Buscar

Atividade Contextualizada Gestão da Qualidade OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
“Numa fábrica de produtos têxteis, a Fino Linho Ltda., microempresa atuante no ramo há 20 anos, situada no interior de Pernambuco, havia um dono, bastante centralizador, chamado Roger.
O Sr. Roger, após grande insistência do gestor de qualidade, o Sr. Miguel, decidiu contratar uma consultoria em gestão da qualidade para reorganizar os processos internos e orientar quanto as oportunidades de melhoria necessárias, tanto à gestão quanto aos processos.
Na 1ª reunião que o sr. Roger e o sr. Miguel, fizeram com a equipe da consultoria, composta por um consultor de recursos humanos, um consultor em gestão da qualidade e um consultor em planejamento estratégico, relataram que tinha ouvido falar sobre os sistemas de gestão da qualidade e que desejam implantá-lo em sua empresa.
Questionados pelos consultores quanto às informações necessárias para o início do trabalho, informaram que apenas 20% dos processos principais estavam documentados (padronizados); Não sabiam o que eram ferramentas da qualidade e consequentemente, resolviam os problemas sem nenhum critério, tornando recorrentes seus aparecimentos; E escolhiam seus líderes com base na indicação de amigos, sem levar em conta os estilos de liderança necessários a cada equipe de produção, tendo nos últimos meses um grande turnover de funcionários cuja maior causa era o desentendimento destes com seus líderes”. 
Diante dessas informações, caso você fosse um dos consultores contratados pela Fino Linho Ltda., após entender às necessidades de seu contratante, como você iniciaria seu trabalho junto à equipe de consultores, (qual (is) ação (es) e ferramenta (s) indicaria) para resolver os problemas da empresa? 
	Iniciaria a consultoria solicitando a relação dos colaboradores da empresa separada por áreas/setores e seus respectivos líderes. Com apoio do consultor de recursos humanos desenvolveríamos o Organograma da Empresa, bem como a descrição de cargos das respectivas funções existentes na empresa. Estas ferramentas já dariam um direcionamento eficiente para iniciarmos um trabalho de reestruturação na empresa com os padrões necessários definidos.
	Paralelamente faríamos o Mapeamento de Processos de cada área da empresa, com o objetivo de descobrir todos os detalhes sobre o funcionamento do negócio da empresa e materializá-lo em forma de documentação. A partir dele daríamos início a elaboração de procedimento operacional padrão, fluxogramas, instruções de trabalho e registros/formulários que evidenciassem o cumprimento das atividades relacionadas. Os procedimentos existentes seriam auditados para verificar se os processos permanecem atualizados, após esta checagem colocaria os mesmos nos padrões definido pela empresa. Desenvolveria materiais de treinamentos técnicos de gestão de processos para as lideranças e os treinaria, para que passassem a utilizar em suas áreas as ferramentas propostas. Inicialmente aconselharia o uso das ferramentas da qualidade (Diagrama de Pareto, 5W2H, Brainstorming, 5 Porquês e Diagrama de Causa e Efeito), com o objetivo de identificar problemas nos processos, fornecedores e produtos, causas raízes dos problemas, redução de custos, melhoria o envolvimento em todos os níveis da organização, elevação dos níveis de qualidade.
	A aplicação de uma pesquisa de clima auxiliaria na necessidade de tomada de decisão pela empresa, com base em fatos, levando em consideração a participação de todos os colaboradores e apoio da equipe de consultores. A implantação do Programa 5S também engajaria todos os colaboradores na mudança de cultura que passaria a empresa.
	Por fim, auxiliaria o consultor de planejamento estratégico na realização da análise de SWOT para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, avaliando os ambientes internos e externos, para formular as estratégias de negócios da organização com o objetivo de otimizar seu desempenho no mercado. Com essa abordagem, daríamos início ao planejamento estratégico da Fino Linho Ltda apresentando mensalmente a evolução das atividades e melhorias alcançadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Peter Drucker
Kenneth Andrews e Roland Christensen
Alex Osborn
Taiichi Ono
Kaoru Ishikawa
Vilfredo Pareto

Outros materiais