Buscar

Aprendizagem organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO O aprendizado para a humanidade sempre exerceu importante papel no que diz respeito ao desenvolvimento dos povos, seja ele social, profissional e em todas as outras áreas da dinâmica do ser humano. A nova ordem do momento, exige do indivíduo, que ele saiba cada vez mais lhe dar com as mudanças rápidas que ocorrem a sua volta. O desenvolvimento da tecnologia, seja no campo da telecomunicação, seja na informática, tem imposto um ritmo acelerado no cotidiano das pessoas. No ambiente coorporativo isso não tem sido diferente, as distância parecem que diminuíram. É possível se estabelecer uma negociação com países ou pessoas em qualquer lugar do planeta em tempo instantâneo. O volume de informações, que é transferido com rapidez é grande como nunca se viu. Guns (1998, p. 7), destaca que “Muito tem sido escrito a respeito do impacto da era da informação sobre as organizações. Executivos, gerentes e trabalhadores de linha de frente enfrentam, igualmente, quantidades gigantescas de informações”. A busca pelo conhecimento, pelo aprendizado, passa a ser, dentro do cenário apresentando, fator importante para indivíduos e organizações. Dentro deste trabalho proposto estarão sendo abordados os níveis desse aprendizado, o que é esse aprendizado, tipos de aprendizagem, e também o desempenho em relação à aprendizagem.
 O Que é Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa.
Entretanto, embora busque uma formalização do conhecimento, 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências.
Isso, porém, não significa que aquilo que aprendemos em cursos e treinamentos não possa ser aplicado efetivamente em nosso trabalho na empresa. A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados.
 Como se dá a Aprendizagem Organizacional
1- Experiências do Profissional – A partir das experiências positivas e negativas, o profissional pode compreender seus erros e acertos, balizar melhor suas próximas ações e criar estratégias para evitar que estes erros persistam no futuro.
2- Aprendizagem Cultural – Aprendida através da cultura organizacional, da missão e dos valores seguidos pela empresa.
3- Aprendizagem com o Líder – Realizada através das lideranças, de seus exemplos e conhecimentos compartilhados com os seus liderados.
4- Aprendizagem Prática/Ativa – Aquisição de conhecimentos através da prática efetiva das tarefas e do seu desenvolvimento contínuo.
5- Aprendizagem Sistêmica – Entendimento ampliado de toda empresa e seus processos para desta maneira oferecer soluções não apenas para o departamento envolvido, mas para a organização como um todo.
6- Compartilhamento de Informações – Quanto melhor forem distribuídas as informações, maiores serão os conhecimentos sobre os processos internos da empresa o que tornará mais assertiva as ações.
7- Benchmarking – Observar outras empresas e buscar suas boas práticas aplicadas para aplicar em sua organização.
Estes elementos que compõem a aprendizagem organizacional são extremamente importantes, uma vez que, esta mistura de conhecimentos é o que possibilita que os profissionais consigam desenvolver-se efetivamente.
Para isso, a gestão destes recursos é essencial para que as informações não se percam e, este capital riquíssimo de conhecimentos possa ser utilizado de maneira assertiva e, adequada às necessidades dos profissionais, líderes e é claro, de toda empresa.
 aprendizagem organizacional – fruto do processo onde é a organização que aprende – impulsiona a imagem de pessoas e grupos de trabalho para melhorar a inteligência, a criatividade e a capacidade organizacional.Tudo começa então nos grupos e equipes formadas por toda empresa com objetivos claros, prazos a serem cumpridos e metas a serem alcançadas. É importante salientar que para resultados efetivos e duradouros, apenas trabalho em equipe não é o suficiente. Muito mais efetivo é a Aprendizagem em Grupo, onde revela“um processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar os resultados que seus membros realmente desejam.”
 
Ainda segundo Senge, este processo é desenvolvido a partir da criação de uma visão compartilhada (aspiração capaz de criar um sentimento de coletividade e dar coerência a uma série de atividades) adicionada a maestria pessoal (esclarecer continuamente o que queremos para a nossa vida e conseguir ver com clareza a realidade que nos cerca), ambas disciplinas mencionadas em seu livro.O sucesso organizacional vai passar (e afetar) inevitavelmente seu (nosso) sucesso ou insucesso pessoal. Acreditando neste fato é que precisamos criar um ambiente de aprendizado ao invés de forçar a pessoa a aprender. Não apenas esperar pela crise, elemento motivador/impulsionador para nos tirar da inércia que por vezes nos encontramos. Neste momento o comprometimento em fazer algo para estimular a reflexão, recriar ambientes para aprender não pode estar apenas nas palavras, mas nas ações. É necessário fazer das diferenças, catalizadores para o aprendizado do grupo. Afinal a harmonia é obtida em função de coisas (notas) distintas. Não é assim que funciona uma orquestra?
O resultado do aprendizado em grupo nos mostra que o todo pode ser sempre maior que a soma das partes. É necessário fazer deste momento um trabalho criativo e não reativo. Vamos sair da posição de meros participantes do trabalho em equipe, para estar engajado na aprendizagem do grupo. Participar é estar envolvido na visão “do outro”, ao passo que estar engajado é se sentir (e de fato ser) responsável pelo que se está construindo.
Tarefa de casa: desenvolver habilidades para (re)criar ambientes de aprendizagem.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: A organização que aprende 
RESUMO O presente trabalho tem por objetivo abordar o tema aprendizagem organizacional. Apresentar sua importância dentro do ambiente organizacional, e também a importância para o indivíduo. Será também apresentado os níveis de aprendizagem e a relação deste em relação ao desempenho. 
 
 
 
Site: http://maurosilva.wordpress.com/2007/03/24/aprendizado-em-grupo/ 
FLEURY, Afonso e FLEURY, Maria T. L. APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: As experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2. ed., São Paulo: Atlas, 1997. GUNS, Bob. A ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE RÁPIDO: Seja competitivo utilizando o aprendizado organizacional. São Paulo: Futura, 1998. KIERNAN, Matthew J. OS 11 MANDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DO SÉCULO XXI. São Paulo: Makron Books, 1998. SILVA, Reinaldo O. da. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. São Paulo:Pioneira, 2001. WARDMAN, Kellie T. CRIANDO ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM. São Paulo: Futura, 1996. 
 José Roberto Marques Pres Instituto Brasileiro de Coaching – IBC
CONCLUSÃO Na era do conhecimento, onde a informação utiliza-se de vários canais para se disseminar - internet, jornais escritos, televisão, rádio, revistas entre outros. A velocidade com que a mesma chega até o receptor é muito rápida. Procurar estar sintonizado com as atualidades é fato importante para o crescimento profissional o pessoal. Interessante se faz o desenvolvimento do conhecimento tanto na organização quanto no indivíduo. Ambos estão ligados entre si. A organização que aprende, aprende por que o indivíduo aprende.E esse aprendizado deve ocorrer para todo o conjunto, para a equipe. Assim ambos irão se beneficiar.

Outros materiais

Outros materiais