Buscar

aula10 exercicio4

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Considere as afirmativas abaixo:
i. A organização dos processos e sua estruturação lógica por meio da burocracia contribui para sua melhor compreensão.
ii. Nas empresas gerenciadas por processos, é importante que haja um esforço maior para que os funcionários sejam mantidos.
 iii. Um dos fatores importantes para a implantação da Gestão de Processos nas empresas são as pessoas envolvidas.
		
	
	ii é falsa, i e iii são verdadeiras
	
	iii é falsa, i e ii são verdadeiras
	
	i e ii são falsas e iii é verdadeira
	
	i e iii são falsas e ii é verdadeira
	 
	i é falsa, ii e iii são verdadeiras
	
Explicação:
A afimativa I, que indica: - A organização dos processos e sua estruturação lógica por meio da burocracia contribui para sua melhor compreensão. - não é verdadeira, pois não é através da burocracia que se estabelece boa compreensão dos processos.
As outras afirmativas são coerentes com o entendimento sobre processos.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	NÃO é um aspecto a ser avaliado durante a estrutura da capacitação da equipe na implementação de padrões para a Gestão de Processos:
		
	
	Avaliação
	
	Manutenção do Conhecimento
	
	Execução Prática
	
	Apresentação do conceito ou da metodologia
	 
	Descontinuidade da experiência
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A visão clássica da administração teve como um dos centros de desenvolvimento o controle. Era preciso controlar as pessoas como forma de garantir que a eficiência necessária fosse alcançada. Sendo este um dos pontos de seu sucesso de ganhos em produtividade, sendo assim o indivíduo passou a exercer um trabalho abstrato desaparecendo as funções sociais e as necessidades humanas e o trabalho tornou-se uma atividade ideologicamente alienante. Surge assim o primeiro paradigma da Administração, que o homem deve ser controlado através da racionalização das tarefas. Já em relação ao controle a gestão de processos defende que:
		
	 
	A gestão de processos encara o controle como uma forma de medir os resultados e a qualidade dos processos apontando possíveis correções de rumo, desvinculando-os do controle das pessoas;
	
	O controle deve ocorrer como forma de garantir o respeito a hierarquia dentro da organização;
	
	Na gestão de processos o controle serve para garantir que os objetivos sejam alcançados inibindo a existência de objetivos pessoais;
	
	Na gestão de processo o controle é uma forma necessária de garantir que a hierarquia rígida será respeitada, e as determinações dos superiores cumprida.
	
	O controle na gestão de processos é visto como uma forma de separar o joio do trigo, ou seja, os produtivos dos que não querem nada;
	
	 
	Ref.: 201704077417
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Metodologia utilizada para o correto Diagnóstico Organizacional, e consequentemente uma melhor gestão dos processos, consiste nas seguintes fases em ordem lógica:
		
	 
	Diagnóstico Situacional das Causas, Estudo das soluções dos problemas e Planejamento e implementação de mudanças;
	
	Diagnóstico Situcional das Causas, Planejamento e Implentação de mudanças.
	
	Estudo das soluções dos problemas, Diagnóstico Organizacional e Planejamento e implementação de mudanças;
	
	Planejamento e implementação de mudanças, Estudo das soluções dos problemas, Diagnóstico Organizacional;
	
	Planejamento e implementação de mudanças, Diagnóstico Organizacional, Estudo das soluções dos problemas;
	
Explicação:
A Metodologia utilizada para o correto Diagnóstico Organizacional, e consequentemente uma melhor gestão dos processos, consiste nas seguintes fases em ordem lógica: Diagnóstico Situacional das Causas, Estudo das soluções dos problemas e Planejamento e implementação de mudanças.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Podemos visualizar um processo utilizando diferentes enfoques quanto a sua amplitude e abrangência. Quando estamos falando de um processo que possui objetivos específicos e se organiza de acordo com linhas funcionais, chamamos o mesmo de
		
	
	Macroprocesso
	
	Função
	 
	Subprocesso
	
	Microprocesso
	
	Sistema
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A etapa, onde se coleta informações comparativas e identifica as melhores práticas, mediante: o estudo de padrões referenciais de excelência (benchmarking); a identificação de oportunidades de melhoria; a confirmação das metas (intermediárias e finais) de sucesso; e a elaboração do novo mapa do processo, contemplando informações básicas sobre as partes interessadas, a estratégia, as melhores práticas, as causas dos problemas e os recursos disponíveis, corresponde a:
		
	
	Definição dos requesitos;
	
	Identificação Inicial.
	 
	Elaboração dos planos de melhoria;
	
	Solução de problemas;
	
	Definição de metas de melhoria;
	
Explicação:
A opção correta é auto-explicativa
	
	
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O controle dos processo tem o objetivo de informar sobre determinada situação dando indicações se os objetivos estão sendo alcançados ou não, além de alimentar o processo decisório; dessa forma um determinado sistema pode ser avaliado e mantido dentro de um padrão de comportamento desejado. Desta forma, escolha a opção que identifica corretamente aspectos relacionados ao processo de controle:
		
	
	As principais características de um sistema de controle eficaz são: foco estratégico, aceitação, precisão, rapidez, objetividade, ênfase na exceção.
	
	O controle pode ocorrer em diferentes níveis hierárquicos: estratégico, administrativo/gerencial e operacional;
	
	A função de finanças pode usar como informação para o controle: índices relativos a lucro, retorno do investimento, margem operacional bruta, liquidez.
	 
	Os componentes ou etapas do controle são: definição de padrões de controle, obtenção de informações, comparação e ação corretiva, e revisão do planejamento;
	
	Uma das formas de apresentar informações é por meio de relatórios verbais ou escritos, gráficos e mapas, telas de computador, escalas;
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O treinamento de toda a equipe da organização para lidar com as diversas etapas da Gestão de Processos deve ser estruturado em 4 níveis. O nível de Manutenção do Conhecimento trata de:
		
	
	Simular uma situação real no novo sistema com o suporte de multiplicadores.
	 
	Possibilitar, através de ferramentas de suporte, o reforço do conteúdo aprendido após o treinamento.
	
	Otimizar os resultados da avaliação de conformidade.
	
	Garantir o nível mínimo exigido de conhecimento quanto ao novo processo e sistema.
	
	Contextualizar a prática do sistema, através da apresentação de novos processos, políticas, procedimentos e conceitos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes