Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO GESTÃO INTEGRADA DE RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO INTEGRADA DE RH
A Área de RH é uma atividade meio e não uma atividade fim. Ou seja, cria condições para que as metas e objetivos sejam atingidos. É uma das áreas da organização que lida com alta complexidade . Por que ?
Resp: Porque lida com pessoas e pessoas são instáveis, ganham e perdem motivação, não há como controlar o comportamento das pessoas.
Sabe-se que a Administração remonta à antiguidade e que as organizações existem, visando gerar produtos e/ou prestar serviços que atendam às necessidades de seus clientes. Qual o objetivo que o Sistema de Administração de Recursos Humanos tem?
Resp: Cuidar das políticas, práticas e tudo o mais que diga respeito às relações de trabalho, visando a atender às metas e objetivos pessoais e organizacionais.
A área de Administração de Recursos Humanos (ARH) é interdisciplinar e, por isso, envolve várias áreas do conhecimento. Marque a alternativa que contempla essas áreas, conforme vimos em aula:
Resp: Direito do trabalho, Psicologia organizacional, Sociologia organizacional e Engenharia de segurança.
Considerado um dos mais importantes executivos e líderes empresariais do mundo hoje, Jack Welch afirmou que "O RH não deve estar na agenda do presidente da empresa. O RH é a agenda do presidente. No fim das contas, o resultado da empresa é sempre a soma do resultado do desempenho das pessoas. O negócio é gente". O pensamento de Jack Welch remete ao argumento de que:
Resp: as pessoas representam o diferencial competitivo das empresas.
Por que outros profissionais, que não são da área de Administração, necessitam conhecer a ARH?
Resp: Porque administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional.
	
Quais os principais objetivos da área de Gestão de Pessoas ou ARH? 1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; 2. Proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e bem motivados; 3. Aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho; 4. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; 5. Administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Resp: Todas as alternativas são verdadeiras
A Gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficiente e eficaz das pessoas, para atingir os objetivos organizacionais e individuais. Considera-se que as forças e fraquezas de uma organização estejam associadas à maneira pela qual as pessoas são tratadas. Assinale a alternativa que NÃO faz parte do objetivo da gestão de pessoas:
Resp: Proporcionar a diminuição da satisfação dos empregados no trabalho
As organizações brasileiras percebem a importância da revisão dos seus modelos de gestão, objetivando a sua sobrevivência e sustentabilidade no mercado e, por conseguinte, cumprir seu dever de fornecer serviços/produtos de qualidade à sociedade. Diante deste contexto, verificamos, na atualidade, que todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta dos stakeholders da organização.
Resp: Acionistas, investidores, fornecedores, clientes, consumidores e empregados.
Historicamente, podemos afirmar que a Administração de Recursos Humanos (ARH) passou por 03 (três) Fases / Períodos / Momentos distintos formando a chamada ¿Pirâmide Organizacional¿. - A Sequência Correta que demonstra a Evolução vivenciada pela Área de ARH no sentido: Base da Pirâmide, Etapa Intermediária, e Topo da Pirâmide está contida na alternativa:
Resp: Operacional, Tático e Estratégico;
Quais são os requisitos exigidos para trabalhar com a competitividade?
Resp: Capacitar, motivar, integrar e desenvolver os colaboradores, visando superar os desafios de atender os consumidores cada vez mais exigentes.
A gestão de pessoas apresenta diversos objetivos dentro de uma organização. Dentre os objetivos descritos abaixo, qual NÃO se apresenta como um objetivo da área de gestão de pessoas?
Resp: Administrar os recursos patrimoniais da organização.
O que a área de RH trata?
Resp: Todas as respostas acima estão corretas
Sabe-se que a Administração remonta à antiguidade e que as organizações existem, visando gerar produtos e/ou prestar serviços que atendam às necessidades de seus clientes. Qual o objetivo que o Sistema de Administração de Recursos Humanos tem?
Resp: Cuidar das políticas, práticas e tudo o mais que diga respeito às relações de trabalho, visando a atender às metas e objetivos pessoais e organizacionais.
A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área interdisciplinar que envolve conceitos de diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, assinale a única opção, cuja sequência contém uma área do conhecimento que não condiz com a afirmativa feita:
Resp: Psicologia Industrial e Organizacional; Engenharia Agronômica; Sociologia Organizacional.
	
