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais são os agentes químicos, físicos e biológicos que mais afetam os trabalhadores do setor de frigoríficos de carne.
R = O Brasil está entre os maiores produtores de carne do mundo, e isso, associado ao crescimento populacional mundial alavanca ainda mais a ampliação do setor, uma vez que, a carne está entre as alternativas mais econômicas para a alimentação humana, além de sua aceitação mundial estar ligada a questões culturais e religiosas.
Dentro desse cenário de crescimento aumenta também os agentes químicos, físicos e biológicos que são:
Agentes Químicos – produtos químicos utilizados na higienização dos locais de abate e dos equipamentos; produtos e processos químicos utilizados para a produção da carne, como a salga e a defumação.
Agentes Físicos – Dentre os principais riscos encontrados em frigoríficos, os que mais aparecem são os relacionados a LER/DORT, a fadiga, desconforto térmico (variação de temperatura e umidade) e acidente de forma geral que são propícios devido à complexidade do processo e serão descritos abaixo:
LER/DORT: A Occupational Safety Health Administration (OSHA, 1999) classifica as LER/DORT como distúrbios dos músculos, nervos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagens ou discos intervertebrais, associados à exposição aos fatores de risco na atividade de trabalho;
Segundo Rossi e Tirapegui (2002 apud WICZICK, 2008), a fadiga pode ser inicialmente definida como o conjunto de manifestações produzidas por trabalho, ou exercício prolongado, tendo como consequência a diminuição da capacidade funcional de manter, ou continuar o rendimento esperado. É o estado da impossibilidade do organismo de resistir à falência do sistema de produção de energia e realização de trabalho, caracterizada pela queda de produção e perda da motivação, sendo o processo totalmente reversível. Percebe-se que a fadiga é um risco que não possui maiores dificuldades de ser evitado, pois está diretamente ligada a intensidade e ao tempo de realização de determinada atividade.
Conforto Térmico: Compreende uma condição mental que expressa satisfação com o ambiente térmico. Ter conforto térmico significa que uma pessoa usando uma quantidade normal de roupas não sente nem frio nem calor demais. Sendo assim o desconforto térmico pode ser causado pela diferença extrema de temperatura, é comum na indústria frigorífica.
Agentes Biológicos – Os riscos biológicos representam uma grande preocupação, uma vez que os colaboradores estão em permanente contato com os animais, direto com sangue, vísceras, fezes, urina, secreções, restos placentários, líquidos e fetos, que podem estar infectados com patógenos de caráter zoonótico. 
Dessa Forma, cada vez mais são necessários profissionais especializados em segurança do trabalho para desenvolver planos de ação para controlar de forma eficaz os agentes que afetam os trabalhadores desse setor importante para o desenvolvimento econômico do país.
Quais são as medidas de segurança do trabalho que podem ser desenvolvidas num açougue de pequeno porte.
R = A proteção do trabalhador nos açougues deve ser aliada ao treinamento adequado e a preparação do funcionário para exercer as atividades da sua jornada de trabalho.
O trabalhador deve estar atento aos riscos existentes nesse ambiente de trabalho. O risco de escorregar no chão úmido, cortes com facas e até mesmo de resfriados devido a baixa temperatura. 
Porém, para todos esses fatores existe uma solução de prevenção aos acidentes de trabalho. São eles, os EPIs. Veja os quais são os equipamentos necessários para trabalhar com segurança em açougues:
Avental
Bota de PVC
Calça frigorífica
Japona Frigorífica
Luva Anticorte
Luva Térmica
Respirador Descartável
Perneira
Touca descartável
Óculos de proteção
Protetor auditivo: em alguns casos, as máquinas que operam no local são capazes de afetar o aparelho auditivo.
É muito importante que o trabalhador esteja consciente dos riscos à saúde e sua integridade física. A prevenção de acidentes começa com informação e a utilização de EPIs. A conscientização das empresas com a segurança do trabalho é fundamental para que a prevenção aconteça
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
WICZICK, Rodrigo Mendes. Diagnóstico da incidência de doenças associadas a
LER/DORT em trabalhadores de câmaras frigoríficas de Curitiba e Região
Metropolitana. Ponta Grossa:[s.n], 2008.
OCCUPATIONAL SAFETY HEALTH ADMINISTRATION (OSHA). OSHA Law &
Regulations. United States. Departamento of Labor, 1999.
PALMA, José Estevão Moraes. A qualificação da mão-de-obra da agroindústria
de frigorífico bovino frente às inovações tecnológicas: estudos de casos. Porto
Alegre:[s.n.], 2000.
1

Outros materiais