Buscar

TÓPICOS INTERDISCIPLINARES AVALIAÇÃO PARCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201309438266)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que:
		
	
	Nas sociedades complexas, as inter-relações perderam sua função.
	
	A criação da identidade nada tem a ver com o convívio com o grupo.
	 
	Os seres humanos são seres socioculturais.
	
	Os grupos sociais só são importantes para manter a ordem social.
	
	Ao ser humano não faz a menor falta a vida em sociedade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309433018)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
		
	
	Da religião.
	
	Da arte.
	 
	Do Senso comum.
	
	Da matemática.
	
	Do cientificismo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309484187)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
		
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	não será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201311260450)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Faz parte das políticas públicas determinadas ações que contribuem para superar as desigualdades e encurtar a distância entre as classes sociais e os excluídos historicamente. Portanto, essas ações são denominadas de:
		
	
	Ações Filantrópicas
 
	
	Ações Políticas
	
	Ações efetivas
	 
	Ações Afirmativas
	
	Ações Sociais
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309438270)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(UFMA) São características da Globalização:
		
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	 
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201309394089)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 2014, o Brasil completou 50 anos do golpe militar de 1964, que causou drásticas mudanças no cenário político e econômico, deixando grandes sequelas sociais, devido aos atos de tortura e violência praticados por este regime de exceção, que marcaram milhares de famílias brasileiras. Para apuração de graves violações aos direitos humanos, ocorridas inclusive durante o período da ditadura militar, foi criada especificamente a Comissão
		
	
	dos Direitos Humanos e Minorias.
	
	da Constituição e Justiça e da Cidadania.
	
	de Ética
	
	Parlamentar de Inquérito.
	 
	Nacional da Verdade.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201309394101)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a distinção conceitual entre grupos vulneráveis e minorias, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria.
		
	
	Homossexuais e idosos.
	
	Adolescentes e mulheres.
	 
	População de rua e índios.
	
	Crianças e pessoas com deficiência física ou sofrimento mental.
	
	Ciganos e praticantes do candomblé.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201309394084)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta:
		
	 
	A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
	
	Só existe desigualdade social abaixo da linha do Equador.
	
	A desigualdade social atinge somente países não desenvolvidos.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	A desigualdade social não está associada ao capitalismo e ao sistema político.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201311197584)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
		
	
	O empregado é pessoa física ou jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.). A lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.
	 
	O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
	
	Presentes os sete requisitos .
	
	A subordinação do empregado decorre de lei, alcança a vida pessoal do trabalhador. O empregado fica sujeito às orientações dadas pelo empregador, como horário de trabalho, utilização de maquinário etc.
	
	Presentes os quatro requisitos (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) será declarado o vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201311197601)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as teorias que tentam explicar a natureza jurídica da relação de emprego, assinale a alternativa incorreta:
 
		
	
	A Teoria da Relação de Trabalho despreza o ato volitivo como condição para a existência da relação de trabalho, bastando que haja inserção objetiva do empregado na empresa com a correspondente prestação de serviços.
	
	A Teoria Institucionalista Pura prega que o interesse exclusivo da instituição empregadora deve prevalecer sobre os interesses individuais que nela ingressa.
	 
	É possível dizer que a Consolidação das Leis do Trabalho adotou a Teoria Contratualista, que é aquela que despreza a vontade das partes uma vez que as normas contratuais devem respeitar os limites legais mínimos estabelecidos pelo Estado e irrenunciáveis pelas partes.
	
	A Teoria do Contrato-Realidade afirma que a relação jurídica de trabalho érepresentado pela vontade das partes, através de um contrato expresso ou pelo fato, representado pelo trabalho efetivo, mesmo que não tenho sido convencionado.
	
	A Teoria do Institucionalismo impuro admite que exista ato volitivo do empregado, limitando-se contudo ao ingresso ou adesão à empresa que lhe impõe um estatuto legal previamente elaborado.

Outros materiais