Buscar

UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE
Sala 10, 9
 º ano B
Objetivos
Construir o conhecimento, possibilitar ao estudante o desenvolvimento da habilidade de selecionar, organizar, analisar e sintetizar.
O trabalho com Projetos Pedagógicos Interdisciplinares nos dá essa relação significativa entre o ensinar e o aprender.
Assim, com a necessidade e o desejo de conhecer o espaço em que vive cada estudante despertar a curiosidade. um passeio histórico pela minha cidade tem a finalidade de proporcionar a valorização da cidade a partir do conhecimento de sua história, bem como de seus pontos turísticos, de suas belezas naturais e de sua cultura.
Através desse projeto buscamos apresentar os espaços da cidade, focando o conhecimento de seu próprio local de vivência para solidificar a identidade pessoal e cultural, e também a importância de cada um como cidadão dentro da sociedade em que vive. Compreender o espaço em que vive, situando-se no tempo e no espaço; Conhecer a história da cidade; Reconhecer e valorizar a cidade, seus atrativos e as diversidades sócios culturais; Evidenciando pontos turísticos; Reconhecendo a origem da cidade; Percebendo as mudanças ocorridas na cidade através dos tempos; Valorizar a cultura e a diversidade local; Estimular o sentimento cívico através do contato com Símbolos da cidade.
Conteúdos
Abordar os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar nas disciplinas de História, Geografia e Arte. Projeto pode ser desenvolvido em aulas expositivas, pesquisas, oficinas, pesquisa de campo e entrevistas, durante atividades individuais e coletivas de forma interdisciplinar, abrangendo as disciplinas:
Língua Portuguesa: Leitura de textos diversos, produção de autoria, pesquisa.
Matemática: Tratamento de informações. 
História: Textos históricos, Imigração, Migração confeccionar uma Linha do tempo, para ser exposta para os visitantes com fotografias antigas. 
Geografia: Localização,	leitura	de mapas, transformação de paisagens e rios. Elaboração do Mapa da cidade.
Ciências: Leitura e pesquisa tema água, lixo e reciclagem. Pesquisar junto a prefeitura nos setores responsáveis e procurar saber sobre as questões ambientais do município.
Arte: Música, dança, pintura, desenho e arquitetura. Os alunos durante as aulas deverão escrever e confeccionar cartazes sobre quais grupos artísticos existem na cidade, cantores que se apresentam e quais eventos participam. Observar e fotografar a arquitetura da cidade, os prédios e casas antigas, praças, igrejas, fazendas próximas. Elaborar uma exposição de fotos, com legendas. 
Educação Física: Jogos e brincadeiras. Conversar com os moradores antigos do município sobre as brincadeiras de rua, e mostrar aos alunos como as crianças se divertiam. Colocar em prática os jogos e brincadeiras de rua durante as aulas de Educação Física. 
AVALIAÇÃO
Processual, destacando o envolvimento e compromisso dos estudantes nas execuções das atividades e nas apresentações dos estudantes aos visitantes na exposição final. 
Recursos 
Recursos audiovisuais: data-show, cartazes e banners 
Jornais e revistas antigos
Estudo do Meio – Visita aos moradores da cidade.

Outros materiais