A área de Gestão de Pessoas ou RH, como é denominada por muitos, se vale de diversas técnicas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Das sequências abaixo, assinale a única que contém somente técnicas aplicadas no ambiente interno:
Resp: Plano de benefícios sociais; Plano de carreiras; Treinamento; Análise e descrição de cargos.
O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido. O RH que investe no Capital intelectual, utilizando-se dos recursos institucionais disponíveis, demonstra que a empresa faz:
Resp: Uma boa gestão de pessoas;
Marque a opção que contemple as profissões relacionadas à Administração de Recursos Humanos:
Resp: Todas as opções estão corretas
Processo em que a organização desmobiliza parte de seus recursos humanos em face da contenção de gastos:
Resp: demissão
Na administração de recursos humanos estão inseridos Missão, Visão e Objetivos. Quanto aos OBJETIVOS, é possível afirmar que:
Resp: Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo.
A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial na medida em que administra e soluciona impasses comuns a todos. Diante desta afirmativa, assinale a opção de resposta que define corretamente as ações da Administração de RH (ARH).
Resp: Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho.
Leia as afirmativas a seguir sobre alguns dos objetivos da Administração de Recursos Humanos: I. Um dos objetivos da ARH é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. II. A ARH tem por objetivo proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados. III. A ARH busca reduzir a competitividade da organização. A respeito das afirmativas anteriores, marque a opção CORRETA:
Resp: a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
As funções básicas da área de Recursos Humanos devem ser analisadas e executadas de forma que proporcionem melhores resultados à organização. Tais práticas envolvem: I- o nepotismo como valor indispensável à progressão funcional; II- a garantia de oportunidades de crescimento com base em valores como meritocracia e ética; III- a utilização de ferramentas de acompanhamento do desempenho individual de cada empregado. Está(ão) correto(s):
Resp: apenas os itens II e III.
Um dos objetivos da ARH é alcançar a eficiência e eficácia por meio dos recursos humanos disponíveis. Quanto a eficiência e eficácia, é possível afirmar que:
Resp: Eficiência é utilizar adequadamente os recursos disponíveis e eficácia é gerar resultados para a organização.
Identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta. I. A administração estratégica de gestão de pessoas é um campo de conhecimento
que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente externo da organização. II. Na gestão de pessoas focada em competências, a organização está preocupada em definir perfis profissionais e identificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para seu negócio. III. O Recrutamento e Seleção é o processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos e promovem mudanças no comportamento em função de fatores externos à organização. IV. O clima organizacional é um importante aspecto do relacionamento entre as pessoas e as organizações. Este traduz os valores que permeiam a organização, seus dirigentes e funcionários. Responda:
Resp: apenas II e IV são verdadeiras.
Processo em que a organização desmobiliza parte de seus recursos humanos em face da contenção de gastos:
Resp: demissão
	
Sabemos que a área de Administração de Recursos Humanos trabalha com meios e recursos intermediários e não recursos finais. O motivo é:
Resp: A área de ARH tem a função de assessorar, planejar, prestar serviços específicos e gerenciar.
As empresas da administração atual elaboram seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos baseados nos objetivos organizacionais e norteados na missão, visão e valores da organização. Marque a alternativa à Administração de Recursos Humanos na organização:
Resp: São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, retenção de talentos, bem como a integração do funcionário às tarefas organizacionais.
	
Identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta. I. A administração estratégica de gestão de pessoas é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente externo da organização. II. Na gestão de pessoas focada em competências, a organização está preocupada em definir perfis profissionais e identificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para seu negócio. III. O Recrutamento e Seleção é o processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos e promovem mudanças no comportamento em função de fatores externos à organização. IV. O clima organizacional é um importante aspecto do relacionamento entre as pessoas e as organizações. Este traduz os valores que permeiam a organização, seus dirigentes e funcionários. Responda:
Resp: apenas II e IV são verdadeiras.
	
O desenvolvimento organizacional é uma atividade ampla e direta e, por si só, é um palco de estudo do comportamento organizacional de forma planejada, abrangendo toda a empresa, e que tem como meta levá-la de um estágio de menor para outro de maior eficácia. Diante disto, a ARH-Administração de Recursos Humanos é um espaço interdisciplinar e, por conseguinte, envolve os conceitos de quais áreas do conhecimento?
Resp: Psicologia Industrial e Organizacional, Sociologia Organizacional, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Engenharia Industrial.
	
Dentre os conceitos da administração de RH, no tocante a NEGÓCIO, leia as opções a seguir e marque a alternativa correta: I - O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente; II - O negócio de uma empresa consiste na relação entre produto e mercado. III - As empresas podem ter visão estreita ou ampliada do negócio, o que lhe servirá de orientação. 
Resp: Todas as afirmativas estão corretas
	
Indique um dos serviços prestados pela área de Administração de Recursos Humanos.
Resp: Todas as opções
	
A Administração de Recursos Humanos tem como sua MISSÃO principal:
Resp: Propiciar o desenvolvimento das pessoas e das organizações.
Os critérios de criação e desenvolvimento das condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem os cargos dizem respeito a que política de recursos humanos?
Resp: Manutenção de RH
Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica e pela forte competição do mercado, as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes em custos. São características adicionais da nova Administração de Recursos Humanos, exceto:
Resp: Ser inflexível
Qual das opções abaixo NÃO representa uma das características da área de Administração de Recursos Humanos?
Resp: Possui pouca exposição e contatos intensos, tanto internos quanto externos
Com relação ao processo de recrutamento externo de pessoal, é correto afirmar que:
Resp: Renova e enriquece os recursos humanos da organização
(FGV - 2013 - TCE-BA) Chiavenato (1999) destaca seis processos básicos da Gestão de Pessoas: os Processos de Agregar Pessoas (que são os processos de incluir novas pessoas), os Processos de Aplicar Pessoas (que são os processos que modelam as atividades que os funcionários irão realizar na organização, acompanhar e orientar seu desempenho), os Processos de Recompensar Pessoas (que motivam e incentivam as pessoas a satisfazer suas necessidades individuas), os Processos de Desenvolver Pessoas (usados para capacitar, treinar e desenvolver pessoas), os Processos de Manter Pessoas e os Processos de Monitorar Pessoas (usados para acompanhar e controlar o trabalho dos funcionários e analisar os resultados). O Treinamento e os Sistemas de Informações gerenciais fazem parte respectivamente dos processos de:
Resp: desenvolver pessoas e monitorar pessoas.
Sabemos da importância da organizações para indivíduos e sociedade. Assinale qual alternativa apresenta as funções que demonstram tal importância, conforme apresentado em aula:
Resp: Servem à sociedade; Realizam objetivos; Proporcionam carreiras e Preservam o conhecimento.
	
