Buscar

APOL3 Marketing Aplicado a Logística, Negócios Eletrônicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Marketing Aplicado a Logística
Se um produto possui um preço abaixo do esperado pelo mercado, o consumidor poderá duvidar da qualidade do produto ou serviço e suas condições. Quando este valor é acima da média, ele acredita que terá vantagens e benefícios, mas este preço elevado deverá ter uma justificativa plausível para influenciá-lo a comprar. Portanto, definir uma política de preço é um processo cuidadoso e que precisa ser muito bem estudado. As grandes empresas adotam políticas diferentes dependendo do perfil, necessidade e exigência dos seus clientes. Mesmo que seja um mesmo produto ou serviço, o preço sofrerá uma variação caso seja oferecido para fornecedores, lojistas e clientes. Para a obtenção de lucro o preço praticado pelas empresas deve ser maior do que o preço de revenda, exceto para grandes quantidades. Isto deve acontecer porque o consumidor final consulta revendas e lojas, que podem, inclusive, serem clientes da empresa e neste cálculo já inserem a margem de lucro desejada. Normalmente, as empresas estabelecem uma lista em torno da qual são desenvolvidas as situações de preços, ou seja, os preços base, sendo, que nessas listas é possível desenvolver políticas de descontos para os preços anunciados, não comprometendo assim suas margens de lucro.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando como essas ações de descontos podem ser desenvolvidas.
 
(  ) Descontos por quantidade.
 
(  ) Descontos cumulativos (somatório do volume de compras).
 
(  ) Descontos com prazos sazonais (compras antecipadas).
 
(  ) Descontos para compras à vista.
 
(  ) Desconto comercial (possibilita ao comprador revender o produto com sua margem de lucro e cobrir suas despesas).
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F – F
	
	C
	V – V – V – V – V
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra C. Livro Marketing. O que é? Quem faz? Quais as tendências? Capítulo IV. Estratégia de preços. P. 120.
	
	D
	F – V – V – F – V
 
	
	E
	F – V – F – F – V
Questão 2/5 - Marketing Aplicado a Logística
De acordo com os autores Kotler e Armstrong (2003) no cenário atual do mercado, para diversas empresas é muito mais fácil vender os produtos fabricados do que entregá-los na velocidade que o cliente deseja. Portanto, o maior desafio das empresas atualmente é encontrar a estratégia correta para armazenar, manusear e transportar seus produtos e serviços para oferecê-los aos seus consumidores no sortimento certo, na hora certa e no lugar certo, deixando muitas vezes atividades secundárias para parceiros comerciais altamente capacitados a atender as necessidades de mercado. Com essa nova metodologia, a administração do abastecimento vai muito além do pensamento antigo de logística que era voltado apenas a depósitos e caminhões, dando origem então a logística moderna, ou como é conhecida popularmente.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que compete ao nome no contexto mercadológico de como é conhecida a logística moderna.
Nota: 20.0
	
	A
	Distribuição Física ou logística de Mercado.
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra B. Rota de Aprendizagem IV. Tema 04: Administração de abastecimento. P. 12.
	
	B
	Logística de Suprimentos.
	
	C
	Logística Reversa.
	
	D
	Logística de Abastecimento.
	
	E
	Cadeia de Suprimentos.
Questão 3/5 - Negócios Eletrônicos
Um dos efeitos mais visíveis do mercado em rede foi o surgimento da chamada economia colaborativa ou economia compartilhada. A ideia por trás da economia colaborativa é simples: pessoas comercializando produtos e serviços entre si, ao invés de compra-los de empresas. A força que move essa economia é justamente a tecnologia e a internet. Por isso a economia colaborativa também é uma forma de e-commerce. Tudo pode ser vendido, compartilhado ou trocado: carros, comida, ferramentas, transporte, serviços diversos. Com a popularização dos tablets e smartphones, a partir da segunda década do século atual, surgiram uma infinidade de aplicativos com a finalidade de conectar pessoas dispostas a vender produtos e serviços com outros consumidores dispostos a adquirir tais bens, e em alguns casos algumas ofertas são gratuitas.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando os tipos de categorias que a economia colaborativa pode se enquadrar.
 ( ) Compartilhamento de produto / serviço.
 ( ) Redistribuição de produtos.
 ( ) Estilos de vida.
 ( ) Qualidade esperada.
 ( ) Melhor preço.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V – V 
	
	B
	F – V – V – V – V
	
	C
	V – V – V – V – V
	
	D
	V – V – V – F – F
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra D. Rota de Aprendizagem IV. Tema 5.3: Categorias de Economia Colaborativa. PP. 12/13.
	
	E
	F – V – F – V – F
Questão 4/5 - Negócios Eletrônicos
Os meios de pagamento alternativos ao dinheiro de papel surgiram como opção de conveniência e segurança, já que é mais fácil carregar cartões ou talão de cheques ao invés de dinheiro vivo. Em caso de problemas, como furtos e perdas, o cancelamento pode ser feito de maneira mais fácil e rápida, além de evitar uma perda financeira maior. No comércio eletrônico, não há a necessidade de portar objetos físicos (como cédulas, cartões de plástico ou talões de cheques) para fazer compras, pois toda transação é feita por meio de dados que são digitados diretamente no site das lojas e dos bancos. Com a confirmação de dados pessoais (nome completo, endereço, documentos e nascimento) e financeiros, qualquer pessoa pode efetuar uma compra em seu nome na internet. Atualmente, há uma série de sites seguros e reconhecidos onde você pode fazer compras tranquilamente, mas é essencial ter cuidado e estar atento ao realizar transações online. Para que uma operação de e-business seja bem-sucedida, os seguintes requisitos de segurança devem ser atendidos, são eles:
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando os requisitos de segurança.
 ( ) Autenticidade
 ( ) Não repúdio
 ( ) Integridade
 ( ) Privacidade
 ( ) Auditoria
 
Assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V – V
	
	B
	V – V – V – V – V
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra B. Rota de Aprendizagem IV. Tema 8.3: Requisitos Básicos de Segurança nos Negócios Eletrônicos. P. 23.
	
	C
	V – F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – V – V
	
	E
	F – V – F – V – F
Questão 5/5 - Negócios Eletrônicos
Comércio eletrônico é aquele comércio realizado por meio da internet. Este é o conceito mais simples e amplo que se pode formular. Diversos tipos de relações comerciais estão inclusos nesta definição: entre empresas e consumidores, empresas e empresas ou entre consumidor e consumidor. Apesar de ainda engatinhar, a legislação brasileira já contempla o comércio eletrônico. Conhecer e respeitar tais regras são essenciais para o sucesso do negócio. A legislação do e-commerce é composta, principalmente, de dois materiais: o Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado em 1990 quando o comércio eletrônico praticamente não existia, portanto sem elementos específicos para o comércio pela Internet; e o Decreto nº 7.962/2013, que completou as lacunas e passou a vigorar em paralelo ao CDC, tornando-se o principal regulamento do e-commerce no Brasil. Além dos direitos autorais e comerciais, a internet também obriga as empresas a cumprirem as obrigações fiscais, como qualquer empresa, tratando-se dos tributos incidentes nas operações comerciais. De acordocom Stefano & Zattar, a relação entre fronteiras geográficas e limites é baseada em quatro elementos:
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas considerando os quatro elementos citados pelos autores.
 ( ) Poder
 ( ) Sucesso
 ( ) Efeitos
 ( ) Legitimidade
 ( ) Aviso
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – V – V 
	
	B
	V – V – V – F – V
	
	C
	V – V – V – V – F
	
	D
	V – F – V – V – V
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra D. Rota de Aprendizagem IV. Tema 7.3: Questões Legais. P. 20.
	
	E
	V – V – F – V – V

Outros materiais

Outros materiais