Buscar

mercado de capitaais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MERCADO DE CAPITAIS
1- Day Trade
Compra e venda no mesmo dia é uma modalidade de trading utilizada em Mercados Financeiros que tem como objetivo a obtenção de lucro com a oscilações de preços ao logo do dia.
3- Split- Desdobramento de ações - Números de ações/ interferência na capital
É uma estratégia utilizada pelas empresas com objetivo de melhorar a liquidez de suas ações. Acontece quando as cotações estão muitos elevadas, o que dificulta a entrada de novos investidores no mercado.
4- CBLC, Selic, CETIP e ciclo de liquidação
CBLC: Registra as operações em tempo real nos sistemas de negociação para os quais presta serviço 
SELIC: Sistema Computadorizado utilizado pelo governo a cargo do Banco Central do Brasil para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos 
CETIP: É a integradora do mercado financeiro, pois oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos títulos.
Ciclo De Liquidação: compra de ação e recebimento do dinheiro para quem vendeu essa ação. Demora 3 dias
 Público > Selic
 Privado > Cetip
5- ACC/ ACE 
ACC- Adiantamento sobre contrato de câmbio, é um financiamento feito para ser contratado antes do embarque de suas mercadorias para o exterior.
ACE- Adiantamento sobre cambiais entregues.
6- Sociedade Anônima/ Bolsa de valores ( Atribuições )
Sociedade: anônima ou '' sociedade por ações '' é uma empresa com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e responsabilidades de seus sócios limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas .
Bolsa de Valores: São locais onde são negociados aos títulos emitidos por empresas que sejam elos com capitais públicos, mistos ou privados.
7- Mercado Primário do Mercado de Ações
É o mercado onde são negociados pela primeira vez, os valores emitidos pelas companhias. Estes valores são em sequências, revendidos no mercado secundário para os investidores em geral
8- Debentures 
São títulos de crédito emitidos por sociedades anônimas, tendo por garantia seus ativos e seus recursos são destinados ao financiamento de capital fixo.
9- Circuit Breaker
É um mecanismo que permite, na hipotese de oscilações mais bruscas nos preços que as ordens de compra e venda sejam rebalanceados e amortecidos. É uma proteção a variação exagerada dos preços e momentos atípicos do mercado
10- Underwriting / Tipos
É o lançamento de ações ou debentures para subscrição feito por pessoa física ou jurídica no mercado.
12- Dividendos são uma parcela do lucro apurado por uma sociedade anônima, distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social.
13- Tag Along: É um mecanismo de proteção a acionistas minoritários de uma companhia que garante a eles o direito de deixarem uma sociedade, caso o controle da companhia seja adquirido por um investidor que até então não fazia parte da mesma.
14- ADR(s): ADR é uma sigla para American Depositary Receipt, são recibos de ações emitidos nos EUA para negociar ações de empresas de fora do país na Bolsa de Nova York. Uma empresa brasileira, por exemplo, para ter suas ações negociadas na NYSE precisa ser emitida em forma de títulos, com o nome de ADRS.
Mercado Futuro: O mercado futuro pode ser entendido como uma evolução do mercado a termo. Nele, os participantes se comprometem a comprar ou vender certa quantidade de um ativo por um preço estipulado para a liquidação em data futura.
Hedge: O Hedge é um importante termo utilizado no mercado financeiro para se referir a proteção. Ele é um mecanismo que tem objetivo de proteger operações financeiras com exposição a grandes variações de preços, protegendo o investidor do chamado risco de mercado, ou seja, do risco de exposição a volatilidade de determinados ativos.
SADIA: Ela vendeu contratos futuros de câmbio apostando na queda da moeda. Quem compra, a contraparte, espera que o valor suba. No fim, o objetivo era comprar dólares baratos no mercado à vista e revendê-los pelo preço do contrato futuro (mais alto). Assim, com o dólar subindo e as garantias a serem depositadas também crescendo, a influência da operação no caixa da empresa pode ter começado a pesar mais do que o planejado.
Cross Default: Se uma divida do emissor vencer e a empresa ficar inadimplente. 
IPCA: Índice oficial da inflação
IGPM: Índice que mede a inflação
CAPM: É utilizado para medir a relação entre o risco e a rentabilidade de um investimento.
E (Ri) = retorno esperado do ativo;
Rf =taxa de juros livres de risco;
βim = coeficiente beta, que representa a sensibilidade dos mercados;
E(Rm) = retorno esperado do mercado;
E(Rm) – Rf =prêmio de risco que representa a diferença entre a taxa de retorno esperada do mercado e a taxa de retorno livre de riscos.

Outros materiais