Buscar

Importância do Português Instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IFB-NEAD
CURSO SUBSEQUENTE DE INFORMÁTICA
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
PARECER Parecer elaborado por: Michele Evilyn. a pedido da professora-mediadora: Iris Da Silva… como nota da IV Unidade.
	O presente parecer trata-se de uma solicitação de alunos que a coordenação do curso de engenharia de software recebeu, e foi verificado que esse tipo de solicitação esta sendo cada vez mais recorrente em instituições de ensino técnico, de qualificação e de nível superior, sobre a possibilidade de substituir a disciplina de português instrumental por disciplinas mais especificas de cada curso. O objetivo desse parecer é tentar demostrar a importância do estudo da nossa língua materna em todos os níveis de ensino e assim sendo mostrar o porque de estudar português instrumental.
No currículo de formação profissional um elemento importante e que não pode faltar é o estudo da língua portuguesa, geralmente presente na disciplina de português instrumental. Essa disciplina não objetiva formar o individuo na área e sim uma forma de levar aos alunos a língua portuguesa de maneira pratica, mostrando-lhes como é essencial escrever bem para ser compreendido de modo a obter sucesso na comunicação tanto do dia a dia como profissionalmente. E mesmo tento estudado português durante toda a vida escolar, o português instrumental ele vem para incrementar, mais focado no mercado de trabalho e na pratica.
Independente da área de atuação, possuir um português correto é um fator distintivo de sucesso, hoje quem investe em aprender a falar corretamente e a escrever conforme a norma culta do português não só matem uma ótima imagem profissional como também torna mais fácil o desempenho das suas tarefas. E é visível a importância hoje em dia de dominar a língua materna, todo mundo já passou ou ira passar por um processo seletivo e ira observar que a maioria das empresas pede que os candidatos façam redações, que servira não apenas para conhecê-lo, mas também para avaliar seus conhecimentos e a forma que utiliza o português, e isso também serve para as provas de concurso publico e vestibulares onde é preciso demostrar o conhecimento teórico e pratico seguindo as regras da norma culta para conseguir responder as provas. 
Assim podemos concluir que saber a língua materna é importante para o desempenho da cidadania, e que independente do curso ou área de atuação temos a obrigação de saber a nossa língua materna e sendo assim podemos observar que é inviável a substituição ou a retirada da disciplina de língua portuguesa, o que se pode ser feito é tentar pegar alguns conteúdos específicos do curso e levar para dentro da aula de português, como por exemplo, vocabulários específicos da área de engenharia, relatórios que futuramente irão ter que fazer quando forem trabalhar.

Outros materiais