A Administração de Recursos Humanos possui o papel de contribuir para o desenvolvimento da organização, fazendo com que ela cresça e atinja seus propósitos com competitividade e lucratividade, mantendo-se sólida para atuar no mercado. Dos serviços abaixo, qual não está relacionado à Administração de Recursos Humanos?
Resp: Controlar vendas e produção da empresa.
Podemos dizer que a ARH está divida em:
Resp: subsistemas que se responsabilizam pelos recursos humanos das organizações;
Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH, com EXCEÇÃO:
Resp: As pessoas, por serem portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunicabilidade, e também portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, devem ser controladas, vigiadas e punidas, assim darão maiores resultados para as empresas.
	
Os critérios de criação e desenvolvimento das condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem os cargos dizem respeito a que política de recursos humanos?
Resp: Manutenção de RH
Um dos aspectos importantes na dinâmica organizacional é a rotatividade de recursos humanos. Sobre o tema, observe as assertivas a seguir. I - Pesquisas mostram uma relação negativa consistente entre a satisfação com o trabalho e o absenteísmo; por outro lado, quanto mais satisfeitos os empregados, menor é a rotatividade. II - É desejável que todas as organizações apresentem um índice de rotatividade de pessoal equivalente a zero, pois reflete um estado de fluidez e entropia organizacional e uma boa retenção de talentos. III - Quando os funcionários possuem um elevado ¿capital humano¿ (mais educação e mais qualificação), a probabilidade de que a insatisfação no trabalho se traduza em rotatividade é mais baixa. Está correto o que se afirma em:
Resp: I, apenas.
Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos), na qual as pessoas possuem dupla importância neste processo. Os recursos utilizados pela empresa são:
Resp: materiais, humanos,
financeiros, mercadológicos e administrativos
	
Podemos dizer que a ARH está divida em:
Resp: subsistemas que se responsabilizam pelos recursos humanos das organizações;
	
É uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento. Segundo Chiavenato, esse é o conceito de :
Resp: Administração
	
A área de Recursos Humanos é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. Assim, conforme vimos em aula, podemos descrever a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de recursos humanos. Podemos dizer que faz parte do subsistema Provisão ( Ou seja, aquele relacionado ao Recrutamento e seleção), o seguinte objetivo:
Resp: Estabelecer critérios de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade para admissão, quanto às aptidões físicas e intelectuais, experiência e potencial de desenvolvimento, tendo em vista o universo de cargos dentro da organização.
	
As organizações são importantes para a sociedade e para os indivíduos. Existem quatro funções que demonstram a sua importância. A única alternativa abaixo que NÃO se refere a uma dessas funções é:
Resp: Industrializam produtos
Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO apresenta uma vantagem do Recrutamento Interno.
Resp: Mais demorado.
A "Requisição de Pessoal" é um formulário que deve conter algumas informações importantes para a compreensão da vaga que está em aberto e, por consequência, facilitar o trabalho dos Recrutadores. Assinale a afirmativa que descreve, adequadamente, a aplicação prática das "Informações sobre o Cargo" (um dos itens que compõe este documento referenciado pelo enunciado).
Resp: Permitir que os Recrutadores conheçam as atividades específicas e detalhadas que serão 
A dinâmica de grupo é um instrumento, uma ferramenta que possibilita a criação, a recriação e a utilização do conhecimento. Significa força, energia e ação. Sobre a utilização da dinâmica de grupo em seleção é correto afirmar :
Resp: A dinâmica de grupo permite acompanhar a reação dos candidatos diante de um grupo, avaliar os comportamentos em relação às exigências do perfil.
A correta alocação de pessoas nos cargos requer um alinhamento entre as características dos cargos e das pessoas que irão ocupá-los. No processo realizado pela empresa para trazer pessoas do mercado, a fase que consiste em uma comparação ou escolha entre candidatos é:
Resp: a seleção;
A empresa ABC possui 60 empregados na área de produção sendo que 30 deles são operadores de máquinas e outros 30 trabalham como auxiliar de produção dando suporte aos operadores de máquinas. Um novo produto lançado no início do ano, foi um sucesso de vendas, superando as expectativas do planejamento e ocasionando a necessidade de contratação de mais 10 operadores de máquinas que vão trabalhar num segundo turno. A diretoria está muito preocupada com os custos das contratações em caráter de urgência e com a motivação dos colaboradores que há algum tempo não tinham oportunidades de crescimento na estrutura organizacional e colocou essa questão para o RH. Qual deve ser a estratégia de recrutamento e seleção para esse caso?
Resp: Fazer um recrutamento interno entre os auxiliares de produção, por ser mais econômico, mais rápido e apresentar maior índice de segurança, além de motivar as pessoas
Com relação ao recrutamento interno podemos destacar que é (são) vantagem (ns):
Resp: É mais econômico e mais rápido
Observe as frases abaixo em relação a rotatividade nas organizações: I. Um índice de rotatividade de pessoal equivalente a zero dificilmente ocorre na prática e nem é desejável, pois pode indicar que a empresa se encontra em um estado de acomodação, rigidez e inércia. II. A rotatividade é decorrência somente de fenômenos internos à empresa, tais como a política salarial, o perfil da gestão, os benefícios e as condições físicas e ambientais oferecidos, oportunidade de crescimento na empresa, o padrão dos relacionamentos humanos, etc. III. Como desvantagens da rotatividade podemos destacar a perda de conhecimento pela empresa, os custos com as indenizações, a perda de produção até o preenchimento das vagas, os custos envolvidos em novos processos de seleção e treinamento, entre outros. Podemos afirmar que:
Resp: Somente as alternativas I e III estão corretas.
Tem em vista identificar características de personalidade do candidato :
Resp: testes psicológicos
O que devemos fazer para identificar características de personalidade do candidato? Marque a alternativa correta.
Resp: Testes Psicológicos
	
Com relação ao recrutamento interno podemos destacar que é (são) vantagem (ns):
Resp: É mais econômico e mais rápido
	
São métodos de treinamento individualizado:
Resp: E-learning, coaching e rotação de cargos.
	
