Buscar

atv 1 li

Prévia do material em texto

Atividades do curso “ A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS” 
Com base nas leituras do Módulo 1 responda:
1 - Qual a importância da contação de histórias, seus fundamentos na educação infantil e sua origem? Faça uma reflexão com no máximo dez linhas. Estas reflexões são muito importantes, pois para nos tornarmos contadores de histórias teremos que ter um bom embasamento!
R: As histórias representam a cultura da humanidade, formando uma relação entre passado e presente, criando e recriando através da imaginação e da fantasia. O Contar histórias é um ato lúdico, uma arte pedagógica que é usada como forma de aprendizagem, interação social e uma forma muito eficaz de trabalhar a comunicação. Contar historias não serve só para distração, ocupar o tempo mas é utilizado na educação para ensinar e aprimorar a fala e a escrita é uma atividade prazerosa não só para crianças mas adultos também.
2 - Faça uma pesquisa sobre o precursor da Literatura infantil no Brasil e a importâncias de suas obras.
A Literatura Infantil no Brasil iniciou em 1921 com a história: “Narizinho Arrebitado”, publicação de Monteiro Lobato. Monteiro Lobato é, sem sombra de dúvidas, a pai da Literatura Infantil brasileira. Conhecido e famoso por escrever livros nos quais se pudesse morar, por isso criou o sítio. Foi um revolucionário progressista, fundador de inúmeras editoras, jamais deixando de lado os castelos de contos de fadas e o folclore nacional, (re) criando o mundo ao seu redor, a partir de coisas do seu cotidiano, desta forma escreveu mais de quatro mil e seiscentas páginas só de obras infantis. É conhecido por sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. Dedicou-se a um estilo de escrita com linguagem simples onde mistura realidade e fantasia. Monteiro Lobato criou um universo para a criança enriquecida pelo folclore, buscou o nacionalismo na ação das personagens que refletiam na brasilidade, na linguagem, comportamentos e na relação com a natureza. 
O escritor é considerado pioneiro na literatura paradidática, aquela que se aprende brincando, por transmitir ideias e conhecimento em livros que falam de história, geografia e matemática. Em suma, a obra literária para as crianças é a mesma obra de arte para o adulto. Difere apenas na complexidade de concepção, a obra para as crianças é, a princípio, mais simples em seus recursos, mas não menos valiosa. Assim como há obras literárias simples para adultos, e que são consideradas obras-primas. Essa simplicidade de concepção deve criar a simplicidade de linguagem, na qual a literatura deve ser uma fonte repleta de sensações, emoções, imaginações que tocam a criança a fazendo viajar e sonhar, cumprindo o verdadeiro papel da Literatura.
Com base nas leituras do Módulo 2 responda:
1- Quais são os diferentes tipos de textos de literatura infantil que podem ser trabalhados com as crianças? Faça uma breve explicação de cada uma e a importância de trabalhar cada um deles.
2- Em relação as faixas etárias, explique o que você recomendaria como leitura para cada uma delas. Dê dicas de uma obra que você recomendaria!

Outros materiais

Perguntas Recentes