Buscar

Avaliando Aprendizadp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704062391)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança e são indispensáveis ao seu crescimento. Os seis primeiros anos de vida são decisivos na formação integral do indivíduo. A maneira como as pessoas resolvem as situações nas três primeiras fases (nascimento, primeira e segunda infância) são a base para o seu caráter e desenvolvimento posterior na relação com o mundo. Para que isto ocorra a Psicomotricidade atua em níveis de intervenção, que são:
		
	
	Educação, praxia global e lateralidade.
	
	Educação, lateralidade e equilíbrio.
	
	Educação, noção do corpo e clínica psicomotora (Terapia).
	 
	Educação, reeducação e clínica psicomotora (Terapia).
	
	Educação, reeducação e coordenação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703513799)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Refletindo sobre o desenvolvimento, no que se refere às sensações, marque a alternativa correta no que se refere às sensações proprioceptivas.
		
	
	As sensações proprioceptivas têm sua origem nos termoceptores.
	 
	As sensações proprioceptivas têm sua origem no sistema osteo-mio-articular e sistema vestibular.
	
	As sensações proprioceptivas têm sua origem no sistema de órgãos internos (visceroceptores)
	
	As sensações proprioceptivas têm sua origem no sistema de órgãos dos sentidos
	
	As sensações proprioceptivas têm sua origem no sistema dos receptores da dor (nociceptores)
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704218175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Teoria Neuromaturacional representa um modelo tradicional de teoria sobre o desenvolvimento motor e promove embasamento para muitas das técnicas utilizadas por fisioterapeutas. Marque V para verdadeiro e F para Falso nas alternativas abaixo: [ ] O controle do movimento ocorre primeiro nas articulações proximais e posteriormente nas articulações distais. [ ] O padrão de desenvolvimento motor, ou seja, o período que uma criança requer para progredir de uma habilidade motora para outra é o mesmo para todas as crianças. [ ] O movimento progride de padrões controlados e voluntários para movimentos primitivos e reflexos. Então, teremos como sequencia:
		
	 
	[F]; [V]; [F]
	 
	[F]; [V]; [V]
	 
	[F]; [F]; [F]
	 
	[V]; [V]; [V]
	 
	[V]; [F]; [F]
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703503872)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição sobre as regiões mais inferiores, inclusive no controle dos reflexos primitivos e posturais, que podem passar a dominar o quadro neurológico da criança. Como resultado, a mesma terá dificuldades em realizar movimentos, como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e andar. Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	
	Para um desenvolvimento motor normal e saudável, a criança precisa preservar as aquisições motoras reflexas primitivas medulares que formaram a base do seu desenvolvimento.
	
	O reflexo de Moro e de sucção, quando estão presentes, indicam o amadurecimento do nível cortical, que ocorre pela mielinização ascendente das estruturas neurológicas.
	 
	No nível cortical, a criança já possui bom desenvolvimento. Cabe agora desenvolver o controle do movimento voluntário e maturidade do equilíbrio, pois as lesões neste nível impedem o processo de inibição das áreas inferiores
	
	No nível cortical um grupo de movimentos reflexos denominados reações de endireitamento são mediados. Eles permitem atividades mais complexas como o rolar.
	
	O atraso nas aquisições de posturas cada vez mais elevadas e de uma motricidade mais elaborada sugere que deve-se esperar que o controle reflexo primitivo e postural amadureça.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703512167)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Desenvolvimento Psicomotor ocorre obedecendo a padrões de comportamento, que acontece de forma previsível, sendo classificado por etapas ou estágios não fixos. É correto afirmar sobre o Desenvolvimento Psicomotor:
		
	 
	é caracterizado pela maturação que integra o movimento, a imagem corporal, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, e a palavra;
	
	obedece aos princípios básicos do desenvolvimento, e se processa no sentido caudo-céfalico, distal-próximal, partindo do geral para o específico.
	
	não apresenta relação com as individualidades, as experiências vividas e as singularidades da criança;
	
	ocorre segundo a maturação do sujeito, independente do estágio de desenvolvimento em que se encontre, ou da evolução do crescimento;
	
	envolve componentes corporais e estruturais para a formação da tonicidade, não respeitando a interação do sujeito com o meio e suas vivências;

Outros materiais