Buscar

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS ,E FORMAÇÃO DE PREÇOS AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENV. DE PRODUTOS E MARCAS, E FORMAÇÃO DE PREÇOS
10a aula
	 
	Ref.: 201702530635
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Alguém aí se lembra do jurássico ¿Pense Bem¿, computador educativo de perguntas e respostas? Bem, o Macintosh Portable nada tinha a ver com ele, a não ser pelo visual, sutilmente parecido. Só que o projeto foi uma má ideia da Apple. A começar pelo preço: US$ 12 mil! E isso em 1989. As falhas técnicas em hardware comprometeram o Macintosh Portable antes da hora. As baterias, por exemplo, não podiam descarregar totalmente. Se isso acontecesse, elas eram danificadas e poderiam ser prejudiciais ao funcionamento do produto. Ou seja: o usuário tinha de ficar eternamente preocupado com a carga delas. Consultado em 22/08/14, disponível em http://www.tecmundo.com.br/apple/47897-ninguem-e-perfeito-veja-8-produtos-fracassados-da-apple.htm De acordo com o texto acima, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA sobre fatores podem gerar fracassos no desenvolvimento de novos produtos e marcas:
		
	
	Quando alto escalão da organização impõe uma idéia em detrimento de constatações colhidas em uma pesquisa de marketing.
	 
	Quando o preço é definido a partir de um estudo bem fundamentado.
	
	Quando encontramos uma boa idéia, mas o tamanho do mercado é superestimado.
	
	Quando o produto não é alvo de um trabalho de comunicação realizado de forma eficaz.
	
	Quando o produto não é bem concebido e não é posicionado adequadamente no mercado.
	
	Ref.: 201702530675
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Caropreso (1997, p. 14), "marca é uma percepção, uma sensação indelevelmente cunhada na cabeça e no coração das pessoas. E uma rica e delicada tapeçaria de associações, sentimentos, emoções, conclusões, que derivam de uma idéia". De acordo com o texto, analise as sentenças abaixo sobre o Desenvolvimento de Produtos e Marcas e em seguida assinale a única alternativa correta: I - Precisamos identificar as necessidades do consumidor com rapidez e criar produtos e marcas que atendam tais necessidades a um custo relativamente baixo de produção. II - O mercado consumidor influencia o processo o que concepção e desenvolvimento de produtos e marcas. III - a geração de novos produtos não pode ser algo estanque, mas sim um comprometimento de toda a organização com o projeto que está em andamento. IV - Todas as grandes empresas buscam lançar, constantemente, novos produtos, apostando principalmente em copiar a concorrência.
		
	
	As alternativas I, II e III estão incorretas.
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	As alternativas I e IV estão corretas.
	
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Ref.: 201702530637
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Estratégias de __________referem-se à agregação ou eliminação de características de um produto, tais como modificações no sabor, textura, embalagem, cor, formato, ingredientes, tamanho, potencia ou consistência que resultam em novo produto. Já na estratégia de _________ dois nomes de marcas já estabelecidos de empresas diferentes aparecem em um mesmo produto. Por sua vez, _________ referem-se à transferência de uma marca estabelecida para uma categoria diferente de produtos, pertencentes ou não à mesma classe de consumo da empresa. A alternativa que melhor preenche as sentenças é:
		
	
	Extensões de linha / licenciamento de marcas/ multimarcas.
	
	Extensões de linha / extensões de marca/ marcas combinadas.
	
	Extensões de marca / extensões de linha/ extensão de linha.
	 
	Extensões de linha /marcas combinadas/ extensão de marca.
	
	Extensões de marca / marcas combinadas/ marcas combinadas.
	
	Ref.: 201702530479
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma marca é essencialmente uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços padronizados ao consumidor. Uma marca pode trazer até seis níveis de significado. Em relação ao atributo usuário, qual das afirmativas a seguir apresenta o exemplo correto?
		
	 
	a marca sugere o tipo de consumidor para aquele produto
	
	a marca sugere quais são os valores da empresa
	
	a marca representa a cultura do país produtor
	
	uma marca traz à mente certos atributos como tecnologia e prestígio.
	
	a marca traz à mente o sentimento de adminiração
	
	Ref.: 201702530684
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	NOS EUA, JAGUAR LAND ROVER PODE LANÇAR O SEU PRÓPRIO UBER A Jaguar Land Rover está planejando um serviço, nos EUA, que irá competir diretamente com o Uber. O serviço de transporte em demanda e compartilhamento de caronas/veículos seria feito pela startup InMotion, criada recentemente pela Jaguar Land Rover. A InMotion ainda não confirmou quando ou como o serviço estaria disponível, mas em seu site já há um indicativo sobre o potencial negócio. Ele funcionaria via aplicativo, como o Uber. A empresa teria os seus próprios carros, mas o aplicativo também seria livre para outras pessoas se cadastrarem e oferecer o serviço. A InMotion ainda serviria como uma incubadora e investidora, disposta a desenvolver novos projetos de tecnologia no mundo do transporte. (Exame - abril de 2016) Com relação ao case acima, assinale a alternativa VERDADEIRA:
		
	
	Por ser oriundo da indústria, um automóvel da marca Jaguar Land Rover exige do consumidor um maior esforço de compra, sendo classificado como um bem industrial.
	 
	O fato de a Jaguar Land Rover, empresa notadamente reconhecida por seus automóveis, começar a investir em iniciativas como essa, é um sinal claro de que, cada vez mais, as marcas estão buscando um hibridismo entre bens físicos e bens de serviço.
	
	Por seu alto valor agregado, no contexto do mercado brasileiro, um automóvel Jaguar pode ser considerado um bem durável, de compra comparada.
	
	Com a chegada do novo aplicativo, a essência da marca se altera, e os bens de serviço se tornam mais relevantes que os bens físicos dentro do mix de produtos da Jaguar Land Rover.
	
	Quando se propõe a concorrer com o Uber, a Jaguar Land Rover se aventura em um novo mercado, totalmente desconhecido para a marca.
	
	Ref.: 201702530480
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A grande variedade de bens de consumo pode ser classificada em termos de hábitos de compra e necessitam de estratégias adequadas. Seguros de vida e jazigos são exemplos de Bens não-procurados. Qual das alternativas a seguir apresenta a melhor estratégia para esses produtos?
		
	
	Os bens não-procurados necessitam de marca conhecida.
	
	Os bens não-procurados necessitam de adequação de preço e qualidade.
	 
	Os bens não-procurados necessitam de propaganda e apoio de equipe de vendas.
	
	Os bens não-procurados necessitam de apelos de comunicação em seus pontos-de-venda.
	
	Os bens não-procurados necessitam de variedade de pontos de vendas e logística adequada
	
	Ref.: 201702530431
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As empresas devem desenvolver estratégias para os diferentes estágios do ciclo de vida de seus produtos a fim de assegurar seu sucesso no mercado e aumentar a longevidade dos mesmos. Podem ser adotadas estratégias da Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado. A matriz tem duas dimensões: produtos e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas. São elas:
		
	
	penetração de mercado; desenvolvimento de mercado, diversificação de produtos e crescimento
	
	penetração de produto; desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação
	
	penetração de mercado; desenvolvimento de produto, desenvolvimento de produtos e diversificação
	 
	penetração de mercado; desenvolvimento de mercado, desenvolvimentode produtos e diversificação
	
	penetração de mercado; diversificação de mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação de produto
	
	Ref.: 201702530418
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Muitos dos novos produtos ou serviços lançados no mercado fracassam na maioria das vezes por negligência em uma das fases do processo de desenvolvimento ou por não respeitar a sua ordem. Uma das principais falhas está na não observância da importância da pesquisa como fator indispensável ao levantamento de oportunidades. Isso porque:
		
	
	O desenvolvimento de novos produtos deve observar a coerência da missão da empresa e seus objetivos estratégicos
	
	O desenvolvimento do produto deve ser fruto de investimento em tecnologias de ponta;
	
	A análise preliminar da viabilidade das oportunidades de novos produtos deve levar em conta a sinergia com outros produtos da empresa
	
	A análise de viabilidade de novos produtos deve ser feita em nível de prognóstico
	 
	A coleta de informações do mercado é essencial para garantir a adequação do produto em desenvolvimento às necessidades dos consumidores

Outros materiais