Buscar

Gabarito Apol 1r

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Canais de Distribuição
Logística: Materiais e Armazenamento
Questão 1/5 - Canais de Distribuição
“Em operações militares, procure uma vitória rápida. Com o prosseguimento das ações as armas ficarão desgastadas, as provisões insuficientes e as tropas desmoralizadas. Uma batalha longa entorpece o exército, umedece o espírito e o entusiasmo dos soldados. Se você sitiar uma cidade fortificada, terá suas forças esgotadas. Se o seu exército for mantido muito tempo em campanha, as reservas do Estado serão insuficientes.”
TZU, Sun. A Arte da Guerra. Século IV a.C.
O estudo do Lead Time aplicado à logística de distribuição é fundamental para fortalecer os vínculos entre os integrantes da cadeia e manter vantagem competitiva entre os concorrentes.
COLUNA 1
	(1) “Em operações militares, procure uma vitória rápida”.
	(2) “Com o prosseguimento das ações as armas ficarão desgastadas”...
	(3) “Uma batalha longa entorpece o exército, umedece o espírito e o entusiasmo dos soldados”.
	(4) “Se você sitiar uma cidade fortificada, terá suas forças esgotadas”.
	(5) “Se o seu exército for mantido muito tempo em campanha, as reservas do Estado serão insuficientes”.
COLUNA 2
	(  ) Altos lead times impactam diretamente nos recursos de transporte, armazenagem e processamento de pedidos. 
	(  ) Falta de planejamento do lead time resulta em grandes perdas financeiras, tornando-se gargalos na Cadeia de Suprimentos. 
	(  ) Lead time cada vez menores está alinhado diretamente com a filosofia Just in Time. 
	(  ) O nível de serviço logístico percebido pelo cliente é reflexo direto das ações da empresa em relação ao lead time de distribuição. 
	(  ) Devido a alta concorrência entre as cadeias de suprimentos, empresas com controle do lead time nas operações de distribuição são mais competitivas.  
Leia atentamente as descrições na coluna II, e encontre o trecho correspondente na coluna I retirado do livro A Arte da Guerra de Sun Tzu. Ao final, assinale a sequência correta para a coluna II:
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
	
	B
	2 – 5 – 3 – 4 – 1
	
	C
	3 – 4 – 2 – 5 – 1
	
	D
	5 – 2 – 3 – 1 – 4
	
	E
	2 – 5 – 1 – 3 – 4
GABARITO: AULA 1 - TEMA 2
Comentário: O alto lead time tende a consumir muitos recursos nos processos de distribuição, sejam eles de tempo, financeiros ou humanos. A falta de planejamento e a busca incorreta pelos objetivos principais da distribuição tiram a competitividade das empresas, pois dificultam a execução adequada das operações e minimizam a atuação no Market Share. Como a atividade de distribuição dentro de todo a operação logística é a que está em contato direto com o cliente, toda a percepção de nível de serviço está associada a ela.
Questão 2/5 - Canais de Distribuição
Uma das formas de agregar valor a um produto é trabalhando o melhor canal de distribuição para que o nível de serviço satisfaça o cliente.
Para que se possamos planejar um canal de distribuição, necessitamos mapear e analisar seus processos macros com o intuito de buscar otimizações e melhorias na forma em que o produto fica disponível ao cliente, quais são os itens que descrevem processos macros de um canal de  distribuição
I. A determinação do momento de compra por parte do fornecedor até a ordem de manufatura.
II. O planejamento de estoque de produtos acabados e o processamento de pedido por parte do cliente.
III. A escolha do melhor transporte para a movimentação do produto acabado até um atacadista.
IV. O planejamento do estoque de matéria-prima.
Considerando as melhores práticas para elevação da competitividade do setor atacadista, assinale:
Nota: 20.0
	
	A
	Se nenhuma afirmativa estiver correta.
	
	B
	Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	C
	Se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
	
	D
	Se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
	
	E
	Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
Você acertou!
GABARITO: AULA 2 - TEMA 1
Comentários: Como vimos no tema os processos macros de um canal de distribuição podem serem descritos como:
 Produção/Manufatura > Estocagem > Cliente
Com isso as únicas alternativas que descrevem um desses processos são as de número II e III
Questão 3/5 - Canais de Distribuição
A atual crise econômica vem trazendo mudanças significativas na forma com que as organizações administram seus custos, tendo em vista a necessidade de planejamento minucioso para conseguirem se manter vivas e competitivas em um mercado cada vez mais acirrado.
Podemos então definir que a finalidade da administração dos custos na área logística é:
Nota: 20.0
	
	A
	Discriminar, controlar e reduzir os custos logísticos fazendo com que os produtos e serviços sejam mais competitivos e traga maior retorno financeiro à organização, mantendo o nível de serviço.
Você acertou!
GABARITO: AULA 1 - TEMA 5
Comentário: O controle dos custos operacionais é importantíssimo para a manutenção do nível de serviço da empresa, pois com ele é possível determinar quais clientes devem ser atendidos com serviços diferenciados e quais devem ter um controle efetivo para não tornar a operação em prejuízo. O controle de custos nunca eleva o nível de serviço, pois não há relação direta em sua redução ou elevação com o serviço prestado. Ou seja, é possível ter alto custo operacional e a percepção de nível de serviço pelo cliente ser muito baixa.
	
	B
	Equiparar o nível de serviço prestado com os custos ocorridos, mantendo um ponto de equilíbrio onde o cliente tenha a percepção de custo/benefício aceitável.
	
	C
	Elevar o nível de serviço oferecido controlando e identificando os custos, para que a empresa possa realizar a transferência destes valores para os produtos e serviços, evitando prejuízos financeiros.
	
	D
	Identificar e maximizar os recursos financeiros investidos para ter a alocação correta dos custos e aumentar o nível de serviço oferecido pela empresa.
	
	E
	Gerenciar os valores relacionados aos custos totais de transporte, armazenagem e controle da empresa para elevar o nível de serviço e retrair a competitividade perante os concorrentes.
Questão 4/5 - Canais de Distribuição
A área de distribuição de uma empresa por si só representa boa parte da percepção pelo nível de serviço sobre seus processos operacionais. Assim temos que: 
I. O objetivo da apuração dos Níveis de Serviço é o de estabelecer políticas que possibilitem às empresas, simultaneamente, uma melhoria do serviço oferecido ao cliente e a redução nos custos;
E POR ISSO:
II. Envolve os processos de identificação, classificação, mensuração, análise e interpretação das informações operacionais, econômicas e financeiras da atividade de distribuição.
Nota: 20.0
	
	A
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.
Você acertou!
GABARITO: AULA 1 - TEMA 4
Comentário: A avaliação dos níveis de serviço deve ocorrer para que a empresa possa direcionar os esforços para entregar ao cliente o que supri suas expectativas e, ao mesmo tempo, às expectativas dos acionistas em relação ao retorno do investimento. E o processo de avaliação dos níveis de serviço passa pelas atividades de identificação, classificação, mensuração, análise e interpretação das informações operacionais, econômicas e financeiras da atividade de distribuição.
	
	B
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não complementa a primeira.
	
	C
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	D
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	E
	As duas afirmações são falsas.
Questão 5/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Tomemos como base a seguinte colocação:
O Setor de Controle de Qualidade é imprescindível para as organizações que buscam oferecer produtos diferenciados ao seu público consumidor mais exigente. Para isso, deve haver controle desde a entrada das matérias primas, dos processos produtivos, dos tipos de embalagensutilizados, da maneira com o qual o produto foi armazenado, de como foi transportado até as lojas e como foi entregue ao cliente. Esse fluxo pode ser longo, dependendo do tamanho da cadeia logística a qual a empresa está inserida, mas exige acompanhamento efetivo por parte do Setor de Qualidade para garantir um cliente totalmente satisfeito com sua aquisição.
Dessa forma, podemos afirmar que:
I – Uma empresa que investe em qualidade investe em embalagens que facilitam o transporte e que ao mesmo tempo, protejam os produtos de avarias.
II – Uma empresa que investe em qualidade disponibiliza aos seus colaboradores os instrumentos de medição necessários para a verificação dos produtos.
III – Uma empresa que investe em qualidade realiza controle no processo de produção, pois a qualidade dos insumos é responsabilidade do fornecedor.
IV – Uma empresa que investe em qualidade opta por realizar o controle em parte da cadeia logística, devido aos altos custos que isso gera para o processo.
V – Uma empresa que investe em qualidade acompanha o desenvolvimento do produto desde a entrada das matérias primas, produção, distribuição e entrega.
São verdadeiras apenas as sentenças:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e V, apenas.
Você acertou!
GABARITO: AULA 2 - TEMA 2
Comentário: Para uma empresa garantir a qualidade do produto final, é necessário acompanhamento por todo o processo, desde a entrada dos insumos que serão utilizados na produção, os quais devem ser avaliados e liberados pelo Controle de Qualidade. Para isso, são realizadas inspeções e checagens com os instrumentos de medição adequados.
	
	C
	II, IV e V, apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	III, IV e V, apenas.

Outros materiais