Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO GESTÃO SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO SOCIAL
Qual o entendimento que você tem a respeito dos stakeholders?
Resp: é o conjunto dos atores que agregam valor na produção: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governo e comunidade.
Como o Livro Verde da Comissão Européia (2001) define a Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
Resp: é um conceito no qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo,
Por que a empresa Apple tem pressionado a Foxconn, a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores do mundo, a melhorar as condições de trabalho de seus trabalhadores?
Resp: devido as pressões exercidas pelo mercado sobre a Apple, em razão do tipo de relações trabalhistas adotadas pela Foxconn, serem incompatíveis com o padrão exigido de uma empresa americana.
Que fatores têm contribuído para que as empresas busquem maior transparência na sua atividade empresarial e econômica?
Resp: os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e de comunicação (TICs).
Qual o objetivo da empresa no contexto da adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
Resp: a razão de ser da empresa deve ser a maximização do bem-estar social e não mais a maximização do retorno para os acionistas.
Quais são as razões que tem contribuído para que as empresas passem a adotar, progressivamente, critérios sociais nas suas decisões?
Resp: com a globalização e a mutação industrial em larga escala, surgem novos comportamentos por parte dos consumidores que recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos.
Diversos fatores têm contribuído nos últimos anos, para explicar a valorização da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na pauta das discussões nas empresas, entre eles destacam-se: as crises financeiras gerando ondas de instabilidade nos mercados globais, os desafios das mudanças climáticas, os problemas de geopolítica mundial e a diminuição da eficácia das políticas públicas. Nesse sentido, as empresas como força-motriz da economia, tem sido solicitadas que
Resp: Ampliem o seu papel como agente econômico, indo além da gestão empresarial eficiente mas também agregue valor social e ambiental que contribui para melhoria da qualidade de vida da população.
Com relação à Responsabilidade Social Corporativa, assinale a resposta incorreta:
Resp: As companhias estão inseridas em ambiente complexo, onde suas atividades influenciam, mas não têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade.
A idéia de que as atividades empresariais afetam, com suas práticas de negócios, um número maior de interessados, ficou evidenciada com a repercussão dos efeitos da Grande Depressão Americana dos anos 30, considerada a primeira crise econômica do sistema capitalista. Qual foi o motivo?
Resp: Pelo fato da empresa ter uma visão microeconômica, baseada na busca do máximo lucro, enquanto a solução da crise exige uma visão macroeconômica, baseada no esforço de todos para superação.
A segunda grande crise do sistema capitalista ocorreu em 2008, com o estouro da ¿bolha imobiliária¿ no mercado americano e que foi a responsável pela crise das economias de vários países da zona do Euro, entre eles: a Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Itália e, mais recentemente, Chipre. Baseado nisto, como o novo conceito de Gestão Social contribui para solução dessa crise?
Resp: Porque contribui para a maximização do bem estar social, ela tem maior capacidade de comprometer se não todos, pelo menos a maioria, num programa de ajuste baseado na eficiência coletiva.
Como Peter Druker, considerado um dos pilares do estudo da administração, vê a empresa na sociedade pós-capitalista?
Resp: a de que as empresas devem assumir as responsabilidades vai além da obrigação com os acionistas e passa também incluir outros grupos constituídos na sociedade.
As empresas estão sendo pressionadas para melhorar o padrão de tratabilidade dos resíduos gerados em seus processos de produção. De maneira crescente, os cidadãos e as diversas entidades coletivas têm gerado formas de pressão. O conceito e aplicação da Gestão Social, constitui um bom caminho para a empresa melhorar a sua imagem corporativa diante das cobranças dos stakeholders?
Resp: Sim, pois permite as companhias responderem com maior eficiência, na medida que vão implementar as ações considerando as prioridades definidas pela ordem de pressão dos stakeholders.
Sabemos que em determinado momento, as empresas começaram a se preocupar com os assuntos que iam além das ações destinadas a se conseguir a maximização do lucro, objeto da Gestão Empresarial tradicional. Podemos dizer que este é o momento do início da Gestão Social? Justifique.
Resp: sim, pois começaram a adotar ações de RSC e, também, melhorar a relação da empresa com os stakeholders, que contribuem igualmente para a geração de valor da empresa.
Sobre responsabilidade social corporativa. Marque a definição correta.
Resp: A obrigação que uma organização tem de agir tanto para servir aos interesses próprios como aos interesses da sociedade.
O ponto de partida para melhor entendimento de como a Gestão Social se iniciou no mundo corporativo, se deve a que tipo de atitude na condução de seus negócios?
Resp: as empresas começaram a se preocupar com os assuntos que iam além da Gestão Empresarial tradicional, que tinha como foco somente o lucro.
Cada vez mais as empresas estão inseridas em um ambiente complexo, onde suas atividades influenciam ou têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade. Que nova concepção está orientando as companhias?
Resp: a adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que surgiu por conta dos objetivos e valores sociais que vinham da pressão dos stakeholders.
As empresas no Brasil contaram com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, fundado em 1998, por iniciativa de um grupo de empresários brasileiros, para fazer o que?
Resp: Para que as empresas possam copiar os bons exemplos de ações socialmente responsáveis, aumentando o número das empresas que adotam, ajudando os empresários nacionais a compreender e incorporar o conceito de RSC no dia a dia da sua gestão.
	
Sobre a recente evolução do conceito de responsabilidade social, considere as afirmativas e marque a única falsa.
Resp: No final do século XX, a literatura sobre responsabilidade e responsabilidade social corporativa, por ter passado a ser alvo de atenção de autores da área acadêmica ligada à ética dos negócios, assumiu um aspecto mais normativo.
	
Sabemos que a acirrada competição decorrente de um mundo em rápida transformação, força as empresas a investirem forte em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), buscando inovações que gerem diferenciais competitivos nos seus mercados. Qual a contribuição da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) para isto?
Resp: As empresas enxergam na adoção da RSC, uma fonte de estratégia inovadora, que contribui para promover a elevação dos lucros e impulsionar o seu crescimento.
Olhando numa perspectiva mais abrangente, qual a relação da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) com a tomada de decisões nos negócios?
Resp: É que deve tomar como base valores éticos, que contemplem uma perspectiva de respeito e concordância a valores legais, comunidades, indivíduos e meio ambiente.
	
Como as empresas são vistas na visão clássica da Gestão Empresarial?
Resp: são vistas como entidades econômicas produtoras de bens e prestadoras de serviços que precisam vender para clientes cada vez mais exigentes, em um mercado de acirrada concorrência.
	
A Usina Caixa d'Água aboliu, há mais de 30 anos, o emprego de mão de obra infantil em sua força de trabalho. Por essa conduta, ganhou um selo de "empresa amiga da criança", concedido por importante organização não governamental do país. Utilizando esta certificação, passou a se apresentar como empresa socialmente responsável em suas campanhas de comunicação. Sob o prisma da
responsabilidade social, conclui-se que essa atitude:
Resp: resume perfeitamente a abordagem, sobre o tema, relacionada aos stakeholders.
	
O primeiro estudioso a apresentar, de forma explícita e detalhada, a Teoria dos Stakeholders, foi R. Edward Freeman, professor de administração de negócios da Darden School da Universidade de Virgínia. Qual foi a base de sua argumentação?
Resp: Ele argumenta que, na tomada de decisão sobre alocação de recursos organizacionais, devem ser considerados os efeitos que essa alocação causará sobre os grupos de interesse que se relacionam com a organização, sejam grupos na própria organização ou exteriores a ela.
	
