Buscar

Tarefa Unidade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tarefa 3– Unidade 3:
1) Diferencie Balanço Comercial de Balanço de Pagamentos. Faça uma pesquisa sobre a posição do país em relação ao Balanço de Pagamentos e os demais países, NO MUNDO.
Balanço comercial é a relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede(superávit) o das importações ou o contrario as importações superam as exportações (déficit). O Balanço de Pagamentos é o resumo, das transações ocorridas entre o país e o resto do mundo, apresenta duas grandes contas: o saldo em transações correntes, que se refere às transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior e, o saldo de capitais que reflete o fluxo de moedas entre o país e o resto do mundo.
BENEVIDES PINTO, D. ; VANCONCELLOS, M. A.S. Manual de economia, 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 
DÁVILA, Marwil. Entre a Balança Comercial e o Balanço de Pagamentos: Uma análise de conjuntura.Disponível em:< http://petecounb.wordpress.com/2013/02/03/entre-a-balanca-comercial-e-o-balanco-de-pagamentos-uma-analise-de-conjuntura/> Acesso em: 18 out. 2013.
2) Quais as consequências da inflação para o indivíduo e para a economia de um país como um todo? 
A alta ou fora de controle, pode gerar diversos problemas e distorções econômicas. Desvalorização da moeda, assim falta de reajustes nos salários e aumento nos produtos nacionais e se o dólar aumenta o valor dos produtos importados também aumentam. Investidores não aplicam capital no setor produtivo para aplicar em bancos, o que traz um aumento no desemprego. A imagem fica negativa no mercado internacional o que acarreta falta de investimentos de médios e longos prazos. Há um aumento de investimentos de curtos prazos visando tirar vantagens nas altas taxas de juros. Elevação das taxas de juros, forçando os preços a caírem com a diminuição do consumo.
MISES, Ludwig von. A verdade sobre a inflação. Disponível em:< http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=101> Acesso em: 18 out. 2013.
SILVA, César Roberto Leite da.  Economia e mercados: Introdução à economia. São Paulo: Saraiva, 18.ed. 2001.
CERQUEIRA, Sara. Causas e Consequências da Inflação. Disponível em:< http://economia-a.blogspot.com.br/2012/02/causas-e-consequencias-da-inflacao.html> Acesso em: 18 out. 2013.
3) C + I + G + X – M. 
4) C.
5) A.
6) D.
7) D.
8) B.
9) D .
BARROS, Monica. Notas sobre o Balanço de Pagamentos. < http://boilingneurons.com/balpag.htm>. Acesso em: 18 out. 2013.
10) C.

Outros materiais