Buscar

TG 4

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
 Aluno (a):
Josiane Mendes de Farias – RA 1730438
LAGOA SANTA – MG
 2017
	ED - READING TECHNIQUES AND TEXT COMPREHENSION
Praticamente todas as coisas que fazemos no cotidiano deparamos com a necessidade da leitura. Ela é indispensável. As estratégias de leitura utilizadas pelo leitor é definida pelo gênero textual escolhido e a necessidade que ele tem de extrair uma informação.
Na língua inglesa não é diferente. Tendo ou não o domínio, para compreendê-la melhor é necessário métodos de intervenção que facilitem para uma compreensão rápida e objetiva.
No contexto de globalização, de tecnologias para a aprendizagem, de processos mecânicos e automatizados em várias áreas, a leitura pode parecer um sistema substituível em face dessas novas vertentes de transmissão e compartilhamento de conhecimento.
Mas, ao contrário do que se parece, a leitura se faz mais necessária, de forma fluente e contextualizada para o acompanhamento da tecnologia. Já que para entendê-la é preciso interpretá-la. E isso se faz, principalmente, através da leitura. Destacando aqui o fato de ela ser insubstituível.
As técnicas de leitura, como o próprio nome diz, vai nos ajudar a ler um texto. No caso da língua inglesa, as principais técnicas são: a identificação de cognatos e falsos cognatos, o Scanning e o Skimming.
Para diferentes situações existem diferentes estilos de leitura. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. A Scanning e a skimming são estilos de leituras. Se você está procurando por informação, deve-se usar scanning para uma palavra específica. Se você está explorando ou revendo um documento deve-se usar a skimming.
Os Gêneros de textos diferentes exigem processos de leitura diferentes também. Paulino (2001) ressalta o fato de que cada texto estabelecer um elo diferente com o leitor, e é o tipo de texto, o gênero e, por vezes, o suporte onde ele está sendo veiculado que orientam essa relação. No dizer de Eco (1994, p. 9), as relações entre leitor-texto, escritor-texto estabelecem-se como num jogo, cujas regras modificam-se através dos pactos estabelecidos entre os participantes. Para ele: “[...] todo texto é uma máquina preguiçosa pedindo ao leitor que faça uma parte do seu trabalho”. 
Em língua inglesa, levantar as características de um gênero textual, antes de ler ou de escrever, consiste em uma estratégia fundamental para a compreensão do que está escrito e para a busca de formas de interpretação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRUNIERA, Celina. Leitura e escrita: Tipos de texto. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/leitura-e-escrita-tipos-de-texto.htm >Acesso em 21 Novembro 2017.
PEREIRA, M.P. A importância da leitura em língua estrangeira. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/a-importancia-da-leitura-em-lingua-estrangeira/57557> Acesso em 21 Novembro 2017.
Técnicas de leitura em Inglês. Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/5929/1/Tecnicas-de-Leitura-em-Ingles/Paacutegina1.htmlAcesso em 21 Novembro 2017.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
MENDES, Edleise. Tipos e Gêneros Textuais: Modos de Leitura e de Escrita. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3089/2622> Acesso em 21 Novembro 2017.

Continue navegando