Buscar

Resenha Crítica filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha 
Filme: Doze homens e uma sentença.
O filme Doze homens e uma sentença, de 1957 e do diretor Sidney Lumet, retrata a história de um julgamento de um garoto jovem que foi acusado de matar brutalmente seu pai. Diante disso, embasados por uma grande quantidade de provas que foram apresentadas pela promotoria, onze desses jurados tem convicção de que o garoto é culpado. Somente um deles, pensa de diferente modo, pois ele tinha dúvidas a respeito do caso e manteria seu voto até apresentação de prova absoluta e incontestável, e, como legalmente falando, era necessário que tivessem os 12 votos (unanimidade) para que a decisão fosse tomada, os jurados que estavam julgando o caso como culpado, tentaram convencer o outro jurado de que eles estavam com a razão. O filme se inicia no tribuna, onde o julgamento do garoto já está acontecendo Logo após, os jurados se reúnem numa sala para conversarem e tentarem chegar num acordo. Com isso, o jurado que estava querendo averiguar melhor o caso, vai usando seu poder de persuasão para fazer os outros jurados refletirem a cerca das suas decisões, objetivando que eles repensassem deixando de lado o preconceito, pois isso poderia corromper o julgamento do garoto.
Se pararmos pra refletir a cerca desse filme, o papel dos jurados é bastante delicado, uma vez que eles são homens, imperfeitos, que tendem a julgar através de estereótipos, no filme, por exemplo, temos um jovem latino, pobre, que veio do cortiço, que estava prestes a ser condenado se não fosse o senso de justiça de um dos jurados, que entendia que aquele ser humano tinha o direito de ter todas as provas averiguadas e todo caso detalhadamente estudado, para que não houvesse erro. Acredito que essa deveria ser a posição de toda e qualquer pessoa que tenha em mãos o julgamento de outrem, que tenha em mãos o destino da vida de outrem. Dessa forma, poderíamos de fato fazer jus a definição de justiça presente no dicionário online Michaelis, “conformidade dos fatos com o direito; faculdade de julgar segundo o que é justo e direito”.
Diante de tudo o que foi exposto, a principal mensagem que o filme traz é a relacionada à problemática das relações grupais nos processos decisórios, onde cada indivíduo possui certas características, condicionamentos e padrões de vida, que acabam por influenciar nas diversas maneiras de encarar a mesma situação, pois cada um analisa os fatos a partir de seu ponto de vista, dos seus condicionamentos sociais e pessoais.

Outros materiais