O treinamento capacita a pessoa para um cargo ou função específica. Seus objetivos são de curto prazo e restritos a uma determinada tarefa. Portanto, o objetivo de um treinamento é capacitar o indivíduo para o perfeito exercício de suas funções no cargo. Nesse, sentido marque a opção que relaciona as etapas do treinamento (CHIAVENATO, 2008)
Resp: LNT, programação, execução e avaliação
Assinale a opção onde não encontramos uma técnica de seleção:
Resp: Sites de Recolocação Profissional
	
O modelo de gestão de pessoas, em contraposição ao modelo de desenvolvimento de recursos humanos, propõe a:
Resp: Transformação das equipes de RH em consultoras internas da gestão descentralizada de pessoas.
	
O Recrutamento/Seleção tem o intuito de localizar e contratar as pessoas certas para trabalhar nos mais variados setores da empresa. Qual a razão que determina a necessidade de execução deste processo com precisão e qualidade? Assinale a resposta certa:
Resp: Contratar funcionário inadequado traz prejuízo financeiro, desperdício de tempo e treinamento e baixa produção.
Flávia Alessandra é gestora de Recursos Humanos e elaborou um planejamento interno de recrutamento e seleção, para suprir a vaga administrativa-financeira da Lírios & Cia. Após as análises dos resultados, percebeu que não tinha mão-de-obra qualificada para tal função. Com visão de longo prazo, informou que elaboraria programas de T&D com foco em manutenção e qualificação do quadro funcional, para suprir situações de promoções futuras. Como a necessidade era imediata, ela passou a investir tempo no recrutamento externo. Portanto, quando acontece o recrutamento externo:
Resp: Decorre quando esgotadas todas as possibilidades internas, onde será feito junto ao mercado de trabalho, com candidatos de fora da empresa.
Das alternativas abaixo, qual expressa melhor os objetivos de Treinamento e Desenvolvimento?
Resp: Mudança de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Você é gerente de Recursos Humanos de um banco de investimentos que exige um perfil de funcionário competitivo, agressivo e dinâmico. Para a seleção de um trainee, após uma pré-seleção baseada em análise dos currículos, você considera mais vantajoso convidar os candidatos para um(a):
Resp: Entrevista de stress com perguntas argumentativas e provocativas, o que permite verificar como o candidato reagirá sob pressão.
Quando do ingresso de um novo colaborador, cabe ao RH apresentá-lo à empresa. Esta tarefa recebe o nome de:
Resp: Ambientação;
É uma das atribuições da área de Recursos Humanos promover a socialização/convivência de seus colaboradores. Estamos falando de:
Resp: Processo de integração
Sobre a atuação do RH na integração social das pessoas nas Organizações, temos as seguintes afirmativas: I - saber dos fatos relevantes da empresa, tomar parte das coisas que afetam o seu setor de trabalho e poder participar das decisões fazem parte das motivações dos trabalhadores. II - a fim de minimizar
os conflitos funcionais existentes entre as principais funções da empresa, cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da organização. III - o RH deve trabalhar no sentido de que cada setor cuide dos seus próprios interesses e objetivos, sem a preocupação de que os outros setores estejam atingindo as metas determinadas. Observando as alternativas anteriores, responda:
Resp: c) as alternativas I e II estão corretas.
É importante que cada setor reconheça os papéis dos outros setores da empresa. É igualmente importante que cada setor saiba o que os demais estão fazendo. É importante que cada setor conheça também os resultados financeiros e operacionais da empresa. Que tipo de integração justifica a afirmação acima?
Resp: Integração funcional.
Integrar e acolher são papéis que devem ser desempenhados pelo RH nos processos de socialização. Porém, outro aspecto precisa ser observado pelo RH como papel importantíssimo a ser exercido neste mesmo contexto. Assinale a alternativa que indica, corretamente, a que outro papel do RH este enunciado se refere:
Resp: Informar sobre os traços da cultura organizacional.
Quais as ferramentas mais comuns, usadas para a integração de todos os colaboradores com a empresa? I - O jornal interno e a intranet. II - Os murais e os quadros de aviso. III - Frequentes reuniões.
Resp: As alternativas I, II e III estão corretas.
Cada vez empresas que estão preocupadas e atentas à competitividade investem no processo de integração de seus novos funcionários, conhecido com a denominação de AMBIÊNCIA. Esse cuidado existe ou deveria existir, pois, no primeiro dia de trabalho, geralmente o funcionário fica muito apreensivo. Tudo é diferente, surgem muitas dúvidas, muita curiosidade, muita insegurança. Cada palavra, cada gesto tem um significado especial. Tendo como base os estudos realizados sobre ambiência, assinale a ÚNICA afirmativa INCORRETA:
Resp: O RH não tem nenhuma obrigação de apresentar, no processo de ambientação, os fatores de riscos físicos, que eventualmente podem existir nas empresas, pois, isso é papel do setor de segurança do trabalho e deve ser feito depois do período de experiência do novo funcionário.
	
Como em qualquer ambiente social, na empresa coexistem os conflitos e as formas de cooperação. É necessário que a empresa identifique, reconheça e intervenha, buscando minimizar esses pontos de tensão que possam prejudicar a qualidade do ambiente de trabalho e, por conseguinte, os seus resultados operacionais e financeiros. Que tipo de integração justifica a afirmação acima?
Resp: Integração social.
	
Sobre o Processo de Integração das pessoas nas organizações, assinale a única alternativa que não se adequa ao conceito.
Resp: Entre os principais temas abordados na ambientação estão os cuidados que devem ser tomados pelo novo colaborador na preservação de sua integridade física no trabalho, já que as organizações não têm o dever de se preocupar com essas questões.
	
ASSINALE UMA ATIVIDADE QUE PODE FAZER PARTE DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO/¿AMBIENTAÇÃO¿:
Resp: APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO INSTITUCIONAL.
	
Gustavo Vieira é Gerente de Recursos Humanos de uma indústria farmacêutica e percebeu que um dos motivos do baixo rendimento dos novos funcionários é a falta de integração com a empresa. Parte da solução está na adoção de um programa de integração, que deve ser estruturado de forma a:
Resp: fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele, reduzindo a ansiedade normal do período de adaptação.
	
Sobre o processo de Integração das pessoas nas organizações, analise as afirmativas a seguir: I- Quando do ingresso de um novo colaborador na empresa, cabe ao RH realizar o que chamamos de ¿ambientação¿, ou seja, apresentá-lo à empresa, contribuindo assim para sua integração à equipe. II- Cabe ao superior imediato apresentar o novo empregado aos seus novos colegas, ao seu novo trabalho, bem como às suas novas instalações. III- Aspectos da cultura da empresa não devem ser mencionados neste momento, para evitar conflitos de valores que podem leva-lo a deixar a organização, por dificuldade de adaptação.
Resp: Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
Qual o objetivo da integração social?
Resp: Minimizar os pontos de tensão que possam prejudicar a qualidade do ambiente de trabalho.
	
Quais os itens abaixo que justificam uma integração funcional? I - Vendas briga com a Produção, porque os vendedores venderam e a produção não produziu. II - Produção briga com a área de Compras porque ficou sem a matéria-prima que precisava para produzir. III - Vendas briga com Finanças porque esse setor cortou o crédito de alguns clientes para os quais a equipe de vendas poderia vender ou vendeu.
Resp: As alternativas I, II e III estão corretas.
O treinamento é o processo que prepara o colaborador para uma tarefa ou cargo. Identifique qual é a primeira e principal etapa desse processo:
Resp: d) levantamento de necessidades de treinamento
	
O que não caracteriza uma educação assistemática?
Resp: Escola
	
Milkovich e Bourdreau (2010) conceituam o treinamento como sendo um processo sistematizado com o intuito de promover a aquisição de habilidades, regras e atitudes resultando numa melhor adequação entre as características dos colaboradores e as exigências diante de sua função. O treinamento é uma contínua redução da dissonância e uma constante busca da eficiência e da eficácia das pessoas. Treinar uma vez não significa nada. Sabendo que o treinamento é um processo cíclico, identifique por quais etapas ele é composto.
Resp: Levantamento das necessidades de treinamento, Programação do treinamento para atender às necessidades, Implementação e execução do treinamento e Avaliação dos resultados do treinamento.
José, Gerente de RH de sua empresa, precisa entregar um relatório para a Direção, sugerindo a implementação de programas de treinamento, baseado nos resultados da última Avaliação de Desempenho dos colaboradores. Nesse relatório, irá descrever todas as etapas do processo de Treinamento. Qual desses objetivos é pertinente à primeira delas, ou seja, ao Levantamento das Necessidades de Treinamento?
Resp: Diagnóstico de quem precisa de treinamentos para reciclagem.
Janete, gerente de ARH da empresa X, dispõe de uma verba anual para usar em ações de treinamento e desenvolvimento do pessoal na organização. Então, ela propôs ao Lúcio - Diretor de ARH, a realização de uma ação para os funcionários sobre programa de qualidade de vida, orientação profissional e autogestão de carreira. Lúcio não quer aprovar, argumentando que isto não é classificado como assunto de treinamento e desenvolvimento, por isto ela não pode usar a verba disponível. Lúcio, está certo ou errado, por quê?
Resp: A proposta de Janete é ação para implantação de processos de qualidade de vida no trabalho e plano de carreira
Segundo I. Chiavenato, o levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Nesse aspecto, os principais meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento incluem
Resp: avaliações do desempenho dos trabalhadores.
	
Ao tabular os resultados da última Pesquisa de Clima Organizacional em sua empresa, Rita, Gerente de RH, detectou algumas fragilidades que poderiam ser sanadas através de treinamentos. Assinale a única alternativa que não se aplica à questão:
Resp: Ampliação do refeitório e do vestiário.
	
É importante entender que é necessário planejar e seguir todas as etapas do processo do treinamento, pois apenas dessa forma, os resultados esperados poderão ser atingidos. Quando se trata do processo de desenvolver pessoas, leva-se em consideração a educação profissional e o desenvolvimento de habilidades e de competências das pessoas para o desenvolvimento de funções. Logo, o ciclo de treinamento compreende as seguintes etapas, EXCETO:
Resp: Diagnóstico do ambiente
externo da organização para o treinamento;
Quando mencionamos o processo de Treinamento, podemos subdividi-lo em fases. Assinale-as:
Resp: Levantamento das Necessidades de Treinamento; Programação e o Planejamento do Treinamento; Execução do Programa de Treinamento; e Avaliação dos Resultados do Treinamento.
	
Sobre desenvolvimento pofissional, assinale a alternativa que NÃO encontra-se de acordo com as reflexões conduzidas nesta disciplina:
Resp: O Desenvolvimento Profissional prepara o indivíduo para uma profissão com objetivos definitos e de curto prazo.
	
Em que etapa do processo de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) os gestores verificam se o investimento feito no empregado valeu a pena?
Resp: Avaliação de Resultados
	
Manoel da Silva é um estudante que está se preparando para uma entrevista a um cargo de Analista de RH para trabalhar na área de Treinamento. Em seus estudos, ele precisa saber a sequencia de fases que requer um treinamento para o caso de ser entrevistado. Qual são elas?
Resp: Levantamento de necessidades, programação e planejamento, execução e avaliação.
	
Treinamento e Desenvolvimento é um dos Subsistemas da ARH que tem por objetivos:
Resp: Mudança de conhecimentos, habilidades e atitudes.
	
A Educação Profissional, se constitui de:
Resp: Formação profissional; Treinamento e Desenvolvimento profissional
	
Assinale a alternativa que designa qualquer esforço da empresa para estimular o aprendizado dos empregados, mais focalizado e orientado para questões concernentes ao desempenho no curto prazo.
Resp: Treinamento
	
Na estrutura organizacional moderna, qual é a principal função do treinamento e desenvolvimento (T&D) no contexto da administração de recursos humanos - ARH?
Resp: O levantamento da necessidade de treinamento - LNT - para o desenvolvimento humano dentro da estratégia organizacional.
(TRT 15ª Região - 2009) Em regra, os sindicatos poderão ser:
Resp: municipais, intermunicipais, estaduais, interestaduais e nacionais.
	
A Constituição Federal do Brasil estabelece como condições obrigatórias para criação de um Sindicato:
Resp: A necessidade de registro no Ministério do Trabalho e Emprego e a inexistência de outro sindicato representativo da mesma categoria profissional na mesma base territorial.
	
O que não pressupõe o sindicalismo?
Resp: Evidência.
	
Num Acordo Coletivo de trabalho, firmado entre o Sindicato Patronal e o Sindicato dos Trabalhadores, podemos identificar as seguintes Cláusulas Econômicas:
Resp: Antecipações Salariais, Piso Salarial e Anuênio
	
Sua formação é de caráter permanente, composta por trabalhadores ou empresários, que exercem a mesma profissão ou atividade econômica, com a finalidade de estudar e defender seus interesses. Podemos afirmar que esse é o conceito de:
Resp: Sindicato
	
Como identificação de Plano de Contingência, podemos afirmar que:
Resp: Algumas pessoas são devidamente treinadas e preparadas para exercerem suas funções durante a greve.
	
Como chamamos na esfera municipal, a estrutura sindical brasileira:
Resp: Sindicato
	
Assistimos diariamente as eclosões de movimentos trabalhistas com participação de empresários e trabalhados na busca do ponto comum nas suas categorias. No Brasil há uma forma de se desenvolver a questão Sindical que passa pela UNICIDADE SINDICAL, o que isto representa?
Resp: C) Em uma determinada base territorial existir um sindicato representando cada categoria econômica ou profissional
Em relação à estratégia de prevenção dos problemas trabalhistas, podemos afirmar:
Resp: Bom clima organizacional; Reuniões das equipes de RT; Cumprimento das leis; convenções; acordos e sentenças normativas.
	
Em relação ao Plano de Contingência escolha a opção correta: I - É um conjunto de ações pré-estabelecidas que deve ser colocada em pratica na hipótese de uma greve ser deflagrada. II - Por meio dele algumas pessoas são devidamente treinadas e preparadas para exercer suas funções durante a greve. III - Não é um direito que o movimento grevista tem de persuadir aqueles trabalhadores que não aderiram a greve.
Resp: Somente I e II estão corretas
	
Sobre o tema Relações trabalhistas e sindicais, visto em nossas aulas, marque a única opção que é FALSA:
Resp: O reajuste salarial não é uma cláusula econômica negociada comumente pelos sindicatos, mas sempre pelo funcionário diretamente com o empregador.
	
Em relação à unicidade sindical é correto afirmar:
Resp: Propõe a união dos trabalhadores de uma mesma categoria de uma determinada base territorial em um único sindicato visando o fortalecimento de suas lutas.
De acordo com as Formas de Solução de Conflitos, segue afirmativas abaixo: I - Convenção Coletiva é uma ampla discussão entre as partes (sindicato dos trabalhadores x sindicato patronal), que fazem concessões mútuas para chegarem a um acordo. II - A arbitragem se dá por intermédio de um terceiro, escolhido pelas partes, para decidir as controvérsias. III - Mediação e a tentativa de resolver o conflito de forma indireta, sem apoio de uma terceira pessoa. É correto dizer que:
Resp: As afirmativas, I e II estão corretas
	
A estrutura sindical brasileira é formada por vários âmbitos. Podemos afirmar que no Âmbito Nacional ela é formada por:
Resp: Confederações
	
Uma forma mais completa de entender o que é Sindicalismo:
Resp: d) Organização dos Trabalhadores com vistas ás conquistas sociais, políticas e econômicas diante da classe patronal
	
É a associação dos trabalhadores, com vistas às suas conquistas sociais, políticas e econômicas, frente à classe patronal. Podemos afirmar que esse texto representa o conceito de:
Resp: Sindicalismo
Raul é supervisor de marketing na empresa Z, a remuneração dele é constituída pelos três componentes principais. Então, é correto afirmar que a remuneração de Raul é composta de:
Resp: Remuneração básica, incentivos salariais e benefícios.
	
