Buscar

Questões de Provas Antigas de Redes (P1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE PROVAS ANTIGAS DE REDES
Q1)
Espectro de Potência do Sinal (
dB
)Considere um sinal cujo espectro típico é dado pela figura abaixo, no qual a potência de cada componente é comparada à potência da componente de 0 Hz (referência);
Frequência (MHz)
MODELO 1
Qual a banda passante para que esse sinal tenha uma determinada qualidade se definirmos como a faixa na qual a potência das componentes permanece acima da metade da potência da componente de referência?
Considerando que queremos digitalizar o sinal do item anterior utilizando um PCM com 256 níveis de quantização, qual será a taxa (em bps), gerada para esse sinal?
Considere um meio físico cuja banda passante disponível tem largura igual a 268,8 kHz (268,8 x 105 Hz), com uma razão sinal-ruído de 45dB. Qual a taxa máxima de transmissão em bits por segundo que esse meio comporta?
Queremos fazer um TDM síncrono a partir da digitalização do sinal do item b colocando uma amostra por ciclo do TDM. Qual deve ser a duração (em segundos) desse ciclo?
Considerando que o TDM do item (d) com os sinais digitalizados no item (b) utilizará a capacidade máxima de transmissão do meio físico do item (c) e terá 8 bits de framing e sincronismo, pergunta-se: qual o número máximo de canais que pode ser definido para esse esquema?
MODELO 2
Qual a banda passante necessária para que esse sinal tenha uma determinada qualidade se a definirmos como a faixa na qual a potência das componentes permanece acima de 79% da potência da componente de referência? (Sabe-se que log10 0,79 = -0,1)
Considerando que queremos digitalizar o sinal do item anterior (mantendo a qualidade especificada) utilizando um PCM com 1024 níveis de quantização, qual será a taxa (em bps) gerada para esse sinal?
Considere um meio físico cuja banda passante disponível tem largura igual a 1060kHz (1060 x 103 Hz) com uma razão sinal-ruído de 36dB. Qual a taxa máxima de transmissão em bits por segundo que esse meio comporta?
Se a codificação utilizada para o sinal digital for um tribit, qual será a taxa em bauds do sinal do item c?
Queremos fazer um TDM síncrono a partir da digitalização do item b colocando uma amostra por ciclo do TDM. Qual deve ser a duração (em segundos) deste ciclo?
Considerando que o TDM do item (e) com os sinais digitalizados no item (b) utilizará toda a capacidade de transmissão de meio físico do item c e terá 10 bits de framing e sincronismo, pergunta-se: qual o número máximo de canias que pode ser definido para esse esquema?
Q2) Explique o conceito de canal presente em um esquema de multiplexação e diga como se materializa um canal no caso do FDM e no caso do TDM síncrono.
Q3) Codifique a sequência de bits 10111001 nas formas pedidas abaixo. Considere que os níveis alto e baixo das codificações NRZ e Manchester são, respecitvamente, 5 Volts e 0 Volts. Para a codificação NRZ, será usada a transmissão serial assíncrona, com caracteres de 4 bits, um bit de start e um de stop, sem bit de paridade. Para a codificação Manchester, será utilizado um preâmbulo para sincronização composto de uma sequência de 4 bits: 0101. Para o dibit, utilizam-se quatro níveis: 0, 5, 10, 15 Volts para as sequências 00, 01, 10 e 11 respectivamente. Em todos os casos, o intervalo de sinalização e marcado pelo mesmo relógio, ilustrado na figura.
Q4) Explique por que o TDM síncrono é mais vantajoso quando as fontes geram tráfego contínuo enquanto que o TDM assíncrono é mais vantajoso quando as fontes geram tráfego em rajadas. Em sua resposta, mencione a relação do TDM síncrono com a comutação de circuitos.
Q5) Diga se a sentença a seguir é verdadeira ou falsa e justifique sua resposta.
Na transmissão assíncrona, é preferível a transmissão de sequências longas de bits de forma a diminuir o overhead gerado pelo cabeçalho que deve ser inserido.
Q6) Explique os conceitos de topologia lógica e topologia física e o porquê da topologia física em estrela ser a mais utilizada nos dias de hoje.
Q7)
Considere um sinal analógico cuja banda passante necessária é de 5KHz. Queremos realizar a digitalização desse sinal utilizando um PCM com 1024 níveis de quantização. Qual será a taxa gerada para o sinal resultante?
Queremos realizar um TDM síncrono com 20 canais do sinal digitalizado no item (a). Qual deverá ser o tempo de ciclo desse TDM?
Qual será a taxa gerada na linha de saída do multiplexador do item (b) considerando que o TDM utilizará 10 bits de framing e sincronismo por ciclo?
Queremos agora construir uma hierarquia digital, multiplexando as saídas do multiplexador do item c. Nesse segundo nível da hierarquia, tomaremos 4 sinais do primeiro nível, cada um fornecendo 21 bits em cada ciclo. Pergunta-se: qual o tempo do ciclo desse segundo nível da hierarquia?
Qual a taxa de saída do multiplexador do segundo nível da hierarquia sabendo que colocaremos mais 16 bits de framing e sincronismo por ciclo?

Outros materiais