Buscar

Av Gestão da Qualidade - 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 21/11/2017 10:41:19
	
	 1a Questão (Ref.: 201703095348)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O modelo de operações das empresas ao longo de sua existência - evoluíram para dois aspectos fundamentais - ligados a produção e a qualidade dos operários na transformação dos insumos em produtos e qualidade. Essa mudança tiveram alguns INDICADORES que ajudaram a empresa no processo de prosperar. Identifique - qual o INDICADOR que NÃO contribuiu para a geração da produção e melhoria da produtividade nas empresas?
		
	 
	geração do processo de inibição do trabalhador para o pensar na melhoria do trabalho.
	
	modelo de qualificação do operário dentro da divisão do trabalho.
	
	substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico.
	
	produção em escala ampliada focando na redução dos desperdícios.
	
	conceito de subdivisão do trabalho para a melhoria da produção.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702686045)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Complete as lacunas abaixo corretamente: Na Revolução Industrial a __________ foi substituída pela _________ e a produção __________.
		
	
	Padronização ¿ customização - contínua
	 
	Customização ¿ padronização - em larga escala
	
	Customização ¿ padronização - em baixa escala
	
	Padronização ¿ customização - em baixa escala
	 
	Padronização ¿ customização - em larga escala
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703095887)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Da mesma forma que para viver em sociedade precisamos de valores estabelecidos, tais como honestidade e ética, com uma empresa não é diferente. Ela deve se pautar em valores coerentes com as necessidades de clientes, funcionários e fornecedores, e que leve em conta o bem da sociedade como um todo. A definição da missão, visão e valores como pilares de sustentação são importantes para que haja uma maior liderança e qualidade no produto ou serviço prestado pela empresa. 
Neste contexto, considerando os conceitos de missão e visão estudados, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que representa a VISÃO de uma organização.
		
	
	"Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável". (Gerdau)
	 
	"Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos e serviços inovadores que proporcionam saúde e bem-estar para toda a população". (Aché Laboratórios S.A.)
	
	"Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira". (Nestlé)
	
	"Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio". (Fiat)
	
	"Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas". (HSBC)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703463950)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das ferramentas da qualidade, que é um processo destinado à geração de ideias/sugestões criativas, possibilitando ultrapassar os limites/paradigmas dos membros da equipe, sempre é muito utilizada pelos gestores. Como ela se chama?
		
	
	Brainwalking.
	 
	Brainstorming.
	
	Benchstorming.
	
	Brainstalking.
	
	Benchmarking.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702670513)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As organizações buscam incessantemente alcançar a excelência de seus produtos junto aos clientes e usuários. A Norma ISO 9001-2000, quando implantada na organização, traz vários benefícios. Dessa forma, assinale a frase abaixo que NÃO AGREGA benefício à organização, quando a mesma implanta a Norma ISO 9001-2000.
		
	
	Redução do custo operacional
	 
	O aumento de inconformidades em bens e serviços
	
	Eliminação do retrabalho e do custo com garantia e reposição
	
	Aumento da competitividade
	
	Melhoria de imagem e reputação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703463927)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Benchmarking pode ser definido como um processo de medição e comparação, tomando como referência os métodos e as melhores práticas de negócios realizadas pelas organizações que são reconhecidas como líderes em determinado setor. Existem diversos tipos de benchmarking e entre eles se pode dizer que o que apresenta maior dificuldade para execução é:
		
	
	O interno, pois se caracteriza pela utilização dos melhores procedimentos, técnicas, processos, devido a pesquisas e comparações realizadas dentro da própria organização. Essa comparação interna pode envolver diferentes setores da empresa que competem entre si e que não permitirão o uso das práticas.
	
	Todos são igualmente difíceis de serem aplicados, pois não dependem da vontade da própria organização e, sim, da vontade do cliente.
	
	O genérico, que consiste em examinar o que há de melhor, de inovador, sem limitações de função, de mercado, de ambiente. Neste caso é muito difícil coletar as melhores técnicas em atividades diversas e aplicá-las em operações completamente distintas.
	
	O funcional, que é a investigação de uma função específica, identificando os líderes em determinada atividade, mesmo em empresas com objetivos totalmente diferentes, neste caso há muitos problemas de confidencialidade de informações.
	 
	O competitivo, que é a comparação e análise de práticas exercidas por empresas que disputam o mesmo mercado. A grande dificuldade nesta modalidade é a coleta de dados e formação de parcerias.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703054917)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A aplicação do BSC (Balanced Scorecard) nas empresas, proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. Os resultados provenientes da metodologia BSC são baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial. Informe quais são essas 4 perspectiva?
		
	
	Financeira, clientes, processos internos, aprendizado e disciplina
	 
	Financeira, clientes, processos externos, aprendizado e crescimento
	 
	Financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento
	
	Financeira, clientes, processos internos e processos externos, aprendizado e disciplina
	
	Financeira, clientes, processos internos, aprendizado e economia
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703102381)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sistema da qualidade documentado é geralmente descrito como um conjunto de documentos de três níveis. Qual o nível superior de documentação de um sistema da qualidade?
		
	 
	Manual da qualidade
	
	Procedimentos relacionados ao sistema
	
	Formulários do sistema
	
	Instruções de trabalho relacionados ao sistema
	
	Relatórios do sistema
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702668596)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Cia. Industrial Barra Bonita, uma indústria metalúrgica de médio porte, implementou o Sistema de Gestão da Qualidade, observando as diretrizes da Norma ISO-9004:2008, bem como as recomendações dos critérios de excelência esbelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade -FNQ, isso significa que:
		
	
	A empresa receberá o Premio Nacional deQualidade automáticamente pelo fato de ter implementado o Modelo de Excelência em Gestão.
	
	A empresa será inscrito automaticamento ao Premio Nacional de Qualidade pelo fato de ter implementado o Modelo de Excelência em Gestão.
	 
	A empresa pode se candidatar para concorrer ao Premio Nacional de Qualidade.
	
	A empresa não pode concorrer ao Premio Nacional de Qualidade se não for certificada segundo a ISO-9001:2008 e não tiver autorização explicita da ABNT.
	
	A empresa não podeconcorrer ao Premio Nacional de Qualidade pelo fato de ser de médio porte.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703113107)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O uso do 5S na prática é influenciado por:
		
	 
	Fatores humanos que podem interferir na sua eficácia.
	
	Fatores ambientais que podem interferir na estocagem dos produtos.
	
	Fatores de baixo desempenho de produção.
	
	Fatores financeiros que podem interferir na compra de insumos para a produção.
	
	Fatores de marketing que podem interferir nos ganhos de produtividade.

Outros materiais