Sobre a responsabilidade social, marque a única afirmação falsa:
Resp: A responsabilidade social de uma organização geralmente está associada ao seu grau desempenho e de consumo de recursos que pertencem à sociedade.
Para gerenciar a capacidade e a responsabilidade social da empresa, a organização precisa interagir com seus diferentes públicos interessados, os stakeholders, ou seja, pessoas, grupos de pessoas ou organizações que, de alguma maneira, possam influenciar ou ser influenciados pelas ações da organização. A gestão dos stakeholders considera os principais interessados e as questões específicas relevantes para cada um deles: a empresa, os funcionários, os acionistas, os clientes, os fornecedores e as entidades públicas. Nesse contexto, marque a opção que completa o significado seguinte: constata-se que a gestão das(os):
Resp: questões públicas inclui a saúde e a segurança pública, a conservação da energia, as questões ambientais, as doações sociais e as relações com a comunidade.
	
Um das características principais no processo de construção da decisão de forma coletiva, é que ela precisa ser baseada num requisito que implica o comprometimento de todos os stakeholders, no atingimento dos resultados que se pretende chegar. Que processo precisa ser desenvolvido no grupo, para que aja sucesso nesta empreitada?
Resp: A construção de espaços baseados no diálogo permanente, onde todos constroem juntos a decisão que deve ser baseada no coletivo.
	
Qual o entendimento que você tem do conceito da Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
Resp: é a empresa conciliar estratégias que garantam o lucro e, ao mesmo tempo, gerem melhoria do bem estar entre os stakeholders.
	
O aumento da consciência cidadã dos consumidores é de fundamental importância na construção de uma democracia. A exigência do exercício dos direitos, tem que vir depois do cumprimento dos deveres. Direitos e deveres andam juntos como de uma relação socialmente responsável. Nesse sentido, as empresas já incorporam ao seu processo decisório, a audiência do que pensam os stakeholders que fazem parte do seu espaço de atuação. Essa área dentro da empresa está afeta a
Resp: Responsabilidade Social Corporativa
	
O conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) expressa o compromisso da empresa com a adoção e a difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais para que resultem em melhoria da qualidade de vida da sociedade. Nesse contexto, marque a resposta verdadeira que atenda ao conceito de RSC.
Resp: Implementam ações voltadas para os agentes com os quais interagem em uma perspectiva de longo prazo.
Com relação à Teoria dos Stakeholders, , assinale a resposta incorreta:
Resp: Os gestores exercem a função ética de respeitar os direitos coletivos e garantir o bem-estar entre todos os agentes afetados pela empresa, incluindo neste conjunto clientes, comunidade, fornecedores, proprietários, exceto funcionários em geral.
	
Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, as empresas adotam ações de responsabilidade social corporativa (RSC) com que objetivo(s)?
Resp: Implementar ações sociais e ambientais que as diferenciem dos concorrentes.
	
A experiência na adoção do conceito de Responsabilidade Social tem contribuído fortemente para mostrar que as empresas têm melhorado a sua imagem institucional junto aos consumidores. A que se refere isto?
Resp: Quando as empresas passam a adotar a RSC, os resultados obtidos atingem um universo de agentes sociais muito mais vasto do que os dos acionistas, trazendo a relação com a comunidade e o meio ambiente. 
Assinale a alternativa que apresenta uma característica comum à gestão pública e à gestão privada.
Resp: são passíveis de responsabilidade social.
Gestão Social é parte integrante da área de Administração, pois recebe o termo gestão antes do social. No entanto, não se limita a ¿gerir¿ alguma coisa especificamente, até porque o conceito de social é amplo e abrange vários atores, ligados a um recorte histórico e cultural. Nessa perspectiva, o adjetivo social qualificando o substantivo gestão é entendido
Resp: Como o espaço privilegiado de relações sociais onde todos têm direito a fala, sem nenhum tipo de coação.
Quais as duas palavras considerada chaves para definir Gestão Social?
Resp: diálogo e entendimento.
	
Qual a proposta do novo modelo baseado na Gestão Social que avança em relação às proposições da Gestão Empresarial tradicional?
Resp: Substituir a gestão tecnoburocrática e monológica , por um gerenciamento mais participativo e dialógico, fundado no diálogo permanente capaz de gerar maior benefício para todos.
	
Os autores em seus estudos, procuram definir a Gestão Social como uma práxis onde se adotada, conduz a maior legimitidade e comprometimento de todos com a decisão que levará a adoção de estratégias, que encurtam o caminho para a geração de maior bem estar social. Dessa forma, como esse conceito evolui em relação aos conceitos tradicionais?
Resp: É pensar além da gestão de políticas públicas, elaborando novas articulações que não se restringe à esfera público-governamental, mas envolve o setor privado e a sociedade em geral.
	
Por que o processo de implementação da Gestão Social requer uma aprendizagem conjunta, democrática, participativa e contínua dos grupos sociais, na construção de um espaço de relação social e criação de vínculos de relacionamento institucional?
Resp: para que possam se pronunciar sobre a concepção e monitoramento da execução das políticas públicas, para que os benefícios sejam efetivos para todos.
	
A expressão Gestão Social tem sido usada de modo corrente nos últimos anos servindo para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores. Quais são eles?
Resp: ONGs, associações, fundações, assim como algumas iniciativas partindo do setor privado
	
A expressão Gestão Social tem sido usada de modo corrente nos últimos anos, servindo para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores não apenas governamentais. Entre eles se destacam:
Resp: ONGs, associações, fundações e, também, algumas iniciativas partindo mesmo do setor privado.
¿A Gestão Social tem se mostrado uma forma de relação entre Estado e sociedade no enfrentamento das problemáticas mais contemporâneas¿. Nessa direção como pode ser entendido Gestão Social?
Resp: como uma alternativa de intervenção e transformação social, coletiva e sustentável.
	
¿Por essa razão que a GESTÃO SOCIAL tem sido mais associada à gestão de políticas sociais ou até ambientais, pois no espaço de elaboração e aplicação destas políticas há necessidade de discussão pelas várias instâncias representativas , o que por si, amplia e legitima como coisa pública¿. Qual a opção abaixo que melhor expressa o que resultado que se pretende atingir?
Resp: é favorecer o espaço democrático de discussão, exigindo, na prática, que os atores do processo se apresentem e ajudam a construir o processo de legitimação.
	
Com exemplo da prática da Gestão Social, pode-se destacar o processo de implantação
de determinado projeto que é de interesse público e proposto pelo poder público, mas que tem que passar pelas audiências públicas. Qual a razão para isto?
Resp: esse rito é um exemplo de construção de canais democráticos e de participação coletiva para que o projeto tenha a necessária legitimidade.
	
A Gestão Social pode ser entendida como uma alternativa de intervenção e transformação social, coletiva e sustentável. Assim, assinale a resposta incorreta:
Resp: Sendo um processo gerencial dialógico, na Gestão Social a autoridade decisória é centralizada entre os participantes da ação.
São objetivos da gestão de pessoas, exceto:
Resp: administrar as contingências estruturais.
	
A necessidade de um novo conceito para traduzir o espaço de interação da Gestão Social dá-se o nome de Cidadania Deliberativa. O que significa isto?
Resp: seria o processo participativo de deliberação baseado essencialmente no entendimento (e não no convencimento ou negociação) entre as partes.
	
