Buscar

Programa nacional de alimentação escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PNAE
É um programa extremamente importante para nossos estudantes e para o desenvolvimento do nosso pais, oferece alimentação nas etapas da educação pública.
O Programa nacional de alimentação escolar é fiscalizado pela sociedade através de conselhos de alimentação escolar, ele é financiado pelo governo federal que passa valores para os estados e municípios para cobrir 200 dias letivos de acordo com o número de matriculas.
Um programa que se destacasse-se por ser um programa social mais antigo tornado a alimentação, mais é um programa também que necessita de muitas melhorias, vou citar umas que no meu ponto de vista seria muito importante: Para promover alimentações saudáveis de qualidade e quantidade para todos os estudantes enorme importância ter um fiscal que seja um nutricionista, com função de fiscalizar os valores que o governo federal repassa para os estados e municípios, saber detalhadamente de qual forma está sendo usada. Outro ponto significativo da função do nutricionista dentro do PNAE é estimular nas compras de alimentos com valores nutricionais, e conscientizar o governo sobre alimentos industrializado de baixo valor nutricional que o governo vem comprado na maioria das escolas, mostrar para o governo federal que é possível utilizar e valorizar a agricultura familiar para uma alimentação saudável nas escolas.
Um grave problema que eu percebo dentro dos programas, é o número de nutricionistas que atuam nas escolas dos estados e munícipios do Brasil. Por exemplo nossa região da grande Florianópolis são mais de 60 escolas e tem apenas 6 nutricionista segundo informações da prefeitura, é um número pequeno para o funcionamento do programa PNAE com poucos nutricionista pois não atende à demanda, tem escolas que recebem pouco atendimento e algumas que nem recebem, sabendo que em nossa região assim como a grande parte do Brasil, tem comunidades carentes com pessoas que depende da alimentação oferecida nas escolas. Outra função importante seria um treinamento oferecido para pessoas que são envolvidas no preparo da alimentação de cada escola explicando sobre como é importante o concelho de alimentação escolar para que os colaboradores das escolas saberem o quanto é importante participar do conselho. O PNAE precisa de mais comunicação entre os nutricionistas e o governo federal que envolva a agricultura familiar e a população, para o programa funcionar de forma que todos realmente tenham acesso a uma alimentação saudável oferecida em nossas escolas do Brasil.
Essa é uma análise do meu estudo que venho observando, os desafios e as potencialidades do trabalho que do nutricionista vem enfrentando no campo do PNAE.
Att; Yoran Elesbão Elias

Outros materiais