Uma das etapas importantes na administração de cargos e salários é a descrição e especificação dos cargos. Quanto à atividade de especificação dos cargos, o conceito que melhor a define é composto:
Resp: pelo relato dos requisitos, responsabilidades e esforços que competem ao ocupante do cargo
			
Dentre as etapas de elaboração de um plano de cargos e salários, a etapa que corresponde ao conceito: "alocação dos cargos em suas respectivas classes salariais, em função da pontuação que cada cargo obteve na etapa de avaliação" é:
Resp: classificação de cargos
	
A Administração de cargos e salários, quando bem conduzida, pode fortalecer/alavancar a imagem de uma empresa. Sabemos que a administração de cargos e salários possui uma série de objetivos, conforme vimos em nossas aulas. NÃO PODEMOS CONSIDERAR UM OBJETIVO da Administração de cargos e salários (assinale a única alternativa incorreta):
Resp: Oferecer lazer aos empregados
	
Assinale abaixo as expressões que dizem respeito a definição de Administração de Cargos e Salários. I - Recompensas. II - Comportamento dos funcionários. III - Objetivos das organizações.
Resp: As alternativas I, II e III estão corretas
A Direção de um banco comercial de porte médio, visando obter vantagem competitiva, decidiu implementar um novo sistema de remuneração, baseado em resultados. O modelo vincula a remuneração ao alcance de metas pré-negociadas de tal forma que as metas individuais são alinhadas às grupais que, por sua vez, são desdobradas das metas empresariais. Esta forma de remuneração constitui um poderoso aliado do desempenho organizacional porque:
Resp: possibilita maior comprometimento com os objetivos organizacionais.
	
A Administração de cargos e salários, quando bem conduzida, pode fortalecer/alavancar a imagem de uma empresa. Entre os objetivos estabelecidos para a administração de cargos e salários, temos (assinale a única alternativa correta):
Resp: Atrair candidatos para a empresa.
	
Marque a alternativa em que não encontramos um dos objetivos específicos da administração de cargos e salários:
Resp: gerar
competição entre os colaboradores
Sobre o conceito de Administração de Cargos e Salários, é correto afirmar que:
Resp: é um conjunto de diferentes recompensas que visa alinhar o comportamento dos funcionários com os objetivos das organizações.
	
Como chamamos o nome empregado para o pagamento efetuado àqueles que prestam serviços no funcionalismo público.
Resp: Vencimentos
	
QUAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Resp: Todas as respostas acima estão corretas
A função ou o conjunto de funções (conjunto de tarefas ou de atribuições) com uma posição definida na estrutura organizacional formal de uma organização, isto é, no organograma, denomina-se:
Resp: cargo.
	
A Administração de cargos e salários, quando bem conduzida, pode fortalecer/alavancar a imagem de uma empresa. Sabemos que a administração de cargos e salários possui uma série de objetivos, conforme vimos em nossas aulas. NÃO PODEMOS CONSIDERAR UM OBJETIVO da Administração de cargos e salários (assinale a única alternativa incorreta):
Resp: Aferir a participação dos colaboradores nos treinamentos ministrados.
	
A Administração de cargos e salários, quando bem conduzida, pode fortalecer/alavancar a imagem de uma empresa. Sabemos que a administração de cargos e salários possui uma série de objetivos, conforme vimos em nossas aulas. NÃO PODEMOS CONSIDERAR UM OBJETIVO ESPECÍFICO da Administração de cargos e salários (assinale a única alternativa incorreta):
Resp: Criar condições de segurança do trabalho, reduzindo o medo.
	
Uma adequada Administração de cargos e salários, permite maior clareza e transparência na gestão desse importante item empresarial. Entre os objetivos estabelecidos para a administração de cargos e salários, temos (assinale a única alternativa correta):
Resp: Atrair candidatos aos empregos.
	
Cargos e Salários é uma especialização da área de RH, que, por sua vez, é parte da administração geral; ou seja, é um subsistema de RH, gerador de um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer ou manter estruturas de cargos e salários equitativas e justas na organização. Assina a ÚNICA opção VERDADEIRA:
Resp: O PCS (Plano de Cargos e Salários), é muito mais que dar conta de estruturar a análise e definição dos cargos; deve representar uma oportunidade de se discutir toda a política de pessoal da organização.
É o acidente que decorre do exercício do trabalho, a serviço do empregador, ou no trajeto de ida e volta do emprego, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Esse conceito refere-se a:
Resp: Acidentes de trabalho
As causas de acidente de trabalho são diversas, algumas delas causadas pela empresa.
Analise as situações abaixo e assinale a afirmativa correta em relação a causa considerada por condição insegura.
Resp: O trabalhador chegou para operar a máquina, pediu as luvas ao Técnico de Segurança do Trabalho e este disse que havia acabado do estoque, para operar assim mesmo.
	
Os riscos ergonômicos se referem às condições e execução do trabalho que possam ocasionar danos. São exemplos de riscos ergonômicos, exceto:
Resp: Ruídos
	
Como podemos definir um - Risco Químico -, segundo critérios definidos pela Segurança do Trabalho?
Resp: Elementos gasosos, líquidos ou sólidos que, se absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas ou digestivas, provocam reações tóxicas.
	
Em relação à segurança do trabalho e medicina ocupacional, são consideradas insalubres. Marque a alternativa correta.
Resp: As atividades que por sua natureza ou métodos de trabalho exponham os trabalhadores a agentes nocivos à saúde, acima dos limites da tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
Analise a situação abaixo e assinale a afirmativa correta. 
Felipe trabalha em um posto de abastecimento de combustíveis. Exerce a função de frentista, cuja atividade principal é abastecer os veículos com combustível direto da bomba. Recebe salário base e vale refeição. Pelo exercício da sua função, nos termos da legislação aplicável à matéria, Felipe faz jus ao pagamento do adicional de:
Resp: Periculosidade no percentual de 30% do salário contratual.
A quem compete a criação e fiscalização das Normas Regulamentadoras das condições de trabalho?
Resp: Ao Ministério do Trabalho.
	
Desrespeito às normas de segurança; imprudência; negligência; imperícia; distração; pressa; indisciplina são caracterizados como:
Resp: Atos inseguros
Apesar de termos Normas Regulamentadoras das condições do trabalho e as empresas serem fiscalizadas, sabemos que infelizmente na prática temos médicos corruptos que assinam para a empresa não levar multa, mesmo as Normas não estarem sendo cumpridas. Diante desse ato anti-ético, podemos afirmar que o importante é: .
Resp: O médico que é ético não aceitará fazer isso tentando convencer a empresa que não é correto e se não adiantar sairá da mesma para não ser conivente.
		
A CIPA é uma das estratégias de prevenção de acidentes. É um dos objetivos da CIPA, marque a alternativa correta. 
Resp: Observar e relatar as condições de risco.
Acidentes podem acontecer a todo momento, para isso devemos proteger os trabalhadores. Diante dessa afirmativa, podemos afirmar que:
Resp: Distribuir os EPIs ao trabalhador e conscientizá-lo da importância de seu uso, bem como acompanhar o mesmo, pode evitar acidentes.
O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade é de:
Resp: 30%.
	
Cite a resposta correta para causas básicas de acidente de trabalho, por ato inseguro.
Resp: Desrespeito às normas de segurança
Tendo em vista as causas básicas de acidentes de trabalho, o argumento da personagem expressa:
Resp: O comportamento do trabalhador contrário às normas de segurança, que coloca em risco a sua integridade fisica, caracterizando ato inseguro.
	
Segundo as aulas de Saúde e Segurança do Trabalho, "Agentes são os micro-organismos (bactérias, fungos, vírus, bacilos, parasitas, entre outros) presentes nos ambientes de trabalho". Esses agentes referem-se a :
Resp: Riscos biológicos
	
Cite a resposta que consta os riscos ambientais químicos.
Resp: ¿ Elementos gasosos, líquidos ou sólidos que se absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas ou digestivas provocam reações tóxicas.
Quando a Empresa decide dar um benefício por mera liberalidade, entende-se que foi uma decisão resultante de... Assinale a alternativa de resposta que melhor completa o enunciado desta questão.
Resp: 	... um desejo da organização.
	
Quando a empresa adota a prática de "Benefícios" para os empregados, o que a empresa pretende com essa ação? Marque a melhor opção.
Resp: Todas as respostas mencionadas se completam para a prática de Benefícios na empresa.
	
Segundo Marras, Jean Pierre (2000), benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. A partir da teoria do renomado autor, do que se tratam os benefícios monetários?
Resp: Os benefícios monetários são os benefícios concedidos em dinheiro, geralmente através da folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes e, como exemplos, são as férias, 13º salário, gratificações e complementação do salário nos afastamentos prolongados por doença.
	
Como podemos classificar os benefícios quanto a sua natureza?
Resp: Monetários e não monetários
	
Qual a aplicabilidade da prática de ofertar "Benefícios" aos trabalhadores da organização? Assinale a alternativa que melhor descreve esta prática.
Resp: O conjunto proposto das alternativas de resposta atende plenamente ao enunciado da questão.
	
Benefícios são produtos e/ou serviços oferecidos aos funcionários, direta
ou indiretamente, pela empresa, visando criar ou aprimorar as condições de bem-estar dos seus funcionários. Há vários benefícios oferecidos pela empresa, para isso há algumas fontes de custeio desses benefícios. São elas:
Resp: 	- Empresa - Estado - Funcionários
	
Identifique abaixo os benefícios que são de direito do trabalhador por exigência da Lei trabalhista.
Resp: Auxílio doença, 13º Salário e Férias
	
Marque a opção correta: São Benefícios Supletivos ou de Apoio
Resp: Transporte; Restaurante; Estacionamento; Posto Bancário; Venda de Produtos da Empresa.
A ARH estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, buscando melhorar a qualidade de vida e o valor do principal ativo das organizações - seu potencial humano, assim como os resultados das organizações. Assinale a alternativa que NÃO apresenta os objetivos da ARH:
Resp: Reduzir a competitividade da organização.
	
Em relação ao estudo dos benefícios, mais especificamente a classificação dos mesmos, leia atentamente as 4 afirmativas abaixo: A - Os Benefícios Assistenciais visam prover o funcionário e sua família de certa segurança no caso de imprevistos ou emergências. B- Os Benefícios de apoio visam proporcionar repouso, lazer e diversão. C - Os Benefícios Supletivos também são chamados de benefícios de apoio. D- Os benefícios Supletivos visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida. Diante das afirmativas, é possível afirmar que:
Resp: As alternativas A, C e D estão corretas.
Não podemos considerar como sendo exemplos de Riscos Sociais:
Resp: Risco social é antônimo de pobreza,
	
Existem diversas cláusulas que comumente são negociadas entre empregados e empregadores por intermédio de uma negociação coletiva entre os respectivos sindicatos. Assinale abaixo uma cláusula social (diferente da cláusula econômica):
Resp: Melhoria de condições de trabalho
	
Os processos de recompensar pessoas da administração de Recursos Humanos envolvem não somente remuneração como também benefícios. Alguns dos benefícios são legalmente obrigatórios, como por exemplo:
Resp: salário-família
	
Segundo Marras, Jean Pierre (2000), benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. A partir da teoria do renomado autor, do que se tratam os benefícios monetários?
Resp: Os benefícios monetários são os benefícios concedidos em dinheiro, geralmente através da folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes e, como exemplos, são as férias, 13º salário, gratificações e complementação do salário nos afastamentos prolongados por doença.
	
Como podemos classificar os benefícios quanto a sua natureza?
Resp: Monetários e não monetários
	
Qual a aplicabilidade da prática de ofertar "Benefícios" aos trabalhadores da organização? Assinale a alternativa que melhor descreve esta prática.
Resp: O conjunto proposto das alternativas de resposta atende plenamente ao enunciado da questão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais