Buscar

teste de conhecimento

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O que são as amostras probabilísticas?
		
	
	São as que o pesquisador está interessado na opinião (ação, intenção etc.) de determinados elementos da população.
	
	São aquelas onde se escolhem voluntários e estes indicam conhecidos com o mesmo perfil para responder entrevistas ou questionário e assim sucessivamente.
	 
	São aquelas em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra depende ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo.
	
	Estas amostras são colhidas em ambientes como shoppings, igrejas, clubes, cidades turísticas, etc.
	 
	São aquelas em que todos os sujeitos incluídos na grelha de amostragem têm a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a amostra.
	
Explicação:
Pergunta e resposta corretas e adequadas ao tema
	
	 
	Ref.: 201503258528
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com o objetivo de avaliar a preferencia do eleitor na véspera de uma eleição para a prefeitura de um município, planeja-se um levantamento por amostragem aleatória simples. Considere que seja admissível um erro amostral de até 2%, com 95% de confiança, para as estimativas dos percentuais dos vários candidatos. Quantos eleitores devem ser pesquisados?
		
	
	5000
	
	3380
	 
	2500
	 
	6765
	
	1900
	
	 
	Ref.: 201503461380
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com base no que se estudou sobre Tipos de Amostragem, marque a opção correta:
		
	 
	Amostragem sistemática é exemplo de uma Amostragem Probabilística.
	
	Amostragem Aleatória Simples é exemplo de uma Amostragem não Probabilística.
	 
	Amostra Não probabilística é aquela em que cada unidade amostral tem uma probabilidade zero de não pertencer à amostra, pois todas as variáveis fazem parte da população e não há, portanto, variáveis que não sejam desse universo.
	
	Amostra probabilística é aquela em que existe uma probabilidade diferente de zero de uma variável considerada não pertencer à amostra.
	
	Amostragem por conveniência é exemplo de uma Amostragem Probabilística.
	
Explicação:
Amostragem sistemática é uma técnica dentro da categoria de amostragem probabilística ¿ que requer certo controle do marco amostral entre os indivíduos selecionados junto com a probabilidade que sejam selecionados ¿ consiste em escolher um indivíduo inicialmente de forma aleatória entre a população e, posteriormente, selecionar para amostra cada enésimo indivíduo disponível no marco amostral.
A amostra sistemática é um processo muito simples e que só requer a seleção de um indivíduo aleatório. O restante é um processo rápido e simples. Os resultados obtidos são representativos da população, de forma similar a amostra aleatória simples, sempre quando não exista nenhum fator intrínseco na forma que os indivíduos estão listados e que se reproduzam certas características populacionais em cada número especifico de indivíduos. Esse sucesso realmente é pouco frequente.
	
	 
	Ref.: 201503461392
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	marque a opção que representa uma técnica de amostragem probabilística:
		
	
	Amostragem por conveniência.
	 
	Amostragem por cotas.
	
	Amostragem Intencional
	 
	Amostragem por conglomerados.
	
	Amostragem Bola de Neve.
	
Explicação:
Consiste em subdividir a população investigada em grupos fisicamente próximos, independentemente de eles serem homogêneos ou não. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais com estreito contato físico (como casas, quarteirões, bairros, cidades, regiões, etc.).
	
	 
	Ref.: 201503461406
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a opção que se refere a Amostragem por Conglomerado:
		
	 
	É uma amostra intencional em que o entrevistado indica um ou mais amigos seus que tenham a mesma característica que ele ou seus mesmos gostos.
	 
	A população a ser estudada é delimitada em uma região geográfica. Ex: ruas, quarteirões, bairro ou município.
	
	Trata-se de uma amostragem não probabilística.
	
	O princípio desse tipo de amostragem é o de verificar, quantos estratos (característica dentro da população) existem.
	
	É um tipo de amostragem pressupõe que todos os membros tenham a característica procurada na pesquisa e que todos tenham igual chance de serem selecionados e/ou indagados.
	
Explicação:
Consiste em subdividir a população investigada em grupos fisicamente próximos, independentemente de eles serem homogêneos ou não. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais com estreito contato físico (como casas, quarteirões, bairros, cidades, regiões, etc).
	
	 
	Ref.: 201502397445
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Refere-se ao tipo de amostragem em que cada elemento da população tem uma chance conhecida diferente de zero a ser selecionado para compor uma amostra. Este conceito refere-se a:
		
	
	amostra por conveniência ou julgamento
	
	amostra não probabilística
	
	amostra intencional ou julgamento
	
	amostra por conveniência
	 
	amostra probabilística
	
Explicação:
Amostra probabilística - técnica de amostragem em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento tem igual probabilidade de ser sorteado para a amostra, e é selecionado independentemente de qualquer outro.
 
	
	 
	Ref.: 201502940229
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A amostragem não probabilística depende do julgamento pessoal do pesquisador, em vez do acaso, na escolha dos elementos que irão compor a amostra. Neste caso, o pesquisador pode selecionar a amostra arbitrariamente, com base na conveniência, ou tomar uma decisão consciente sobre quais elementos incluir na amostra.
 Indique abaixo qual é a espécie de amostragem não probabilística, em que a escolha de elementos da amostra é feita por indicação de outros elementos já selecionados.
		
	
	Amostragem sistemática.
	 
	Amostragem autogerada.
	
	Amostragem por julgamento.
	 
	Amostragem por cota. 
	
	Amostragem por conveniência.
	
	 
	Ref.: 201503258535
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Planeja-se obter o percentual de famílias que usam programas de alimentação popular. Dados N = 500 famílias, d = 2% e Z = 95%, determine o tamanho da amostra a ser pesquisada. DADO: Z = (1,96)
		
	 
	265
	
	250
	 
	414
	
	100
	
	475

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes