Buscar

1ªProva

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ARMAZENAMENTO DE GRÃOS- ENG 200
1ª PROVA – I Semestre de 2004
NOME: __________________________________________________________________
DATA: ________ / _______ / _______
1ª Questão
a) Explique o que é ponto de maturidade fisiológica (PMF)
b) Qual seria a orientação dada por você a um produtor de milho quanto ao momento de colheita? (discuta os riscos e os cuidados que devem ser observados considerando que os grãos serão armazenados após a colheita). 
2ª Questão
a) Descreva as diferentes formas da água encontrada nos grãos.
b) Qual o método de determinação de umidade que você usaria nas seguintes situações: (justifique). A) em vistorias de campo; b) na recepção de unidades de armazenamento; c)em projetos de pesquisa; d)na calibração de todos os métodos
3ª Questão
Em uma unidade de armazenamento foram recebidas 3.600 toneladas de grãos de soja. Durante a descarga foram retiradas amostras para a determinação da umidade a foi determinada pela estufa. Os seguintes dados foram anotados durante a determinação:Tara do recipiente = 25,326 ; Peso amostra + recipiente (inicial) =75,326 ; Peso amostra + recipiente (final) = 66,7673
Determine a umidade em base úmida e em base seca da soja recebida.	
Levando em consideração que a unidade armazena soja com 11%b.u., qual será o valor, em toneladas, descontado do total recebido por causa da secagem?
4ª Questão
Você foi contratado para calcular a altura dos silos para que a capacidade estática da unidade de armazenamento seja de 500toneladas. Você deverá também calcular distância máxima que o elevador deverá ser locado em relação ao centro do silo 3 para que a descarga ocorra por gravidade.
Produto: MILHO; Massa específica aparente: 730 kg m-3 Ângulo de Repouso: 28º
4ª Questão:
25 m
 5 m
x m
5 m
x m
 5 m
x m

Outros materiais