Os autores em seus estudos, procuram definir a Gestão Social como uma práxis onde se adotada, conduz a maior legimitidade e comprometimento de todos com a decisão que levará a adoção de estratégias, que encurtam o caminho para a geração de maior bem estar social. Dessa forma, como esse conceito evolui em relação aos conceitos tradicionais?
Resp: É pensar além da gestão de políticas públicas, elaborando novas articulações que não se restringe à esfera público-governamental, mas envolve o setor privado e a sociedade em geral.
Por que o processo de implementação da Gestão Social requer uma aprendizagem conjunta, democrática, participativa e contínua dos grupos sociais, na construção de um espaço de relação social e criação de vínculos de relacionamento institucional?
Resp: para que possam se pronunciar sobre a concepção e monitoramento da execução das políticas públicas, para que os benefícios sejam efetivos para todos.
Qual das opções abaixo melhor reflete o processo da implantação da Gestão Social?
Resp: concordância, inclusão e cooperação
No que se refere as denominadas Organizações Sociais e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público podemos dizer que:
Resp: são entidades do setor privado que, após receberem a correspondente qualificação, passam a atuar em colaboração com a Administração, podendo receber recursos orçamentários.
A Gestão Social tem um objetivo que a diferencia das outras práticas de gestão. Qual das afirmativas abaixo expressa melhor esse entendimento?
Resp: é um processo que deve primar pela concordância, onde o outro deve ser incluído e a cooperação deve ser o seu motivo.
	
O desenvolvimento socialmente justo e ecologicamente equilibrado, é a definição de que?
Resp: Gestão Social
	
É um processo que desenvolvido numa determinada comunidade, deve se basear na aprendizagem coletiva, contínua e aberta para a concepção e a execução de projetos que respondam às demandas do espaço social. A isto se chama Gestão Social que significa:
Resp: a construção de diversos espaços para a interação social e construção de decisão coletiva.
	
Das afirmativas abaixo, qual explica melhor a frase a seguir: ¿a Gestão Social tem como objetivo a construção de diversos espaços para a interação social¿?
Resp: um processo baseado na aprendizagem coletiva, contínua e aberta.
	
Uma outra maneira de falar sobre Gestão Social, é que ela busca um espaço qualificado de que?
Resp: de relação social e vínculos de relacionamento institucional
	
"O conceito de Gestão Social não deve estar atrelado às especificidades de políticas públicas direcionadas a questões de carência social ou de gestão de organizações do denominado Terceiro Setor, mas, também, a identificá-lo como uma possibilidade de gestão democrática". Qual é o conjunto de palavras abaixo, reflete melhor o significado do texto?
Resp: Economia social e consenso solidário. 
No que concerne a organizações sociais e a OSCIPs, assinale a opção correta.
Resp: Às organizações sociais poderão ser destinados bens públicos, sendo dispensada licitação, mediante permissão de uso, consoante cláusula expressa de contrato de gestão celebrado com o poder público.
	
Como exemplo de aplicação do conceito da Gestão Social, trazemos aqui o case da Central Única de Favelas (CUFA), uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Ela está presente em todo o território nacional e já foi ¿exportada¿ para 10 países. Ela foi criada com que objetivo?
Resp: a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro ¿ principalmente negros ¿ que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
	
Implementação de políticas públicas é definido como:
Resp: eventos e atividades que ocorrem depois da emissão de autorizações e de diretrizes de políticas públicas.
	
A CUFA apoia algumas modalidades de esporte que é praticado fora das quadras e ginásios convencionais, o que o torna uma atividade democrática e cada vez mais procurada por adolescentes e jovens. Contendo lances de extrema plasticidade e habilidade, esta modalidade esportiva oportuniza o antagonismo de adolescentes e jovens de periferia diante da sociedade como um todo. Qual das afirmativas abaixo capta melhor o sentido do trabalho que a entidade procura dar organicidade e permitir que seja replicado entre outras regiões?
Resp: expressa formas de manifestação dos jovens, na busca por pontos de apoio de convivência e construção de redes de relacionamento social.
	
A menos de 3 meses do lançamento, a coleta seletiva por estudantes das escolas da rede pública e da particular de ensino de Silvânia/GO alcançou quase 13 toneladas de material reciclável arrecadados. A campanha unificada foi lançada no dia 8 de março, com a adesão de 100% dos estabelecimentos de ensino do município, numa proposta dos articuladores sociais do Projeto Ser Natureza, com objetivo de agregar as iniciativas isoladas sobre o tratamento de resíduos no ambiente escolar. O Ser Natureza é uma iniciativa do Ministério Público de Goiás (MPGO) em parceria com a comunidade, que vem sendo desenvolvida em dez comarcas do estado.
Resp: responsabilidade social
	
A CUFA constitui um exemplo prático de organização que pratica a gestão social em seu dia a dia. Qual das afirmativas abaixo demonstra melhor esse sentido?
Resp: a organização acabou por tornar o Hip Hop a principal forma de expressão da entidade, servindo como ferramenta de integração e inclusão social para os jovens das periferias.
	
A Gestão Social representa, por assim dizer, um intermediário através do qual a comunidade atua com espírito empreendedor para promover mudanças sociais. Quais os requisitos abaixo relacionados são requeridos para se gerar a eficiência social esperada?
Resp: aprendizagem conjunta e contínua baseado no diálogo permanente
	
Um exemplo de empresas que procura em sua prática empresarial adotar e aplicar conceitos de Gestão Social são as universidades privadas, principalmente, aquelas que abrem o seu capital e tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e, as vezes, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Um bom exemplo dado por essas organizações, são que elas adotam práticas de Responsabilidade Social Corporativa por exigência
Resp: Dos acionistas e de construção de diferenciais competitivos de forma a se distinguir da concorrência perante a sociedade e seu público-alvo ¿ estudantes atuais e futuros.
Cite dois fatores que mostra que a urbanização contribuiu para mudança na problemática social?
Resp: maior demanda , por rede de transporte de massa e novas formas de solidariedade social.
	
O que o texto da aula menciona sobre o diagnóstico de uma avaliação recente sobre a questão da ineficiência dos modelos de gestão das políticas sociais no Brasil?
Resp: decorre da excessiva rigidez das tradicionais estruturas centralizadas de Estado e a trágica inadequação do setor privado na gestão do social.
Assinale a resposta incorreta:
Resp: A problemática social mudou radicalmente com a urbanização e o Estado aumentou, porque diminuiu a demanda por bens públicos.
	
Na medida em que é editada uma lei, regularmente votada pelo Congresso Nacional, a qual protege as pessoas com certo grau de deficiência física, ofertando oportunidades de inserção no mercado de trabalho, está sendo realizado o princípio da:
Resp: cidadania.
	
Progresso tecnológico e inclusão social precisam andar juntos como forma de garantir, de um lado, o progresso econômico e, de outro, programas sociais considerados amortecedores do desemprego provocado, exatamente, por essas inovações tecnológicas. Qual a razão para isto?
Resp: Construir redes de apoio para minimizar os impactos sociais do progresso tecnológico.
	
A manchete "Programa Brasil carinhoso diminui miséria, garante o IPEA" do jornal da época, nos remete a programa lançado em 2012 pelo Governo Federal. Marque a alternativa que apresenta, corretamente, o que o programa estabelece como objetivos. INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA: O programa do Governo Federal chamado de Brasil Carinhoso, beneficia em torno de 2 milhões de famílias que tenham crianças de até 6 anos. O programa integra o Bolsa Família.
Resp: Ampliação de iniciativas de transferência de renda e fortalecimento da educação.
Diante da dinâmica do mundo atual, dois eixos fundamentais contribuem para a transformação da Gestão Social. Quais são eles?
Resp: as novas tecnologias e a urbanização.
	
Por que a situação da Gestão Social no Brasil tem levado a uma situação cada vez mais caótica, na medida em que o governo tem priorizado nos últimos 10 anos investimentos na área social?
Resp: a excessiva rigidez das tradicionais estruturas centralizadas de Estado e a baixa velocidade de ajustamento do setor privado na realidade da gestão social.
A área social procura pelo seu paradigma organizacional, de forma viabilizar de uma cultura setorial que permita gerar os modelos e pela prática do aprendizado, ir elevando o padrão de eficiência operacional, melhorando a produtividade social. A que se deve isto, de forma a melhorar a sua aplicação?
Resp: os paradigmas de gestão que herdamos têm raízes industriais, por isto falamos no taylorismo (Taylor o "pai" da administração científica), fordismo (Ford que foi o primeiro a adotar na indústria) e toyotismo (fábrica Toyota que inovou em relação ao fordismo, inaugurando um novo conceito de operação).
	
Qual a razão para que os modelos de Gestão Social adotem estruturas enxutas com no máximo 5 ou 6 níveis hierárquicos, visando se atingir a eficiência gerencial adequada?
Resp: a agilidade e flexibilidade que exigem situações sociais muito diferenciadas não podem mais depender de intermináveis hierarquias estatais que paralisam as decisões e esgotam os recursos.
	
Diante da dinâmica do mundo atual, dois eixos fundamentais contribuem para a transformação da Gestão Social. Quais são eles?
Resp: as novas tecnologias e a urbanização.
	
O termo urbanização é empregado para designar o processo pelo qual a população urbana cresce em proporção superior à população rural. É considerado um dos critérios para caracterizar um país desenvolvido:
Resp: Grau de urbanização.
	
Uma marcante característica das tecnologias disponíveis no mundo atual, é que elas possuem como características:
Resp: serem geradoras de maior conforto e aumento de produtividade, mas contribuem para diminuir o emprego na indústria e na agricultura, devido a maior automação e aumenta a exclusão pelo analfabetismo digital.
	
Muitas empresas no mundo que produzem produtos que são sustentadoras de vícios como a bebida e o cigarro, fazem uso de estratégias que muitas das vezes não são consideradas éticas. Qual a estratégia que uma empresa que opera nesse setor deveria usar para não viver induzindo outros a ficarem doentes, para auferirem lucro?
Resp: Serem mais éticas e irem substituindo a sua produção, por produtos mais saudáveis, de forma e contribuir para uma vida mais saudável das pessoas.
	
O setor que envolve os gastos enquadráveis como Social, tem apresentado baixo ou alto crescimento nos volumes de recursos destinados para ele nos países democráticos? Por que?
Resp: alto, em razão de serem maiores a demanda por serviços de saúde nos grandes centros urbanos.
	
Com relação à cidadania, assinale a alternativa correta.
Resp: A cidadania não tem conceito estanque, mas histórico, uma vez que varia no tempo e no espaço.
O que está contribuindo para que o Brasil viva uma mudança de paradigma na condução das políticas públicas, tornando o desenvolvimento mais distributivo e sustentável?
Resp: as políticas sociais, pois elas estão mostrando grande possibilidade de dinamização das economias locais, com significativo impacto no fortalecimento do mercado interno.
	
De acordo com o autor França Filho (2008), a gestão social pode ser entendida em duas perspectivas: como processo e como fim. Como processo, a gestão social é vista como modalidade específica de gestão (nível organizacional) que busca subordinar as lógicas instrumentais (típicas da gestão privada/estratégica) a outras lógicas, mais sociais, políticas, culturais ou ecológicas. Já enquanto fim (nível macro) o conceito de gestão social se aproximaria da gestão pública, pois ambas buscam atender às demandas e necessidades da sociedade. A ação desenvolvida pela ONG SOS Mata Atlântica se enquadraria em que perspectiva?
Resp: Na perspectiva da gestão privada, pela necessidade de dar eficiência no uso dos recursos captados, e de gestão pública, por tentar recuperar as áreas de Mata Atlântica considerada um bem público.
Sabemos que uma vantagem muito significativa das políticas locais é o fato de poderem integrar os diferentes setores e articular os diversos atores. Um ponto de referência prático para esta visão pode ser encontrado nas atividades da Câmara Regional do Grande ABC, onde 7 municípios se articularam para dinamizar as atividades locais da indústria de plásticos: a formação dos trabalhadores é coordenada pelo sindicato dos químicos, em parceria com as empresas, Senai, Sebrae, empresas, faculdades e colégios locais, com apoio financeiro do FAT e outros que se articularam no processo. Que opção abaixo traduz melhor o significado dessa ação?
Resp: O cruzamento entre a gestão social e a descentralização política.
	
O Brasil está vivendo uma mudança de paradigma na condução das políticas públicas, promovida por uma concepção de desenvolvimento mais distributiva e sustentável. Nesse contexto, as políticas sociais ganham papel relevante, rompendo com a falsa dicotomia entre o social e o econômico. Além da dimensão ética de proteção da vida, as políticas sociais estão favorecendo que tipo de contribuição?
Resp: Estão mostrando grande possibilidade de dinamização das economias locais, com significativo impacto no fortalecimento do mercado interno.
	
Assinale a resposta incorreta:
Resp: No chamado desenvolvimento local, a urbanização permite articular o social, o político e o econômico em políticas integradas e coerentes, a partir de ações de escala global.
	
As tendências recentes da gestão social nos obrigam a repensar formas de organização social, a redefinir a relação entre o político, o econômico e o social, a desenvolver pesquisas cruzando as diversas disciplinas, a escutar de forma sistemática os atores estatais, empresariais e comunitários. Trata-se hoje, realmente, de um universo em construção. Em que direção esse movimento aponta?
Resp: Para uma sociedade mais horizontalizada, mais participativa, mais organizada em rede do que as tradicionais pirâmides de autoridade.
Por que o desenvolvimento local contribui para maior participação dos cidadãos nas tomadas de decisão sobre suas necessidades?
Resp: porque constitui uma vantagem muito significativa, pelo fato de poderem integrar os diferentes setores e articular os diversos atores.
	
Em que regiões ou países abaixo relacionados, a área social é gerida como bem
público, de forma descentralizada e intensamente participativa?
Resp: No Canadá e nos países escandinavos.
Assinale a resposta incorreta:
Resp: No chamado desenvolvimento local, a urbanização permite articular o social, o político e o econômico em políticas integradas e coerentes, a partir de ações de escala global.
	
Sabendo que a urbanização permite articular o social, o político e o econômico em políticas integradas e coerentes, a partir de ações de escala local, viabilizando a participação direta do cidadão e a articulação dos parceiros. Nesse sentido, que eixo renovador de atuação essas políticas sugerem?
Resp: O das políticas municipais, o chamado desenvolvimento local.
Se as atividades da área social estão se tornando o setor mais importante, que tipo de relações sociais de produção o seu surgimento traz no seu bojo?
Resp: Certamente serão diferentes das que foram geradas com o desenvolvimento industrial.
Das duas alternativas abaixo, qual traduz melhor o quadro proposto pelas situações caracterizadas a seguir: (1) o cidadão associado à gestão da saúde do seu bairro está interessado em não ficar doente e está consciente de que se trata da sua vida; (2) ou um pai, associado à gestão da escola do seu bairro, não vai brincar com futuro dos seus filhos.
Resp: A forma mais eficiente de atendimento ao direto do cidadão, apontando para novos paradigmas onde o desenho sugere desenhar uma forma desburocratizada e flexível de Gestão Social.
	
A agenda social nos Governos democráticos é um processo complexo, gerando algumas vezes tensões e conflitos. No Brasil não é diferente, tendo em vista as desigualdades sociais e de demandas não resolvidas. Nesse contexto, marque a opção verdadeira:
Resp: A agenda governamental pode ser definida como a lista de problemas ou assuntos que recebem atenção e prioridade por parte do governo e dos cidadãos.
	
O chamado Terceiro-Setor aparece como uma alternativa de organização que pode, contribuir para que ao se articular com o Estado?
Resp: assegurar a participação cidadã ao trazer respostas inovadoras.
	
A formação da agenda governamental nas sociedades democráticas é um processo complexo, gerando muitas vezes tensões e conflitos. No Brasil não é diferente, em razão das desigualdades sociais e de demandas não resolvidas. Nesse contexto analise as afirmativas:
I- A formação da agenda governamental conta com a participação do alto staff da administração pública, do Ministério Público e de parlamentares do Poder Legislativo.
II- No mundo contemporâneo, a formação da agenda governamental sofre influência dos seguintes atores não governamentais: grupos de pressão, acadêmicos e opinião pública.
III- Na maioria das vezes os grupos de pressão agem mais no sentido de incluir temas na agenda governamental, enquanto os acadêmicos utilizam seu forte poder de veto.
IV- A agenda governamental pode ser definida como a lista de problemas ou assuntos que recebem atenção e prioridade por parte do governo e dos cidadãos.
V- A formação da agenda governamental é influenciada pelas características próprias das instituições do Poder Executivo responsáveis pela produção de políticas públicas.
Marque a opção correta:
Resp: II, IV e V.
As empresas privadas ultrapassam a visão do assistencialismo para assumir a responsabilidade que lhes confere o poder político efetivo que têm. Qual o novo papel que elas passam a assumir quando começam a ir além do marketing social?
Resp: Para uma atitude construtiva onde o setor privado pode ajudar a construir o interesse público.
Para que milhões de unidades empresariais da agricultura, da indústria, da construção, sejam produtivas, temos que assegurar, além da própria organização do tecido produtivo e do progresso da gestão empresarial, sólidas infraestruturas de transporte, energia, telecomunicações, bem como água e saneamento. Qual das assertivas abaixo reflete melhor a direção que os investimentos de apoio têm que acontecer, para que não aja o surgimento de gargalos?
Resp: As chamadas "redes" de infraestruturas, sem as quais as empresas enfrentam custos externos insustentáveis e se tornariam não competitivas.
Assinale a resposta incorreta:
Resp: Bastam que as empresas tenham o melhor resultado econômico, cumpram as leis, paguem salários e recolham os impostos, para fazer uma Gestão Social.
	
Assinale a resposta incorreta:
Resp: Bastam que as empresas tenham o melhor resultado econômico, cumpram as leis, paguem salários e recolham os impostos, para fazer uma Gestão Social.
	
As empresas estão sendo mais cobradas pelos resultados de suas ações sociais e ambientais. Nesse contexto, não bastam que elas tenham o melhor resultado econômico, cumpram as leis, paguem salários e recolham os impostos, precisam também mostrar que estão comprometidas com a sustentabilidade por meio de ações concretas. Por isto o mercado observa com bastante atenção a atuação das empresas em que itens?
Resp: Mais ética, transparência, participação, políticas efetivas de responsabilidade social, programas sociais efetivos, respeito aos colaboradores .
	
Sabemos que a saúde, para ser viável, tem de ser preventiva, permear todo o tecido social, e atingir toda a população. A educação no Brasil envolve hoje, entre alunos e professores, mais de trinta milhões de pessoas. A cultura tornou-se um dos setores mais importantes no conjunto das atividades econômicas e sociais. Tudo isto é sabido, mas o que mudou na forma de olhar essas questões e o que isto reflete nas políticas adotadas?
Resp: O que há de diferente é a nova importância relativa da dimensão social do nosso desenvolvimento.
	
O conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) expressa o compromisso da empresa com a adoção e a difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais para que resultem em melhoria da qualidade de vida da sociedade. Com base nesse conceito que pressupõe um estágio avançado de RSC, pode-se afirmar, como verdadeiro, sobre as organizações que praticam a RSC:
Resp: implementam ações voltadas para os agentes com os quais interagem em uma perspectiva de longo prazo.
	
O texto a seguir diz: "Naturalmente, podemos afirmar que, atualmente, para o funcionamento adequado da área empresarial produtiva, são necessárias amplas redes de infraestruturas, serviços eficientes de intermediação, e um forte desenvolvimento da área social". Qual o fato novo que esta questão propõe?
Resp: o que há de diferente, é a nova importância relativa da dimensão social do nosso desenvolvimento.
	
E a construção desse novo equilíbrio, passa a depender de articulações sociais mais complexas, que nos obrigam a deixar de lado as simplificações que estão embutidas nos modelos tradicionais de funcionamento da economia, que coloca a questão de mais estado (estatista) ou menos estado (liberal). Que opção abaixo traduz de forma mais adequada o sentido do texto?
Resp: Os projetos sociais passam a receber ênfase das empresas, que recebem pressão do mercado, exigindo mais comprometimento com o social pelas organizações, assim como mudanças de prioridade da sociedade.
De que tipos de decisões dependem as organizações, para obtenção de resultados positivos nos seus negócios à curto e longo prazos?
Resp: os bons resultados na esfera profissional e empresarial, dependem de decisões morais e éticas.
Qual das opões abaixo reflete melhor o que o texto a seguir se propõe a dizer? "Não é um terceiro "setor" que está surgindo, um "terciário", mas, de certa forma, é o conjunto das atividades humanas que está sendo transformado, ao incorporar mais tecnologias, mais conhecimento e mais trabalho indireto".
Resp: É a dimensão de conhecimento do conjunto das nossas atividades de reprodução social que está se avolumando.
	
Nos países mais desenvolvidos, duas dificuldades ameaçam o terceiro setor, quais são?
Resp: A burocratização e a mercantilização.
	
"Vivemos num mundo absurdamente desigual, um verdadeiro barril,
não mais de pólvora, mas nuclear, químico, ecológico e biológico. A diferença entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres do planeta era de 11 vezes em 1913, passou para 30 vezes em 1960, para 60 vezes em 1990 e para 74 vezes em 1997¿. Ocorre que esses problemas são os principais problemas da sociedade atual e os que têm trazido maior inquietação para a comunidade internacional. A solução deve passar por onde?
Resp: a solução deve passar por acordos e decisões de ordem ética.
	
Países que desfrutam do estado de direito, permitem que a sociedade civil reúna condições para se mobilizar e retaliar as empresas socialmente irresponsáveis e inidôneas. Portanto, é importante que seja inserido em sua estratégia de negócios, atitudes que apoiem objetivos de ordem social e de preservação do meio ambiente, aliada a práticas gerenciais, de modo a fortalecer sua imagem, sua reputação, ou seja, sua marca perante o mercado consumidor. Qual das opções abaixo reflete da melhor maneira esse quadro?
Resp: A organização que queira competir no mercado globalizado em que vivemos terá que manter uma reputação sólida de comportamento ético.
A professora Laura Nash, uma das maiores autoridades mundiais em ética empresarial da Harvard Business School, diz que a rapidez das mudanças nos negócios, o surgimento de novas tecnologias e a rapidez como as informações circulam repercute diretamente entre os empresários, pressionando-os a mudar comportamento em que direção?
Resp: Aumentar cada vez mais a sua preocupação com as questões éticas.
	
E a construção desse novo equilíbrio, passa a depender de articulações sociais mais complexas, que nos obrigam a deixar de lado as simplificações que estão embutidas nos modelos tradicionais de funcionamento da economia, que coloca a questão de mais estado (estatista) ou menos estado (liberal). Que opção abaixo traduz de forma mais adequada o sentido do texto?
Resp: Os projetos sociais passam a receber ênfase das empresas, que recebem pressão do mercado, exigindo mais comprometimento com o social pelas organizações, assim como mudanças de prioridade da sociedade.
O texto a seguir diz: "Naturalmente, podemos afirmar que, atualmente, para o funcionamento adequado da área empresarial produtiva, são necessárias amplas redes de infraestruturas, serviços eficientes de intermediação, e um forte desenvolvimento da área social". Qual o fato novo que esta questão propõe?
Resp: o que há de diferente, é a nova importância relativa da dimensão social do nosso desenvolvimento.
O terceiro setor distingue-se do primeiro, que é o setor público, e do segundo, representado pelas atividades lucrativas. O terceiro setor é um campo marcado por uma diversidade de atores e formas de organização. Neste sentido, podemos afirmar que o terceiro setor:
	Resp: é um espaço de participação e experimentação de um pensar e agir sobre a realidade social.
	
A adoção do modelo econômico liberal para combate a inflação crescente, depois de tantas tentativas, acabou dando certo com o Plano Real em 1994, que trouxe a taxa de inflação de patamares de 50% ao mês, para 6% ao ano. Essa mudança trouxe mudanças extraordinárias no ambiente econômico, contribuindo para melhorar a vida de todos, sobretudo, a população de baixa renda, que não tinha como se proteger da inflação, que atuava como um ¿imposto da inflação¿, corroendo seus salários já baixos. Por isto a lei do reajuste anual do salário mínimo. Mas o preço desse ajuste favorável para todos, foi o aumento do desemprego entre 1995 a 2002, seja pela retração do mercado e, também, pela mudança do perfil das vagas de emprego, exigindo mais qualificação. Para minimizar este quadro, o governo resolver adotar vários programas que teve a ajuda das ONGs para a sua implantação. Quais foram os requisitos exigidos para que elas participassem do processo?
Resp: conhecimento, estrutura e capacidade de gestão para atender as exigências de cada programa de forma eficiente.
	
Quando surgiram nos anos 70 as primeiras ONGs no Brasil, tiveram dois focos de atuação: o primeiro foi uma atuação em favor das lutas pela inclusão social, promovendo ações de cidadania e fortalecimento da sociedade civil, principalmente, apoiando ações na área de educação. Já qual foi o segundo foco de atuação?
Resp: As ONGs atuavam influenciando e mobilizando a sociedade em favor da criação das políticas de responsabilidade social.
	
O Terceiro Setor só pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que determinam o seu significado e a sua dimensão. Nesse sentido, considerando cada ítem. I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que é do Estado na formulação e execução das políticas sociais. II. Não se pode negar a importância das ações desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestações da questão social. III. O Terceiro Setor se configurou nos últimos 20 anos dentro de um contexto de avanço do projeto neoliberal caracterizado pela implementação de políticas sociais focalizadas e seletivas. Está correto o que se afirma em:
Resp: II e III, apenas.
	
O Terceiro Setor é um movimento associativo, em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organizações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se com a:
Resp: desregulamentação do papel do Estado na economia e na sociedade, transferindo parcelas de responsabilidades para a sociedade civil organizada.
	
Sabemos que no Brasil os movimentos de participação populares vieram a partir da década de 70, pois com o advento do regime autoritário que se iniciou em 1964, mas teve um endurecimento em 1968, com a edição do Ato Institucional nº 5 (o AI 5), que significou, na prática, um golpe de estado, dando plenos poderes para os generais fazerem o que quiserem, sem passar pelos tribunais civis. Período ¿negro¿ da história do país. Nesse contexto, como surgiram as primeiras ONGs no Brasil?
Resp: Apoiando as organizações populares e movimentos sociais, com um perfil de luta pela inclusão social, fortalecimento da cidadania e da sociedade civil.
Muitas mudanças ocorreram no Brasil na década de 1990, que resultaram num redesenho do modelo de gestão pública e de reestruturação do Estado. Elas colocaram o país em outra perspectiva de desenvolvimento econômico, com a abertura das fronteiras geopolíticas ao capital estrangeiro e a superação da inflação. Em seu entendimento, quais das opções abaixo mostra o sentido desse movimento?
Resp: Uma série de reformas de ordem econômica, política e administrativa.
	
O governo do Brasil, a partir da segunda metade dos anos 90, muito contribuiu para a ampliação do espaço de atuação das ONGs. Várias ações foram confiadas às ONGs, com a transferência de recursos financeiros, resultando em um cenário novo para elas. Além de atuação política, essas organizações devem apresentar capacidade de gestão e de sistematização de resultados, de forma a mostrar e comprovar o alcance de metas prometidas e pactuadas. A que se deve essa nova postura adotado pelo governo brasileiro?
Resp: A descentralização de ações sociais e econômicas.
Assinale a resposta incorreta:
Resp: A gestão das ONGs não vai além dos quatro pilares básicos da administração: planejamento, organização, direção e controle.
	
A expressão "Organizações Não Governamentais"(ONG) esta formulada no Art. 71 da Carta Constitucional da ONU, em 1945. No Brasil, as ONGs ampliaram sua atuação nas últimas décadas do século XX. Sobre os agentes, os fins e o setor social ao qual pertencem as ONGs, analise as afirmativas a seguir.:
I. São entidades privadas que perseguem fins públicos como a defesa de direitos humanos, do meio ambiente e de políticas sociais. Pertencem ao Terceiro Setor.
II. São autarquias e sociedades de economia mista comprometidas com a eliminação de situações de exclusão e desigualdade. Compõem o Primeiro Setor.
III. São associações de voluntários que atuam em entidades privadas,
com projetos voltados para defesa de causas humanitárias ou de seus membros. Fazem parte do Segundo Setor.
Assinale a resposta certa:
Resp: Somente a afirmativa I esta correta.
	
Assinale a resposta incorreta:
Resp: A gestão das ONGs não vai além dos quatro pilares básicos da administração: planejamento, organização, direção e controle.
	
Para o economista americano Milton Friedman, a liberdade econômica deve ser percebida como parte da liberdade em seu sentido mais amplo e também como um indispensável instrumento para o alcance da liberdade política. Em seu entendimento, qual a contribuição do papel da organização econômica? Já que de de acordo com Friedman, existe um preconceito dos intelectuais contra a consideração de fatores econômicos e uma tendência em desprezar parte importante do processo de desenvolvimento humano no que diz respeito ao material.
Resp: Que o processo de organização da economia possui importante papel na construção de uma sociedade livre.
O Terceiro Setor é formado por instituições não governamentais, que expressam a sociedade civil,com participação de voluntários, para atendimento de interesse público em diferentes áreas. Em pesquisas recentes aponta-se que no Brasil existem cerca de 300 mil dessas instituições,compondo um conjunto de grande diversidade.Mas, as organizações que compõem esse setor tem algumas características em comum. Sobre as instituições que formam o Terceiro Setor é INCORRETO afirmar:
Resp: Remuneram seus dirigentes que atuam efetivamente na gestão executiva da entidade.
	
Do ponto de vista teórico, a gestão de uma ONG pode não apresentar diferenças em relação a uma empresa privada. Ambas possuem características e alguns problemas semelhantes quanto à busca por qualificação profissional e pela construção de metodologias para garantir a eficiência e o alcance de resultados. Que outras competências são exigidas das ONGs?
Resp: Exige-se a capacidade de equacionar todos estes aspectos para a promoção de bem-estar social a partir de ações que propiciem o desenvolvimento econômico e social.
	
A década de 60 foi um período fértil em termos de organização da sociedade na defesa de várias causas. Essas manifestação acabaram por dar origem as organizações não governamentais (ONGs) nas diversas regiões do mundo, sobretudo na América Latina, Europa e Estados Unidos. O que elas representam?
Resp: Um novo modelo de relação Estado/sociedade, a partir da atuação em áreas com lacunas ou incompletudes dos serviços públicos.
	
Embora economicamente relevante, essas transformações não contribuíram de forma efetiva para a superação da pobreza e dos problemas sociais históricos, que continuaram afetando as camadas mais pobres da população, mesmo em períodos de crescimento econômico. Em seu entendimento, isto se deveu a que?
Resp: Esse fato contribuiu para o surgimento de grupos e organizações da sociedade civil, intencionados em atuar na minimização das causas dos problemas sociais.
Em termos práticos, temos de aprender a construir uma sociedade economicamente viável, socialmente justa, e ambientalmente sustentável. E temos de fazê-lo articulando Estado e empresa no quadro de uma sociedade civil organizada. Qual a palavra chave que traduz esse novo momento, essa articulação do conjunto?
Resp: Gestão social
	
Quando se trata de aplicar os conceitos de GESTÃO SOCIAL, muitos dizem que somente é possível nas sociedades ricas, onde há cultura e espaço para atividades do gênero. Mas podemos inverter o raciocínio. A sociedade do Canadá é muito menos rica do que a dos Estados Unidos e, no entanto, a qualidade de vida é muito superior. Diante do exposto, podemos nos perguntar se Canadá consegue promover este tipo de iniciativas porque é rico, ou se tornou rico por optar pelos caminhos socialmente mais produtivos? É muito impressionante ver a que ponto a cultura do bom senso econômico e social. Como podemos chamar essa modalidade de capital?
Resp: Capital social
A abordagem da qualidade de vida no trabalho envolve duas dimensões potencialmente antagônicas. Quais seriam essas dimensões?
Resp: O bem-estar e a satisfação dos funcionários no trabalho e a produtividade e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização.
	
A assistência social no Brasil como política pública tem fundamento constitucional como parte do sistema de seguridade social, garantindo assim o exercício da cidadania e os direitos sociais no Brasil. Analise as afirmativas:
I. A assistência social é política pública de direção única e direito de cidadania, capaz de questionar a agenda dos direitos sociais a serem assegurados a todos os brasileiros.
II. A assistência social é direito do cidadão, que por meio de sua contribuição prévia, tem garantida a proteção à vida, redução de danos e prevenção à incidência de agravos à vida dadas as situações de vulnerabilidade.
III. A proteção social de assistência social se ocupa das vitimizações, fragilidades, contingências, vulnerabilidades e riscos que o cidadão, a cidadã e suas famílias enfrentam na trajetória de seu ciclo de vida por decorrência de imposições sociais, econômicas, políticas e de ofensas à dignidade humana.
IV. A proteção social de assistência social através de suas ações produz aquisições materiais, sociais, socioeducativas ao cidadão e à cidadã, bem como suas famílias para: suprir suas necessidades de reprodução social de vida individual e familiar; desenvolver suas capacidades e talentos para a convivência social, protagonismo e autonomia.
Está(ão) correta(s):
Resp: III e IV.
	
Na atualidade, há grande preocupação com a preservação do meio ambiente, e todos são estimulados a dar sua contribuição para isso. Nesse sentido, o profissional auxiliar de operação industrial participa na manutenção da qualidade do meio ambiente, quando? Marque a resposta certa.
Resp: Evita derramamento de óleo do equipamento no solo da indústria.
	
Dentre os chamados novos modelos de gestão da administração pública, ganha destaque o conceito de ¿transparência¿, que é
Resp: a qualidade do agir administrativo público, que contando com a contribuição que a participação social e o controle podem oferecer ao aprimoramento da atividade administrativa, fundamenta-se na ampla divulgação de informações inteligíveis e úteis à população.
	
Das alternativas abaixo, marque a que mostra a conduta correta para manuseio do lixo urbano?
Resp: Lavagem da latinha de massa de tomate que utilizaram e depositá-la em recipiente adequado.
	
Em que circunstâncias o social deixa de ser apenas um setor de atividades, para se tornar uma dimensão de todas as nossas atividades?
Resp: Quando se coloca o desenvolvimento social e a qualidade de vida como finalidade mais ampla da sociedade. 
Explique o aparente conflito que existe entre se ter uma espécie de biblioteca no meio de um supermercado?
Resp: Favorecer a qualidade de vida e de cidadania em relação ao lucro por parte dos supermecados de Toronto no Canadá;
	
De acordo com o seu entendimento, qual das opções abaixo reflete melhor o significado de produtividade social?
Resp: Não é a que resulta da simples maximização da soma das produtividades microeconômicas, mas sim a que maximiza o bem estar social.
	
Entre os diversos atores econômicos e sociais interessados, as soluções negociadas que permitirão maximizar o interesse social, econômico e ambiental. Quem olha a Suécia, país pequeno, congelado sete meses por ano, com todas as dificuldades econômicas que isto implica, deve-se perguntar a razão da simultânea prosperidade econômica e qualidade de vida. A que reside essa razão?
Resp: No fato de se zelar não só pelo capital da empresa, mas crescentemente pelo capital social do país.
A essência do enfoque é que não se trata de optar pelo supermercado ou pelo livro, pelo interesse econômico ou pelo social: trata-se de articulá-los. E em numerosos países, a articulação destes interesses já foi incorporada nas práticas correntes de gestão da sociedade. E a forma como é denominado esse
fenômeno?
Resp: Governança
	
Um dos desafios da Gestão social estratégica diz respeito ao gerenciamento do binômio qualidade de vida versus quantidade de vida. A quantidade de vida é o grau em que prevalecem valores como afirmação, aquisição de dinheiro e bens materiais e concorrência. A qualidade de vida é o grau em que as pessoas valorizam os relacionamentos e mostram sensibilidade e preocupação com o bem-estar dos outros. A respeito da qualidade de vida no trabalho, analise a seguir se Verdadeiro ou Falso e justifique I - Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios. II - Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título qualidade de vida no trabalho, a maioria delas acarreta a reformulação dos cargos. III - Cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho. IV - Quando as tarefas são agrupadas, de modo que os empregados sintam que estão fazendo uma contribuição identificável, a qualidade de vida no trabalho pode aumentar de modo significativo. V - Os projetos de cargo que logram êxito consideram os elementos comportamentais para que os trabalhadores tenham uma alta qualidade de vida no trabalho.
Resp: I, II, IV
	
Por que a implantação de sistemas alternativos, diferentes de grandes redes de distribuição de água, tem sido a solução para levar o abastecimento a comunidades pequenas do Brasil, onde 33% da população ainda não têm acesso a água de qualidade?
Resp: Porque são mais baratos do que os sistemas tradicionais, que trabalham com grandes represas para tratamento e redes de dutos para levar a água tratada as pequenas comunidades.
	
Assinale a resposta incorreta:
Resp: É inaceitável conciliar a produtividade da macroempresa com o bem-estar social
Em que circunstâncias o social deixa de ser apenas um setor de atividades, para se tornar uma dimensão de todas as nossas atividades?
Resp: Quando se coloca o desenvolvimento social e a qualidade de vida como finalidade mais ampla da sociedade.
O Instituto Ronald McDonald identifica as demandas prioritárias no combate ao câncer infanto-juvenil e desenvolve programas que propiciem o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e tratamento de qualidade para as crianças e adolescentes com câncer do Brasil. Ele conta com o apoio da comunidade científica e de voluntários sociais, ambos representados em seus Conselhos. E tem uma atuação a nível nacional por meio dos programas. De que forma o Instituto opera para atingir toda essa extensão geográfica?
Resp: Por meio da articulação de uma rede de instituições parceiras que atuam pela mesma causa nas diversas regiões brasileiras.
	
Fica evidente aumento da importância da empresa na sociedade moderna, que se torna um marco referencial. Este nova atitude deve levar a que?
Resp: A uma nova postura empresarial, pela ampliação de suas responsabilidades.
	
As ONGs vêm a cada ano ampliando a sua área de atuação, seja no mundo ou no Brasil. Em face disto, o compromisso com resultados tem crescido para que essas organizações ganhem maior credibilidade e legitimidade os seus doadores e outros potenciais investidores das causas sociais, ambientais, culturais, humanitárias, etc. Nesse sentido, a profissionalização tem requerido novas estruturas e várias outras competências organizacionais. Marque a opção INCORRETA.
Resp: E grande capacidade de fazer composição política para receber recursos orçamentários por meio de emenda de parlamentares.
Ressalta-se também que o grande erro do velho paradigma de negócios foi considerar que problemas sociais emergentes e complexos pudessem ser administrados com soluções tecnológicas, administrativas ou legislativas, e negligenciar o quê?
Resp: As dimensões social, espiritual, ética e ecológica em desenvolvimento na sociedade moderna.
	
Pode ser entendido, de forma ampla, como a mobilização em larga escala do aparelho do Estado em uma sociedade capitalista, a fim de executar medidas orientadas diretamente ao bem-estar da população. E essas medidas acabaram gerando um déficit sem que as demandas fossem atendidas. Essa definição está relacionada a que conceito?
Resp: Estado do Bem-estar Social
	
As iniciativas de transparência na administração pública constituem uma política de gestão responsável que favorece o exercício da cidadania pela população. Dos usuários externos das contas públicas, abaixo elencados, qual se caracteriza pelos seguintes interesses: acompanhar e fiscalizar a ação governamental, de acordo com suas finalidades e identificar áreas ou núcleos de cooperação ou suporte para as suas atividades?
Resp: ONG e Associações.
	
É verdade que toda sociedade deve ser capaz de criar condições para a sua sobrevivência material, mas é nesse momento histórico específico que se pode verificar uma tendência reducionista de atribuir ao econômico, importância sobre todas as coisas. Esse novo paradigma de negócios surge também para atender às novas tendências do mundo contemporâneo. Quais são elas?
Resp: A globalização da economia e o avanço tecnológico acelerado e seus reflexos na sociedade.
Devemos realçar que com o surgimento do Terceiro Setor, um número crescente de organizações da sociedade civil estão a cada ano surgindo. Entretanto, um problema tem se apresentado pela forma como estão agindo. Das alternativas abaixo, qual traduz melhor essa questão?
Resp: Ainda carecem de uma maior articulação que possibilitem ações mais integradas, pois essas organizações agirem de forma isolada tira o impacto de suas ações.
Percebida no Brasil como um fenômeno recente, a Gestão Social provocou mudanças que alteraram o papel das ONGs, deslocando-as da posição basicamente política e de interlocutoras da sociedade, para a de ¿parceiras do Estado¿ na execução das políticas públicas, ocorreu em que período na história do país?
Resp: Surgiu a partir das mudanças econômicas e administrativas ocorridas na década de 1990.
	
Assinale a resposta incorreta:
Resp: É importante negligenciar a dimensão social, ética e ecológica em desenvolvimento na sociedade moderna.
	
Assinale a resposta incorreta:
Resp: É importante negligenciar a dimensão social, ética e ecológica em desenvolvimento na sociedade moderna.
	
Num contexto de mercado onde as empresas estão sendo pressionadas pelos stakeholders, que estão cada vez mais exigentes sobre a sua contribuição para maximizar o valor agregado social, daí a adoção pela Responsabilidade Social Corporativa, tem também o fato não cumprimento pelo Estado do seu papel de atender de forma satisfatória às expectativas da população em relação aos serviços de sua competência. Entre as causas apontadas está a crise do modelo do Welfare State ou Estado do Bem-estar Social. O que significa essa expressão?
Resp: É a mobilização em larga escala do aparelho do Estado em uma sociedade capitalista, a fim de executar medidas orientadas diretamente ao bem-estar da população.
	
Atualmente a responsabilidade social é encarada como um fenômeno mundial, resultante de mudanças políticas e econômicas que proporcionaram o avanço do neoliberalismo, e também pela evolução normal da conscientização das sociedades, sendo mais seletivos, pois sabem que o consumo tem reflexos. Assim, buscam assumir também a sua responsabilidade, por meio de um consumo responsável, baseado em julgamentos de atitudes do ponto de vista ético e do desenvolvimento sustentável. Com isso, acabam pressionando as empresas, que para conquistarem o consumidor precisam comprovar que adotam uma postura social e ambientalmente correta. O que as empresas precisam ficar atentas nesse novo tipo de consumidor?
Resp: A sua maior conscientização para os problemas sociais e ambientais.
	
As ONGs têm diante de si o desafio de formar gestores, pois se deve trabalhar com formação focada nas características do setor, considerando o seu caráter híbrido, simultaneamente, econômico,
político e social. Das opções abaixo, qual se encaixa melhor no que o texto propôs?
Resp: As ONGs constituem uma formação que contribui para transpor o conhecimento acumulado das empresas e das organizações públicas, gerando maior eficiência e produtividade na implantação do projeto.
Devemos realçar que com o surgimento do Terceiro Setor, um número crescente de organizações da sociedade civil estão a cada ano surgindo. Entretanto, um problema tem se apresentado pela forma como estão agindo. Das alternativas abaixo, qual traduz melhor essa questão?
Resp: Ainda carecem de uma maior articulação que possibilitem ações mais integradas, pois essas organizações agirem de forma isolada tira o impacto de suas ações.
	
É verdade que toda sociedade deve ser capaz de criar condições para a sua sobrevivência material, mas é nesse momento histórico específico que se pode verificar uma tendência reducionista de atribuir ao econômico, importância sobre todas as coisas. Esse novo paradigma de negócios surge também para atender às novas tendências do mundo contemporâneo. Quais são elas?
Resp: A globalização da economia e o avanço tecnológico acelerado e seus reflexos na sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais